Eurochannel exibe Festival de Curtas de animação da Estônia

 

País tem tradição de mais de 50 anos na produção de curtas e longas do gênero

 

A Estônia é uma pequena república situada junto ao mar báltico que soma aproximadamente 1,5 milhões de habitantes. Conhecido pela beleza de suas paisagens, o país é uma boa surpresa na produção de filmes de animação, e essa riqueza poderá ser conferida no Eurochannel a partir do dia 9/4, segunda-feira, às 21h.

 

Na década de 1930 já se viam os primeiros passos no sentido de produzir animação nacionalmente, mas o primeiro estúdio oficial da Estônia, Nukufilm, foi fundado só 27 anos depois, em 1957. O forte do 'Nuku' eram os filmes com bonecos, enquanto que o estúdio Joonisfilm, criado pouco depois, dedicava-se a desenhos. Juntas, as duas produtoras, se tornaram bandeiras da arte da animação báltica.

 

Contudo, depois do colapso do império soviético, a crise econômica trouxe a falência de diversos estúdios que, sem conseguir se adaptar ao mercado, não resistiram. Os únicos que sobreviveram à crise foram, justamente, Nukufim e Joonisfilm, cujo controle foi assumido pelas equipes que, até então, eram responsáveis pela animação.

 

Em 1991, a indústria de desenhos animados estoniana passou a prosperar novamente. Nesse período, surgiu Priit Parn, o diretor mais conhecido da Estônia. Seus primeiros trabalhos, Hotel E e Noite das Cenouras são obras-primas de natureza absurda que destacam a índole contraditória da vida de uma pessoa, uma cidadã soviética. Em 2006, Parn fundou a Escola Tallinn de Animação, levando sua visão única e sua liberdade criativa para os novos animadores de todo o mundo.

 

No entanto, Pritt Parn não é o único diretor de animação talentoso na Estônia; Ulo Pikkov tem desfrutado de fama internacional por obras como Bermuda (1999), que fala sobre a relação tempestuosa entre uma sereia e um marinheiro, e O cavaleiro sem cabeça (Peafa Ratsanik, 2001), um conto deliciosamente estranho e encantador. Os filmes de Priit Tender Gravitação (Gravitatsioon, 1996), Viola (1999) e Mont Blanc (2001) ganharam vários prêmios internacionais, enquanto o filme de Kasper Jancis A Rua Weitzenberg (Weitzenbergi tànav, 2002), recebeu boas críticas e boa recepção do público.

 

 

Confira a programação inédita:

 

Noite das Cenouras (PORGANDITE ÖÖ, Estônia, 1998)

9/4, segunda-feira, às 21h

Diretor: Priit Pärn

Gênero: Animação

Sinopse: A primeira parte dos Eurocurtas da Estônia inclui dois curtas animados de 20 minutos: Noite das cenouras e Karl e Marilyn.

 

Karl e Marilyn (Karl ja Marilyn, Estônia, 2003)

9/4, segunda-feira, às 21h20

Diretor: Priit Pärn

Gênero: Animação

Sinopse: Karl está cansado da opressiva carga da fama, e decide libertar-se dela. Enquanto tenta retornar ao mundo das chamadas "pessoas comuns", inesperadamente cruza o caminho com Marilyn, um personagem que está à procura da fama. Para sua surpresa, Karl se torna na força que transforma Marilyn em um ídolo das massas. Mas não por muito tempo.

 

 

 

Com alma (Hing Sees, Estônia, 2002)

16/4, segunda-feira, às 21h

Diretor: Riho Unt

Gênero: Animação

Sinopse: Baseado no conto "Bonecas com vida", do escritor estônico Anton Hansen Tammsaare, traz a história de um pequeno garoto e seu grande sonho: ele imagina um mundo com soldados de brinquedo com almas, que riem, choram e até mesmo fecham seus olhos quando morrem.

 

Irmãos de coração (Vennad Karusüdamed, Estônia, 2005)

16/4, segunda-feira, às 21h15

Diretor: Riho Unt

Gênero: Animação

Sinopse: o quadro de Ivan Shishkin "Manhã em uma floresta de pinheiros" mostra três filhotes de urso. Estes filhotes também são os heróis da nossa história, quando o trio Henry, Vincent e August inexplicavelmente aparecem em Paris: a cidade natal do seu criador.

 

O dragão do norte (Vennad Karusüdamed, Estônia, 2005)

16/4, segunda-feira, às 21h30

Diretor: Riho Unt

Gênero: Animação

Sinopse: Com a ajuda de Põrguneitsi, a virgem mitológica do inferno, um homem jovem salva o mundo. Mais tarde, quando ele compreende que não pode mudar a natureza humana, leva o mundo à ruína novamente.

 

 

O Corvo e os camundongos (Vares ja hired, Estônia, 1998)

23/4, segunda-feira, às 21h

Diretor: Riho Unt

Título original: Mikk Rand, Priit Tender

Gênero: Animação

Sinopse: Neste conto de fadas, um camundongo e um corvo competem para resolver de uma vez por todas a questão de quem é mais inteligente.

 

Primavera (Primavera, Estônia, 2005)

23/4, segunda-feira, às 21h10

Diretor: Riho Unt, Hardi Volmer

Título original: Primavera

Gênero: Animação

Sinopse: É uma mistura única de bonecos 3D e animação. Este filme de família foi criado com o "sistema de telescópio", que usa imagens fortemente estilizadas para combinar o mundo real com o mundo da animação. O resultado é uma comovente história de amor sobre o mundo visto através dos olhos de uma larva de borboleta.

 

A raposa (Rebasnaine, Estônia, 2002)

23/4, segunda-feira, às 21h20

Diretor: Priit Tender

Gênero: Animação

Sinopse: Baseado em uma lenda dos indígenas Mapuche, este curta de 10 minutos conta a história de uma raposa que vai até o céu visitar seu tio, mas que é abatida cruelmente. Nessa lenda, a  personificação dos animais está cheia de um sentido social profundo.

 

Instinto (Instinkt, Estônia, 2003)

23/4, segunda-feira, às 21h30

Diretor: Rao Heidmets

Gênero: Animação

Sinopse: O que acontece quando um artista perde o controle de sua criação? Este filme deve ser visto por todas aquelas pessoas que estão interessadas na clonagem humana, na inteligência artificial e/ou nas boas histórias.

 

O homem das pérolas (Pärlimees, Estônia, 2006)

23/4, segunda-feira, às 21h40

Diretor: Rao Heidmets

Gênero: Animação

Sinopse: Um líder inteligente pode preservar a homogeneidade de uma cultura por muito tempo, mas, afinal, ele é impotente diante da evolução.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado