Documentário inédito ‘Dasíwa’uburéze – Nossa Cultura’ é exibido no SescTV
A produção mostra como é preservada a memória da cultura A'uwê da aldeia xavante Pimentel Barbosa, no Mato Grosso. Dia 30/01, domingo, às 23h
Foto: Divulgação.
Integrantes do Conselho dos Anciãos da aldeia xavante Pimentel Barbosa, em Mato Grosso, contam como preservam e passam de geração em geração a memória da cultura da etnia A'uwê no documentário Dasíwa'uburéze – Nossa Cultura. Com direção de Cristina Flória e Wagner Pinto e realização do SescTV, a produção estreia no canal dia 30/01, domingo, às 23h.
A aldeia Pimentel Barbosa está localizada na região da Serra do Roncador e o Vale do Rio das Mortes. Ali, os indígenas se autodenominam A'uwê Uptabi, que significa povo verdadeiro, e falam a língua a'uwê. Os mais velhos integram o Conselho dos Anciãos e são responsáveis por conservar a cultura e manter a identidade da etnia A'uwê, passando-as para seus contemporâneos e tentando evitar as interferências externas.
Dentre os costumes da aldeia estão rituais como a Luta do Oi'ó, que acontece entre os meninos, uma forma de ensiná-los a lutar; a Corrida de Tora de Buriti, disputada por ambos os sexos, porém separadamente, na qual duas equipes carregam troncos pesados e revezam entre os membros de seu grupo; a Nomeação das Mulheres, cerimônia em que as índias recebem nomes sonhados pelos homens e passam a usá-los; e o Ritual Waiá, realizado para que tenham fartura de alimento no ano seguinte. A pintura e enfeites corporais também ajudam a preservar as tradições da etnia.
O documentário, cujo nome Dasiwa'uburéze remete a todos os rituais e à cultura do grupo, também mostra a rotina da comunidade A'uwê, explica a origem desse povo, como surgiu o Sol e a Lua e aborda criações de mitos. Gravado com a participação dos índios da aldeia, que captaram parte das imagens, a produção relata lendas indígenas, ilustradas com animações produzidas por Binho Dias com desenhos de Sowabze (Dionísio) Xavante.
Comentários