Série mostra truques e artimanhas no mundo animal a partir de 17 de abril, no BBC Earth

“Natural Born Hustlers” traz casos de animais que se utilizam de técnicas para enganar
os demais e, assim, escapar de predadores, obter alimentos e reproduzir
Na foto, os macacos-pregos brasileiros que escondem

Na natureza, há animais capazes de usar truques para enganar os outros. Este comportamento tem como objetivo a busca por melhores condições para o seu próprio desenvolvimento e de seus descendentes. Alguns exemplos estão na série de três episódios Natural Born Hustlers (Animais Enganosos), que vai ao ar no canal BBC Earth domingo, 17 de abril, às 23h45. O primeiro episódio será reapresentado na segunda-feira, 18 de abril, às 10h45 e às 18 horas.    

No primeiro episódio, o assunto são artimanhas usadas para garantir a sobrevivência. Em alguns casos, os animais enganam outros da própria espécie. Um exemplo é o bando de leoas de Botsuana, na África, que possuem uma mutação genética que as fez desenvolver uma juba e ter um rugido masculino. Por este motivo, o grupo aparenta ter mais machos do que possui de fato, o que se torna uma estratégia preventiva de defesa, pois inibe o ataque de outros leões em possíveis brigas territoriais. 

O segundo episódio, no ar domingo, 24 de abril, às 23h45, tem como tema os truques em busca da alimentação. Os macacos-pregos buscam comida em grupos e, geralmente, dividem o que é encontrado. Mas um estudo da primatologista brasileira Camila Coelho, da Universidade de São Paulo, provou que nem sempre os alimentos e a forma pela qual eles são conquistados são compartilhados entre todos. A experiência consistia em deixar uma caixa com castanhas à disposição dos macacos, mas eles precisavam encontrar uma abertura para retirá-las e comê-las. Apenas uma fêmea aprendeu como alcançar o alimento e, além de não dividi-lo com os outros, ela manteve em segredo a técnica para alcançá-lo.  

A reprodução é o assunto do terceiro e último episódio da série no ar domingo, 1º de maio, às 23h45. Os cangurus machos esperam um descuido do macho-alfa para, escondidos, acasalarem com as fêmeas dele. Já o antílope usa um falso alarme de predadores nas redondezas para chamar atenção das fêmeas e atraí-las para perto. O programa também mostra como caranguejos criam uma ilusão de ótica, ficando perto de animais menores, para fazer com que suas garras pareçam grandes e, assim, terem mais chances de conseguir uma parceira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado