No Mês da Croácia, o Eurochannel estreia Burro.
Um drama sobre a vida familiar depois da Guerra Civil no país.
Quem alguma vez pensou que um burro podia ser um juiz de paz? O Eurochannel convida-o para viajar pelo tempo e espaço até à Croácia de 1995 para conhecer uma lutadora família durante os últimos dias da guerra, numa história de coragem, perdão e esperança: Burro. Estreia sexta-feira, 7 de novembro às 21:00 hrs Brasil.
Burro é o segundo longa-metragem do diretor e roteirista bósnio-croata vencedor de prêmios AntonioNuic. No filme os espectadores seguem uma família durante umas férias de verão em 1995, enquanto a Croácia está em guerra, e um homem teimoso e sempre insatisfeito arrasta sua família para longe de Zagrebe para sua vila natal na Herzegóvina, onde ele irá ter de encarar seus demônios.
Com ênfase nas relações familiares disruptivas e no machismo, Antonio Nuic faz uma parábola críta sobre os conflitos nacionalistas na região. O calor sufocante e o efeito de câmera que remove todo o verde da paisagem também cria uma atmosfera opressiva, na qual apenas sabedoria e respeito oferecem algum escape.
Este filme croata vencedor de prêmios (Melhor Filme de Língua Estrangeira no Festival de Cinema de Palm Springs 2009, Golden Arena para Melhor Roteiro e Melhor Cinematografia no 56º Festival de Cinema de Pula 2009, entre outros galardões) prova que em croácio e bósnio, assim como em português, burro tem um duplo sentido — não apenas o mamífero, mas também o homem tolo e teimoso.
O Mês da Croácia do Eurochannel é apresentado com o apoio do Croatian Audiovisual Centre (HAVC).
Comentários