MOSTRA BUÑUEL NA TELA DO FUTURA EM FEVEREIRO

Cine Conhecimento vai exibir quatro filmes do diretor Luis Buñuel nos dias 7, 14, 21 e 28/2

 

Em fevereiro, o Futura vai apresentar a mostra Luís Buñuel, cineasta espanhol, naturalizado mexicano, que se tornou ícone do cinema surrealista. O Cine Conhecimento vai exibir quatro obras do diretor: "A Idade do Ouro""O Bruto""Nazarin" e "O Anjo Exterminador".

O longa-metragem que abre a mostra no dia 7/2, sábado, 22h, "A Idade do Ouro", foi filmado em 1930, e conta com a colaboração de Salvador Dalí no roteiro. O filme mistura drama, comédia e fantasia para conta a história de um casal apaixonado que não consegue vivenciar o amor.

Além da exibição dos filmes, o Cine Conhecimento transmite ao público informações sobre as obras, como detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, a fim de compreender comportamentos e diferenças culturais. Os comentários são apresentados por Lorena Calábria com a participação de convidados: a cineasta Laís Bodanzki e o crítico de cinema e DJMarcelo Janot.

Veja abaixo a ordem de exibição e sinopses.

 

CINE CONHECIMENTO

Exibição: sábados, 22h

Reprise: domingos, 22h

 

SINOPSES

 

07/02 – sábado, 22h

Reprise: 15/2, domingo, 22h

A IDADE DO OURO 

Direção: Luis Buñuel

Produção: França (1930)

Classificação indicativa: 14 anos

Com Gaston Modot, Lya Lys, Caridad de Laberdesque

 

Um casal tenta concretizar seu amor ao longo da história, mas é sempre interrompido por situações que simbolizam questões da sociedade ocidental. Dirigido por Luis Buñuel, o filme tem roteiro dele e de Salvador Dalí.

 

14/2 – sábado, 22h

Reprise: 22/2, domingo, 22h

O BRUTO

Direção: Luis Buñuel

Produção: México/Espanh (1953)

Classificação indicativa: 16 anos

Com Pedro Armendáriz, Katy Jurado, Rosa Arenas, Beatriz Ramos, Roberto Meyer

O proprietário de um conjunto habitacional popular decide demolir os prédios, e os inquilinos se unem para resistir à remoção. Para assustar os moradores e convencê-los a deixar o local, o rico locador resolve contratar os serviços de Pedro, um homem humilde e rude, por quem sua esposa é apaixonada. Pedro mata acidentalmente um dos moradores e, ao receber ajuda da filha desse homem, que não sabe que ele é o assassino de seu pai, acaba se apaixonando por ela.

 

21/2 – sábado, 22h

Reprise: 1/3, domingo, 22h

NAZARIN

Direção: Luis Buñuel

Produção: México (1959)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Francisco Rabal, Rita Macedo, Marga Lopez, Jesus Fernandez, Luis Aceves Castaneda, Noé Murayama, Rosenda Monteros

No início do século XX, Nazarin, um padre de origem hispânica, vive em uma casa simples de um bairro pobre, em uma cidade mexicana. Numa noite, uma prostituta que foge das autoridades depois de assassinar uma colega, lhe pede abrigo. O padre a acolhe por muitos dias, até que a situação se torna insustentável e um incêndio na casa faz com que ele decida tornar-se peregrino, desfazendo-se de seus últimos bens e apegos pessoais.

 

28/2 – sábado, 22h

Reprise: 8/3, domingo, 22h

O ANJO EXTERMINADOR

Direção: Luis Buñuel

Produção: México/Espanha (1962)

Classificação indicativa: 12 anos

Com Silvia Pinal, Tito Junco, Jaqueline Andere, Enrique Rambal, José Baviera, Augusto Benedico, Lucy Gallardo, Luis Beristain

Misteriosamente, após um luxuoso jantar oferecido por um casal de burgueses ricos, nenhum dos convidados consegue deixar a mansão. Ao longo dos dias que se seguem, todas as máscaras criadas em virtude das posições sociais caem e são reveladas suas verdadeiras e mais complexas personalidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado