TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL ‘GRANDES DIRETORES, PRIMEIROS TAKES’


A partir do dia 1º de dezembro, o Telecine Cult apresenta um especial com filmes do início da carreira de grandes diretores de cinema. Todos os sábados e domingos do mês, na faixa das 20h, os amantes da sétima arte poderão assistir a alguns dos primeiros trabalhos de consagrados cineastas – como Brian De Palma, Clint Eastwood, Stanley Kubrick, Martin Scorsese e Robert Redford.
O filme que abre o especial Grandes Diretores, Primeiros Takes no dia 1º, às 19h55, é o faroeste O Estranho Sem Nome (1973), segundo longa dirigido por Clint Eastwood – o primeiro foi Perversa Paixão, em 1971. Clint também atua, no papel de um pistoleiro misterioso que, apesar da violência e dos crimes que já cometeu, chega à cidade de Lago com a missão de protegê-la de criminosos. O que as autoridades locais não imaginam é que ele esconde um plano vingativo, capaz de destruir a vida do lugar.
No dia 7, às 20h30, é a vez de assistir ao longa que marcou a estreia de Robert Altman na direção: Os Delinquentes (1957). O filme narra a história de um jovem frustrado pela separação de sua namorada devido à influência dos pais dela. Com o fim do romance, ele se envolve com uma gangue juvenil, sem pensar nas consequências.
No domingo, dia 8, às 20h15, o destaque é Sexy e Marginal (1972), uma das primeiras direções de Martin Scorsese, que conta a história da jovem Boxcar Bertha (Barbara Hershey). Durante a Grande Depressão americana ela perde seu pai num trágico acidente e acaba se juntando ao sindicalista Big Bill Shelly (David Carradine). Os dois se tornam amantes e parceiros em roubos de trem.
A Morte Passou Perto (1955), segundo longa de Stanley Kubrick, é a atração do dia 14, sábado, às 20h35. A história se passa em Nova York, onde um lutador de boxe conhece uma dançarina que é atacada por seu patrão e amante. O acontecimento acaba unindo a dupla, mas o amante preterido resolve mandar seus capangas matarem o rival. A reviravolta acontece quando os bandidos matam o empresário do lutador por engano e o casal tenta deixar a cidade para sempre. Kubrick tinha apenas 26 anos na época do filme.
De Brian de Palma, Olá, Mamãe! (1970) será exibido no domingo, 15, às 20h15. O filme, que também tem Palma como roteirista, conta a história do jovem Jon Rubin (Robert De Niro) que, ao voltar da Guerra do Vietnã, resolve ganhar a vida vendendo filmes pornográficos de mulheres que ele espia de seu apartamento.
Gente Como A Gente (1980), primeiro filme dirigido por Robert Redford, irá ao ar no sábado, dia 21, às 19h40. A trama gira em torno da família Jarrett, que atravessa um período complicado após o filho mais velho morrer afogado. Se sentindo responsável pelo acidente, Conrad (Timothy Hutton), irmão caçula da vítima, tenta suicídio.
Amor Sem Barreiras (1970), dia 22, às 19h50, é o longa de estreia de Hal Ashby na direção. Na trama, Elgar Enders (Beau Bridges), de apenas 19 anos, tem preocupações com suas finanças e decide investir sua fortuna em negócios. O plano é simples: comprar um prédio residencial e transformá-lo em um complexo comercial. Tudo muda, porém, quando ele precisa conhecer cada um dos moradores do lugar que quer destruir.
No dia 28, às 20h10, é a vez de Cinzas no Paraíso (1978), de Terrence Malick. Com Richard Gere e Brooke Adams no elenco, o filme retrata um casal de golpistas da cidade grande que se refugia em uma fazenda no Texas. Lá, o proprietário se apaixona pela moça e ela, oportunista, aceita sua proposta de casamento ao saber que ele está mal de saúde. O filme foi a segunda direção de Malick e venceu o Oscar de Melhor Fotografia, além de ter recebido prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes em 1979.
Para fechar o especial Grandes Diretores, Primeiros Takes, o Telecine Cult exibe o clássico Os Amantes (1958), de Louis Malle, no dia  29, às 20h10. A trama gira em torno de Jeanne (Jeanne Tournier), esposa do diretor de um jornal que vive na pequena cidade francesa Dijon. Entediada com a pacata rotina do interior e com o seu casamento falido, a mulher viaja para Paris decidida a dar um novo rumo à vida. Por lá, ela se apaixona e descobre novos caminhos.
SERVIÇO:
Dia 1º, às 19h55: O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter)
Direção: Clint Eastwood.
Elenco: Clint Eastwood, Verna Bloom e Marianna Hill.
EUA, 1973. Faroeste. 120 min. 18 anos.
Dia 7, às 20h30: Os Deliquentes (The Delinquents)
Direção: Robert Altman.
Elenco: Tom Laughlin, Peter Miller e Richard Bakalyan.
EUA, 1957. Drama. 72 min. 14 anos.
Dia 8, às 20h15: Sexy e Marginal (Boxcar Bertha)
Direção: Martin Scorcese.
Elenco: Barbara Hershey, David Carradine e Barry Primus.
EUA, 1972. Ação. 90 min. 16 anos.
Dia 14, às 20h35: A Morte Passou Por Perto (Killer’s Kiss)
Direção: Stanley Kubrick.
Elenco: Frank Silvera, Jamie Smith e Irene Kane.
EUA, 1955. Suspense. 67 min. 12 anos.
Dia 15, às 20h15: Olá, Mamãe! (Hi, Mom!)Direção: Brian De Palma.
Elenco: Robert De Niro e Allen Garfield.
EUA, 1970. Comédia. 87 min. 16 anos.
Dia 21, às 19h40: Gente Como a Gente (Ordinary People)
Direção: Robert Redford.
Elenco: Donald Sutherland, Mary Tyler Moore e Judd Hirsch.
EUA, 1980. Drama. 124 min. 12 anos.
Dia 22, às 19h50: Amor Sem Barreiras (The Landlord)
Direção: Hal Ashby.
Elenco: Beau Bridges, Diana Sands e Lee Grant.
EUA, 1970. Comédia. 120 min. 14 anos.
Dia 28, às 20h10: Cinzas no Paraíso (Days of Heaven)
Direção: Terrence Malick.
Elenco: Richard Gere, Brooke Adams e Sam Shepard.
EUA, 1978. Drama. 94 min. 12 anos.
Dia 29, às 20h10: Os Amantes (Les Amants)
Direção: Louis Malle.
Elenco: Jeanne Moreau, Judith Magre e Jean-Marc Bory.
FRA, 1958. Drama. 90 min. 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado