Gabeira percorre a Trilha da Independência no programa deste domingo


 

No programa deste domingo, 24, Fernando Gabeira percorre a Trilha da Independência, caminho feito por Dom Pedro I, do Rio de Janeiro até São Paulo, em 1822, para proclamar a independência do Brasil. Inspirado no trabalho de dois pesquisadores paulistas, Fernando Gabeira refaz parte do trajeto e encontra o Vale do Paraíba. Ele ainda ouve um historiador e autor de um livro sobre Dom Pedro, que conheceu até seus ossos, já que foi observador na cerimônia de exumação dos restos mortais de Dom Pedro.

 

No caminho, Gabeira dorme em um hotel em Bananal, São Paulo, chamado Fazenda de Três Barras, que hospedou nomes como D. Pedro I e o presidente Juscelino Kubitschek. "O quarto de D. Pedro é mais simples e exposto, próximo à varanda, enquanto o de Juscelino é mais escondido e luxuoso. Dizem que porque o ex-presidente teria tido encontros amorosos na fazenda", conta.

 

Já na Fazenda Pau d´Alho, em São José do Barreiro, São Paulo, Gabeira visitou a cozinha onde D. Pedro jantou. "Ele teria chegado faminto e pediu comida à dona da fazenda. Ela não o reconheceu e o serviu ali mesmo, pois estaria muito atarefada com a chegada do príncipe", revela Gabeira. Há três anos, em um assalto, muitos móveis da Casa Grande foram levados, inclusive a cama onde D. Pedro dormiu.

 

O programa vai ao ar neste domingo, dia 24, às 18h30, na GloboNews.

 

Fotos: Fernando Gabeira percorre a Trilha da Independência.

Crédito: Globo/ Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado