TV Cultura exibe documentário sobre o maestro Isaac Karabtchevsky


Isaac Karabtchevsky, Sinfonia de uma Vida vai ao ar neste sábado (23/1), às 21h30

São Paulo, 20 de janeiro de 2016 – A TV Cultura reapresenta um dos grandes documentários realizados pelaemissora em 2015, neste sábado (23/1), às 21h30. Isaac Karabtchevsky, Sinfonia de uma Vida é um tributo aos 80 anos de um dos mais importantes regentes brasileiros.

Karabtchevsky ocupa um lugar singular na história da música no Brasil: com uma carreira repleta de êxitos, segue à frente de três importantes orquestras no país. É diretor artístico e regente titular da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Sinfônica Heliópolis e da Petrobrás Sinfônica.

Dividido em quatro partes, Isaac Karabtchevsky, Sinfonia de uma Vida se inicia com a formação do maestro: a origem russo-judaica; a vida no bairro da Vila Mariana, em São Paulo; a mãe cantora lírica; o oboé como instrumento; a participação no Movimento Sionista Dror; a fundação do Madrigal Renascentista; e a bolsa para estudar regência na Alemanha.

Também em foco está a fama conquistada por Karabtchevsky: a criação do Coro da Rádio MEC e da Sinfonia Roquette Pinto; o posto de diretor artístico na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB); programas nas TVs Tupi e Globo; Projeto Aquarius; multidões acompanhando concertos ao ar livre; as orquestras do Teatro La Fenice em Veneza, e Tonkunstlerorkester em Viena.

Intimidade é o tema seguinte: o casamento com Maria Helena, por quem se apaixonou em 1971; suas reflexões sobre a vida – e a morte da filha de 11 anos, tal como aconteceu com Mahler. Já o "futuro" mostra seu trabalho com a Orquestra de Heliópolis e a Petrobras Sinfônica; a recuperação das 11 sinfonias de Villa-Lobos junto à Osesp (Sinfônica do Estado de São Paulo) através da revisão e edição das partituras, com concertos e gravações do ciclo sinfônico.

O documentário conta com depoimentos do maestro, familiares, fotos históricas e gravações. A realização é da equipe do programa Clássicos e a direção geral é de José Roberto Walker.

Documentário produzido pela TV Cultura

Isaac Karabtchevsky, Sinfonia de uma vida

Sábado, 23/1/2016, às 21h30.




​​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado