Coreografia “Figuras e Vozes”, com o Ballet Stagium, estreia no SescTV

  
A dança estuda o espírito dadaísta e suas consequências nas vidas das pessoas atualmente. Dia 09/01, sexta, às 21h 
  
  

  Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.

SescTV estreia o espetáculo Figuras e Vozes, encenado pelo Ballet Stagium, com direção, coreografia e músicas de Décio Otero. A dança se apropria do dadaísmo para investigar até que ponto a vida contemporânea sofre as consequências desse movimento. O dadaísmo foi criado em Zurique, na Suíça, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, por artistas exilados, procedentes de diversos países. Eles protestavam contra conceitos estabelecidos nas artes e negavam o capitalismo e o consumismo. Com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco, o programa estreia no dia 09/01, sexta, às 21h, na série Dança Contemporânea
  
Para Marika Gidali, diretora teatral do espetáculo, o Ballet Stagium, que já completou 43 anos de existência, reflete o dadaísmo em seu trabalho, pois sempre contestou através de sua arte. Otero comenta que o tema é forte e também é uma brincadeira. "Na literatura dadaísta, são sons que não querem dizer nada, e ao mesmo tempo é um protesto, uma revolução", completa. 
  
O coreógrafo fala que os elementos expostos na dança (como quadros de Salvador Dalí e roda de bicicleta) pertencem a esse movimento. A coreografia também traz símbolos contemporâneos, como super-heróis de histórias em quadrinhos e canções de intérpretes como Tetê Espíndola e Marlui Miranda, consideradas por Otero como cantoras dadaístas. "São vozes especiais, sons que em outros termos e dimensões é a mesma coisa de poesia dadaísta", afirma. 
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado