Film&Arts - destaques de 19 a 25 de janeiro
Film&Arts exibe A História Oculta desvendando o Roman Polanski por traz do filme Tess
Obras cinematográficas são documentos notáveis que dão testemunha de seu tempo. Um dos paradoxos da arte é que grandes obras são atemporais, ao mesmo tempo em que estão profundamente arraigadas à época em que foram criadas. Nessa edição de A História Oculta vamos mais a fundo no filme Tess – Uma Lição de Vida (Tess), de 1979, do diretor Roman Polanski, no dia 20/1, terça-feira, às 18h. O longa ganhou três Oscars, dois Globos de Ouro e rendeu para o diretor nomeações em ambos os prêmios.
O programa do Film&Arts investiga as relações dentro e fora da produção de Polanski, mostrando como um filme é o retrato de um diretor de cinema e de um momento de sua vida pessoal, além do reflexo de sua época de criação. Tess era estrelado por Nastassja Kinski, Peter Firth e Leigh Lawson, e ganhou os Oscars de Fotografia, Figurino e Direção de Arte.
Terceiro episódio de TOP BOYS mostra o drama da entrada no mundo das drogas e suas consequências
A dramática minissérie inglesa Top Boy continua com a história de seus dois principais personagens, moradores de um conjunto habitacional de Londres. O garoto Ra’Nell percebe que terá de amadurecer quando sua mãe é hospitalizada por problemas mentais. Enquanto isso, as ambições de Dushane fazem com que seu envolvimento com o mundo das drogas se torne perigoso, e suas dívidas com traficantes começam a crescer e a sua situação se complica ainda mais. O terceiro episódio estreia no Film&Arts no dia21/1, quarta-feira, às 22h.
Dushane e Sully entram em acordo com o Don Bobby Raikes para poderem vender suas drogas na região. Porém, as coisas começam a se complicar quando sua rivalidade com o traficante Kamale começa crescer e interferir novamente nos negócios. O garoto Ra’Nell se vê cada vez mais atraído para o submundo do tráfico de drogas, e essa atração só vai fazer com que sua mãe sofra mais.
Indicada ao BAFTA Awards na categoria Melhor Minissérie, a produção, em quatro episódios, foi escrita e produzida por Ronan Bennet (Inimigos Públicos) e é estrelada por Malcolm Kamulete (Ra’Nell), Ashley Walters (Dushane), Kane Robinson (Sully), Shone Romulus (Dris) e Sharon Duncan Brewster (Lisa), entre outros.
Os Beckett fazem de tudo para reerguer seu respeito em novo episódio de The Fear noFilm&Arts
Considerada umas das mais intensas e dramáticas produções da TV inglesa recente, The Fear é destaque no Film&Arts. A minissérie em quatro episódios, ambientada e filmada na cidade Brighton, estreia o terceiro capítulo no canal no dia 22/1, quinta-feira, às 22h.
A gangue de Marin muda o corpo de uma garota de lugar para poder incriminar Cal, que é forçado a se esconder para evitar chamar a atenção da polícia. Richie e sua família decidem acabar com seus rivais de uma vez por todas, porém acabam dando origem a uma grande troca de tiros. E, para complicar, as coisas não vão bem com a saúde de Richie, que recebe o diagnóstico de que sua demência está progredindo.
The Fear conta com as atuações de Peter Mullan (Trainspotting) no papel do ex-chefão do crime, Anastasia Hille (Branca de Neve e o Caçador) como sua esposa, além de Harry Lloyd (A Teoria de Tudo) e Paul Nicholls (Antes que Termine o Dia) como os filhos do casal, Matty e Cal.
Direto do Actors Studio da semana traz Jake Gyllenhaal falando de sua trajetória como ator e também da vida pessoal
O Film&Arts abre as cortinas da Madison Avenue, em Nova York, e embarca em mais um episódio do programa Direto do Actors Studio, em 23/1, sexta-feira, às 20h, desta vez com o ator Jake Gyllenhaal, que discorre sobre sua vida pessoal e a carreira de ator para o apresentador James Lipton.
No episódio, Gyllenhaal fala como foi ser criado por uma família “hollywoodiana” e trabalhar com atrizes como Jennifer Aniston, Anne Hathaway e Gwyneth Paltrow. James pergunta sobre tudo, desde a vida pessoal, como o Bar Mitzvah de Jake, seus talentos de improvisação e seu relacionamento com o falecido Heath Ledger, depois de filmarem O Segredo de Brokeback Mountain. Gyllenhaal é um dos nomes cotados para o Oscar de Melhor Ator pelo filme O Abutre, atualmente em cartaz no Brasil.
Aniversário de 75 anos do Tanglewood Festival é comemorado com vários estilos e artistas em seu palco
Tanglewood Festival, que acontece na cidade de Tanglewood, em Massachusetts, é um dos festivais de música mais adorados do mundo por estar sempre repleto de estrelas, que levam ao evento música sinfônica, passando pela contemporânea, pelo jazz e também pelo pop. O festival celebrou o seu 75º aniversário com uma noite musical única, e tem sua estreia no Film&Arts no dia 25/1, domingo, 17h.
O espetáculo, gravado em 14 de julho de 2012, conta com as participações de diversos grupos, como a Orquestra Sinfônica de Boston (BSO), a Boston Pops, comandada por John Williams, o Coro do Tanglewood Festival e a Tanglewood Music Center Orchestra, liderada por Keith Lockheart. O festival ainda traz as apresentações de artistas emblemáticos, como o pianista Emanuel Ax, Yo-Yo Ma, Anne-Sophie Mutter e James Taylor.
A magia dos romances da Idade Média é transmitida em Raymonda, no ciclo de Princesas da Dança
Em janeiro, o Film&Arts estreia um ciclo especial de apresentações de dança intitulado Princesas da Dança. A cada domingo, o programa apresenta um espetáculo inspirado em um conto de fadas. Toda a magia dessas histórias será representada pelos mais talentosos coreógrafos do mundo, e pelas bailarinas e bailarinos mais destacados da atualidade.
O ballet da quarta princesa do ciclo é apresentado no dia 25/1, domingo, às 19h. Raymonda tem sua história contada em três grandes atos. O primeiro mostra a premonição da princesa Raymonda em seu sonho, onde encontra seu amado cavaleiro, Jean de Brienne, e um cavaleiro árabe estranho para ela. No segundo ato, Raymonda desfruta de sua festa de aniversário e por lá encontra os dois cavaleiros de seu sonho, que lhe pedem a mão em casamento. Encerrando a peça, o terceiro ato mostra outra grande festa para comemorar o casamento da princesa com seu cavaleiro eleito.
Regido no Teatro alla Scala, em Milão, pelo diretor e coreógrafo Makhar Vaziev, o conto retratado na dança finalmente atinge o patamar da obra original, escrita em 1898 por Lydia Pashkova e Marius Petipa, e também coreografado também por Petipa.
Comentários