DISCOVERY EXIBE “A NOVA CORRIDA DO OURO”


 
Especial registra nova corrida pelo metal na América do Sul e seu consequente impacto sócio-ambiental
 
 
 
Imagem de "A Nova Corrida do Ouro"
 

Ao longo da última década, principalmente em função da crise dos mercados financeiros em 2008, o ouro vem retomando sua posição de investimento sólido e confiável. O aumento do preço do metal nos mercados internacionais deu início a uma nova corrida do ouro na América do Sul, levando aventureiros a expandir as fronteiras das zonas mineiras e grandes conglemorados industriais a investir em áreas antes consideradas pouco rentáveis. Essa valorização do ouro nos últimos cinco anos permitiu, por exemplo, o retorno da exploração da mítica região aurífera de Serra Pelada, no norte do país, estagnada há 20 anos. 
 
Para mostrar este cenário, o Discovery leva ao ar neste sábado30 de novembro, às 20h50, o especial A NOVA CORRIDA DO OURO. Os telespectadores poderão acompanhar desde o trabalho realizado numa moderna mina subterrânea de uma companhia cananadense que já investiu 350 milhões de dólares em sua operação instalada em Serra Pelada até os perigosos garimpos clandestinos da região de La Pampa, em Madre de Dios, na Amazônia peruana. O programa destaca ainda o impacto sócio-ambiental de uma atividade que é capaz de gerar riqueza e destruição na mesma proporção.
 
O especial traz depoimentos de garimpeiros, como Josafá Souza e Valmor Brito, que viveram o apogeu da atividade extrativista brasileira nos anos 80, e também do geólogo Caetano Juliani, da Universidade de São Paulo, que explica o atual momento da atividade garimpeira e sua importância para o país.
 
A NOVA CORRIDA DO OURO é uma produção do Discovery realizada pela Mixer. Por parte da Mixer, o diretor é Daniel Billio com produção geral de Rodrigo Astiz. Pelo Discovery, o projeto foi supervisionado por Gabriela Varallo, Rafael Rodriguez e Michela Giorelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado