Marco Antonio Villa apresenta histórias de São Paulo na Univesp TV


O historiador fala sobre períodos importantes vividos pelo Estado, em sete edições, a partir de segunda-feira (25/1), no canal digital 6.2 e no site

 

São Paulo, 22 de janeiro de 2016 – A Univesp TV leva ao ar, a partir da próxima segunda-feira (25/1), a sérieHistórias da História de São Paulo, baseada no livro Breve História do Estado de São Pauo, do historiadorMarco Antonio Villa, que também apresenta os programas. São sete edições diárias sobre momentos importantes vividos pelo Estado de São Paulo. Com exibição às 9h e às 20h, no canal digital 6.2 (Grande São Paulo).

Marco Antonio Villa explica que a proposta da atração foi dar uma visão do conjunto do Estado, mostrar como foi evoluindo ao longo do tempo. "Em 350 anos, São Paulo teve pouca relevância na história do Brasil. Foi com o café que o Estado saiu do marasmo e passou a andar em ritmo acelerado". Villa diz que a ideia foi discutir as complexidades do Estado de São Paulo e define em uma frase a precocidade e diversidade paulistas: "São Paulo foi globalizado antes de o mundo ser globalizado".

 

Episódios

Segunda-feira (25/1) - Terra Desolada. Século 16. Os primeiros momentos daquela que hoje é a maior cidade do país, mas que por décadas foi apenas a vila mais distante do litoral paulista, numa época em que o Brasil ainda era apenas a América Portuguesa.

Terça-feira (26/1) - Descoberta do ouro. Procurado desde a chegada dos portugueses, o ouro é finalmente descoberto em grande escala, na última década do século XVII, por paulistas que se aventuravam atrás do metal precioso em Minas Gerais.

Quarta-feira (27/1) - O quadrilátero do açúcar. A cana ajuda a expandir o território paulista, promove o estabelecimento de cidades no interior, faz fortunas e traz mudanças significativas na região, como a substituição dos escravos índios por negros.

Quinta-feira (28/1) - A Independência e São Paulo. A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no século 19, trouxe mudanças para a então pobre e decadente São Paulo, que ganha importância política e econômica e tem papel decisivo no processo que leva à independência do Brasil.

Sexta-feira (29/1) – O café no Oeste Paulista. O impacto da produção do café para São Paulo, no século XIX. As cidades que nascem com a produção cafeeira; a transformação econômica; o impacto político e sua influência na proclamação da república; o desenvolvimento e a expansão ferroviária, que promovem a circulação de ideias e fomenta a cultura.

Sábado (30/1) - Café no Vale do Paraíba. A importância do café para o Brasil do século XIX. O café que vem do Caribe. A chegada a São Paulo pelas grandes fazendas do Vale do Paraíba, passando pela exploração da mão de obra escrava e a abertura dos portos, até a transformação do Brasil no maior produtor do mundo.

Domingo (31/1) - Novas Ideias. A cidade de São Paulo, que até os anos 20 do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português, se transforma com a criação da Academia de Direito, atual Faculdade de Direito da USP (Universidade de Sõ Paulo). No Largo São Francisco, nasce uma geração de escritores. E também novas ideias que levarão a importantes transformações políticas no país, como o abolicionismo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado