DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 19 A 23 DE JANEIRO


DESTAQUES DE 19 A 23 DE JANEIRO


SEGUNDAS DA MÚSICA – 19/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
RIO ENCANTADO” (documentário)
Dia 19 de janeiro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / sábado, às 18h / segunda à 0h  

Documentário musical sobre o Festival Encantado, projeto francobrasileiro realizado no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, que tem o objetivo de dar visibilidade à população da comunidade do Vale Encantado, ameaçada de remoção.  
Na primeira edição, realizada em 2012, o festival teve o cantor brasileiro Seu Jorge e o francês Matthieu Chedid como padrinhos. Na segunda, em 2013, Criolo foi ao padrinho e compôs o line-up, que contou também com o lendário grupo feminino de hip-hop dos anos 80, E.S.G, e outras atrações nacionais e internacionais que promoveram 10h de música ao lado de gastronomia agroflorestal e arte contemporânea.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
NOTAS SOLTAS SOBRE UM HOMEM SÓ” (documentário)
Dia 19 de janeiro, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, às 1h e às 15h / quarta, às 9h / dom à 0h e às 19h30

O documentário é uma homenagem ao centenário de nascimento de Camargo Guarnieri, um dos mais importantes compositores brasileiros. Sua obra e método de criação são analisados a partir de entrevistas com alguns dos compositores mais expressivos da atualidade. O filme reúne ainda entrevistas históricas dadas pelo próprio Guarnieri, trechos de aulas de piano, fragmentos de três concertos para violino e orquestra, além de uma conversa entre o regente Lutero Rodrigues e o violinista Luiz Filipe sobre a execução dessas obras.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “OS MUTANTES” (documentário)
Dia 19 de janeiro, segunda, às 22h35
Horários alternativos: terça, às 2h35 e às 16h35 / quarta, às 10h35


Pelas ruas de São Paulo, em um dia único, Arnaldo Dias, Sérgio Batista e Rita Lee improvisam uma brincadeira mutante. Em 1970, o trio já formava uma das mais importantes bandas brasileiras de rock, Os Mutantes, e já chegava às prateleiras com o disco “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, que marcou a ruptura do grupo com a Tropicália. Neste ano, o diretor Antonio Carlos da Fontoura convidou o trio para um filme improvisado ao som das músicas do álbum novo.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
ÍCONES DO JAZZ: ART FARMER” (série)
Dia 19 de janeiro, segunda, às 22h45
Horários alternativos: terça, às 2h45 e às 16h45 / quarta, às 10h45 / sábado, às 21h45 / domingo, às 17h


A série americana “Jazz Icons” traz registros preciosos de apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970, cuidadosamente restaurados. O episódio desta semana é dedicado a Art Farmer e traz um show do músico realizado em 1964, quando estava em seu auge. A banda de Farmer contava com o guitarrista Jim Hall, o baterista Pete LaRoca e o baixista Steve Swallow. O conjunto toca tanto músicas conhecidas, como músicas inéditas, com facilidade e elegância, mostrando o porquê de Farmer ter sido considerado um dos mais inovadores trompetistas da história do jazz.


TERÇAS DAS ARTES – 20/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“ARQUITETURAS: MUSEU JUDAICO DE BERLIM” (série)                                
Dia 20 de janeiro, terça, às 20h30
Horários alternativos: quarta, à 0h30 e às 14h30 / quinta, às 8h30 / sábado, às 11h


O Museu Judeu de Berlim, de Daniel Libeskind, questiona onde começa e termina a arquitetura, e se é possível construir em lugares onde tudo foi destruído, sem ocultar os traços do que não existe mais.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
FIGURAS DA DANÇA: HULDA BITTENCOURT (série)
 Dia 20 de janeiro, terça, às 21h
 Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 14h / domingo, às 8h

O documentário dirigido por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Hulda Bittencourt. Em 1977, a bailarina, coreógrafa e professora fundou a Cisne Negro Cia de Dança (SP). Hulda Bittencourt tem uma longa trajetória na dança. No começo de sua carreira, dançou em diversos grupos e participou de óperas, operetas e musicais. Entre seus trabalhos, destaca-se a montagem anual de O Quebra-Nozes, que já teve mais de 25 temporadas seguida. Hulda iniciou seus estudos com Maria Olenewa (1896-1965) e teve como professores, Vaslav Veltcheck (1896-1967), Ismael Guiser (1927 - 2008), Bill Martin Viscount (1940-2012), Rosella Hightower (1920-2008) e John O’Brien.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PARANÃ-PUCÃ, ONDE O MAR SE ARREBENTA” (documentário)
Dia 20 de janeiro, terça, às 21h26
Horários alternativos: quarta, às 1h26 e às 15h26 / quinta, às 9h26 / dom, às 13h45


O documentário traça um panorama das artes plásticas da capital de Pernambuco. Com pesquisas sobre grupos de artistas da década de 30 até os dias de hoje, a narrativa mostra as várias situações econômicas e históricas que se passaram nestes anos no Brasil.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“O LEGADO DE MERCE CUNNINGHAM” (documentário)
 Dia 20 de janeiro, terça, às 22h37
 Horários alternativos: quarta, às 2h37 e às 16h37 / quinta, às 10h37 / sábado,   às 15h / domingo, às 9h
Lançado em 2012, três anos após a morte de Merce Cunningham, o documentário de Marie-Hélène Rebois retrata a carreira do grande coreógrafo americano e a batalha pela preservação de sua herança. O filme mostra de que forma Merce procurou garantir que seu trabalho permaneça vivo, apesar de sua morte e do rompimento de sua companhia de dança. Juntos, advogados, curadores, dançarinos, músicos, arquivistas e professores de dança enfrentam o desafio de botar em prática o Plano Legado de Cunningham, elaborado pelo coreógrafo antes de sua morte.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“DANÇA EM FOCO: URBANIDADES” (série)
 Dia 20 de janeiro, terça, às 23h35
 Horários alternativos: quarta, às 3h35 e às 17h35 / quinta, às 11h35 / sábado, às 17h30 / domingo, às 10h
O primeiro filme exibido é o americano Globe Trot, que foi feito com dezenas de artistas e não artistas de várias cidades do mundo, com uma coreografia simples e divertida.


QUARTAS DO CINEMA – 21/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
A VIDA É CURTA! – “Contratempo”, “Angeli 24h” e “O Rito de Ismael Ivo”
Dia 21 de janeiro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
    

“A Vida É Curta!” desta semana exibe três curta-metragens do gênero documentário. Na crônica músico-visual “Contratempo”, dirigida pelo cineasta Bruno Jorge, o Brega dita seus próprios imprevistos em um pequeno boteco numa rua simples de Manaus. O filme acumula prêmios como Melhor Curta-Metragem, pelo Júri Oficial e Prêmio Aquisição Canal Curta!, conquistados no Festival do Rio 2013. Em seguida, “Angeli 24h”, de Beth Formaggini, conta um pouco mais sobre as transformações da obra do cartunista Angeli. O filme, que venceu os prêmios de melhor documentário na Jornada da Bahia 2011 e melhor direção de curta-metragem no Recine 2011, é centrado na sua obsessão pelo trabalho e na crise entre ser um artista da cultura pop, produzindo diariamente novas charges e tirinhas para várias mídias e, ao mesmo tempo, exigindo de si mesmo a capacidade de se renovar. Para encerrar a faixa, o filme “O Rito Ismael Ivo”, de Ari Cândido Fernandes, gira em torno da vida do bailarino negro Ismael Ivo. Por meio de depoimentos, a produção exibe as dificuldades profissionais do dançarino até ficar famoso. No filme há também um trecho de uma apresentação do Bolero de Ravel no Theatro Municipal de São Paulo, na década de 1980.

 
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“CINE MAMBEMBE, O CINEMA DESCOBRE O BRASIL” (documentário)                  
Dia 21 de janeiro, quarta, às 21h                                           
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 20h45 / segunda, às 2h45

Ganhador do Grande Prêmio de Cinema Brasil (2000) na categoria Melhor Documentário, “Cine Mambembe, O Cinema Descobre o Brasil” mostra uma viagem exibindo curtas-metragens brasileiros em praças públicas pelo interior do país. Dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o Cine Mambembe passou por muitas comunidades que não tinham luz elétrica, inclusive algumas aldeias indígenas, como a dos pataxós, na Bahia, e dos kraó, em Tocantis. Do sul da Bahia aos confins da Amazônia, a maioria das pessoas assistiu ao cinema pela primeira vez e muitas delas reviram após quase 30 anos, porque em diversas cidades o cinema fechou no começo da década de 70. Com uma câmera de vídeo digital, os diretores documentaram a viagem, feita em 1997, revelando um país surpreendente, articulado, capaz de refletir sobre o mundo, absorver o conteúdo dos filmes e referenciá-lo imediatamente a sua realidade.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
ÁGUA DE MENINOS – A FEIRA DO CINEMA NOVO” (documentário)
Dia 21 de janeiro, quarta, às 22h
Horários alternativos: quinta, às 2h e às 16h / sexta, às 10h / domingo, às 3h30 e às 23h   

Nesta Quarta do Cinema, o Curta! exibe “Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo”. Dirigido por Fabíola Aquino, o documentário utiliza imagens produzidas durante o Cinema Novo nos anos 60 como ponto de partida para traçar um perfil da sociedade baiana, tendo como cenário a extinta Feira de Água de Meninos, em Salvador.
Atualmente, a Feira de São Joaquim e seus feirantes vivem situações semelhantes às representadas nos filmes daquela época. Em paralelo, aguardam com esperança o início da revitalização e ampliação da maior feira livre da Bahia. O filme conta com a participação de Antônio Pitanga, Álvaro Queiroz, Mateus Aleluia, Gessy Gesse, Nilson Mendes, Pascoal, Zé do Licor, Domingos Leonelli, Pai João e Marcílio Santos.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: Jules e Jim - Uma Mulher para Dois” (série)
Dia 21 de janeiro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h
A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. Neste episódio, ela revisita o filme “Jules e Jim – Uma Mulher para Dois”, que nasceu de um romance autobiográfico de Henri-Pierre Roché e do amor à primeira vista pela atriz Jeanne Moreau. A história central é ambientada na virada para o século XX e os amigos Jules e Jim se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba se casando com Jules. No entanto, depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 22/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
LIVROS QUE AMEI: HERMANO VIANNA” (série)
Dia 22 de janeiro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 17h / domingo, às 10h30/ segunda às 8h


No episódio desta semana da série “Livros Que Amei”, de Suzana Macedo, o convidado da vez é o antropólogo Hermano Vianna.  Dentre suas escolhas de livros, estão "O Minotauro", de Monteiro Lobato, "Uma Estranha Realidade", de Carlos Castaneda, e "Vida Conversável", de Agostinho da Silva. O professor Carlos Lessa e o escritor Luiz Carlos Maciel conversam sobre as obras elegidas.


PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
GRANDES ESCRITORES: TENNESSEE WILLIAMS - O ORFEU DO TEATRO AMERICANO - PARTE 2” (série)
Dia 22 de janeiro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 13h / domingo, às 7h / segunda, às 8h30

“Tennessee Williams” é o primeiro documentário televisivo feito na dramaturgia desde sua morte e é o único estudo de sua vida e seu trabalho como um todo. O telespectador confere a trajetória do dramaturgo desde a sua juventude no Mississippi e em St. Louis, até seus difíceis anos finais. Junto com as sequências de entrevistas e conversas com pessoas que conheceram e trabalharam com Williams, estão algumas das cenas mais célebres de filmes adaptados de suas obras. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ” (documentário)
Dia 22 de janeiro, quinta, às 21h20
Horários alternativos: sexta, à 1h20 e às 15h20 / sábado, às 19h / segunda, à 1h e às 9h20
O documentário, que traz a última entrevista do conceituado geógrafo Milton Santos, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias, procurando explicar, ou até mesmo elucidar, os seus efeitos, as crises que promove e o papel da mídia neste contexto. A direção é de Silvio Tendler.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“SARTRE POR ELE MESMO: PARTE 3” (série)
Dia 22 de janeiro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 16h / domingo, às 11h/ segunda, às 11h


O próprio Sartre, em uma situação inédita, aceita abrir-se para as câmeras e falar sobre sua vida e filosofia. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando um depoimento autobiográfico. O filósofo e escritor fala sobre suas experiências pessoais, refletindo também sobre o universo político que o cerca.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 23/01

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
À MARGEM DO CONCRETO” (documentário)
Dia 23 de janeiro, sexta, às 20h
Horários alternativossábado, à 0h30 / domingo, à 1h45 e às 21h15 / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30

À Margem do Concreto é um documentário sobre os Sem-Teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central da cidade e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a sonhada moradia para uma população que não suporta mais viver em albergues e cortiços.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO: ELOGIO DA GRAÇA” (documentário)
Dia 23 de janeiro, sexta, às 21h30
Horários alternativossábado, às 2h / segunda, às 15h / terça, às 9h

O documentário de Joel Pizzini é um filmensaio narrado do ponto de vista de Maria da Graça Sucksdorff, que recria sua aventura, no Pantanal, ao lado do consagrado cineasta e naturalista sueco Arne Sucksdorff (1917-2001). O filme revela o cotidiano do casal no acampamento e a luta pioneira contra a devastação da natureza.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CAPARAÓ” (documentário)
Dia 23 de janeiro, sexta, às 22h10
Horários alternativos: sábado, às 2h40 / domingo, às 4h30 e às 18h / segunda, às 15h40 / terça, às 9h40
O filme de Flavio Federico retrata a primeira tentativa de luta armada contra o regime militar no Brasil pós 1964. No alto da Serra do Caparaó, em agosto de 1966, um grupo formado na sua maioria por ex militares expurgados pelo regime, se instalou em condições precárias, na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o novo regime. O filme pretende repensar o acontecimento, revelando passo a passo, a tentativa de se fazer uma "Sierra Maestra" em terras brasileiras.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“UM PASSAPORTE HÚNGARO” (documentário)
Dia 23 de janeiro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 12h30 / segunda, às 17h / terça, às 11h


“Um Passaporte Húngaro”, de Sandra Kogut, mostra a saga da diretora para recuperar sua nacionalidade húngara perdida por seus avós quando vieram para o Brasil. Ao longo do filme, Sandra viaja em busca de documentos e registros esquecidos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado