Film&Arts: Serie Arte Estreia TESOUROS DA ROMA ANTIGA


A arte atrás do império

Conquistadores do mundo, soldados desapiedados... e artistas extraordinários? Alastair Sooke revela o lado mais delicado dos Romanos através dos tesouros artísticos que deixaram no passado.

Episódio 1: Tudo, até as verrugas
Estreia – Quarta-feira 4 de Março, 20 h.
Alastair Sooke nos mostra como os romanos durante a República passaram de ladrões de arte e meros copistas a pioneiros de um novo estilo artístico que retratava com realismo tudo, até as verrugas. Os retratos romanos nos revelam como eram vistos de verdade os grandes homens da historia, Julio César e Cícero. Sooke explora o legado artístico notável de Pompeia antes mostrando como o primeiro imperador de Roma, Augusto, utilizou o poder da arte para ajudar a forjar um império.

Episodio 2: Pompas e Perversão
Estreia – Quarta-feira 11 de Março, 20 h.
Nesta segunda parte Alastair Sooke segue os passos dos loucos, malvados e perigosos imperadores de Roma. Explora os restos submarinos do palácio do prazer do imperador Claudio e se aventura na cova onde Tibério celebrou festas selvagens. A outra cara da moeda é a grandiloquente arte romana: os arcos monumentais e as colunas que celebram suas conquistas. A Coluna de Trajano em Roma se lê como roteiro gráfico de um filme de hoje em dia. Sooke conclui com o notável legado do imperador Adriano. Ele deu ao mundo: o magnífico Partenon de Roma, a eterna imagem de seu amante Antínoo, o menino mais lindo da historia da arte e uma vila em Tívoli, onde criou um das mais ambiciosas coleções de arte nunca criadas.

Episodio 3: O Império Contra-ataca
Estreia – Quarta-feira 18 de Março, 20 h.
Na terceira e última parte da serie, Alastair Sooke apresenta a decadência e queda do Império Romano através de alguns de seus maiores e mágicos e ocultos tesouros artísticos. Viaja a Leptis Magna na Líbia pouco depois do derrocamento de Gaddafi e se encontra com uma das cidades romanas melhor conservadas do mundo e o berço da arte romana mais remota. Sooke descobre mosaicos gloriosos que nunca foram filmados antes, mas também encontra evidência da impactante negligência do regime de Gadafi sobre o patrimônio romano da Líbia. Sua turnê artística o leva a Egito e as fronteiras ao norte do império onde se encontra com impressionantes pinturas de múmias e delicadas obras em prata e cristal. Dado que Roma transita de crise em crise, a arte oficial se torna militarista. Uma escura seita chamada cristianismo se levanta para tomar o manto da arte ocidental nos séculos vindouros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado