Com direção de Andrucha Waddington, ‘Arnaldo Antunes Lá Em Casa’ estreia no Canal Curta!

 


A semana começa com a superestreia de "Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá Em Casa", álbum de Arnaldo Antunes que tem direção de Andrucha Waddington, na Segunda da Música,18. O documentário mostra o encontro do músico com convidados como Erasmo Carlos, Jorge Ben Jor, Demônios da Garoa e Fernando Catatau, em sua casa, onde compõem, tocam juntos e conversam sobre os bastidores das histórias da música. O álbum foi gravado no seu aniversário de 50 anos, com a presença de familiares e amigos.

A série "Grupo Corpo – Repertório" volta à programação na Terça das Artes, dia 19, com o episódio inédito sobre o espetáculo "Sem Mim – Wisnik", que tem trilha original do espanhol Carlos Núñez e do brasileiro José Miguel Wisnik. A coreografia de Rodrigo Pederneiras traz movimentos que oscilam entre calmaria e fúria, simulando o vai e vem das ondas do mar de Vigo (Espanha), inspiração para o espetáculo.

Já na Quarta de Cinema, dia 20, entrevistados de diferentes nacionalidades, entre artistas, intelectuais, pensadores e pessoas comuns, todos com problemas de visão: que vão da miopia à cegueira, falam exatamente sobre seu modo de enxergar o mundo. Esse é o ponto de partida de "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho – também míopes. O longa-metragem reúne nomes como o escritor José Saramago; a atriz Marieta Severo; os cineastas Wim Wenders e Agnès Varda; o músico Hermeto Pascoal e o poeta Manoel de Barros.

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o "A Vida É Curta!" exibe  "Índios no Poder", de Rodrigo Arajeju, que detalha a luta dos índios para conquistar uma posição no Congresso Nacional. O filme conta a história de Mario Juruna, que não conseguiu se reeleger para a Constituinte (1987/1988), depois de se tornar o único índio parlamentar do país. Mais tarde, em 2014, o cacique Ládio Veron se candidatou ao posto de deputado federal mesmo sofrendo ameaças do agronegócio. Outros filmes da faixa são "Ameaçados", de Julia Mariano, que retrata a luta de agricultores do sul e sudeste do Pará por um pedaço de terra para sobreviver; e "Memória", de Roberto Henkin, sobre dois momentos marcantes da política brasileira: a renúncia de Jânio Quadros e sua reeleição como prefeito de São Paulo, 25 anos depois; e as eleições para presidência da República em 1989.

"Paul Virilio – Pensar a Velocidade" é a atração da Quinta do Pensamento, dia 21. O filme aborda a era da internet a partir do ponto de vista do pensador Paul Virilio e conta com depoimentos de Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel and Enki Bilal, em prol ou contra suas teorias. No documentário, o francês defende a tese de que a política, a economia e a informação estão submetidas à era da velocidade.

 

SEGUNDA DA MÚSICA

Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá Em Casa (documentário)

Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos, revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical.

Diretor: Andrucha Waddington

Duração: 96 min. Ano: 2010

Exibição: 18 de abril, segunda-feira, às 22h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 19 de abril, terça-feira, às 2h e às 16h/ Dia 20 de abril, quarta-feira, às 10h/ Dia 23 de abril, sábado, às 22h

TERÇA DAS ARTES

Grupo Corpo – Repertório/ Sem Mim - Wisnik (série)

O mar (de Vigo), que leva e traz de volta o amado, o amigo, é o que dá vida e movimento a "Sem Mim". O balé é embalado pela trilha original urdida a quatro mãos pelo viguês Carlos Núñez e pelo brasileiro José Miguel Wisnik a partir do único conjunto de peças do cancioneiro profano medieval galego-português que chegou aos nossos dias com as respectivas partituras de época: o célebre "ciclo do mar de Vigo", de Martín Codax. Nas sete canções, datadas do século XIII, o poeta se pronuncia sempre em nome da mulher; mais especificamente de jovens apaixonadas que pranteiam a ausência ou festejam a iminência do regresso do amado-amigo. Na avidez do reencontro, elas confidenciam ora com o mar, ora com a mãe, ora com amigas. E, para aplacar ou fustigar o seu desejo, saem a banhar-se nas ondas do mar de Vigo.

Diretor: Janaína de Moreira do Patrocínio

Duração: 52 min. Ano: 2015

Exibição: 19 de abril, terça-feira, às 23h

Horários alternativos: Dia 20 de abril, quarta-feira, às 3h e às 17h/ Dia 21 de abril, quinta-feira, às 11h/ Dia 23 de abril, sexta-feira, às 12h

Classificação: Livre

 

QUARTA DE CINEMA

O "A Vida É Curta!" da semana traz filmes que abordam questões indígenas e política e apresenta "Índios no Poder", "Ameaçados" e "Memória"

No "A Vida É Curta!" dessa semana vão ao ar filmes que tratam da temática indígena e também produções que abordam a política em suas narrativas. Em "Índios no Poder", Mario Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88). Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques aos seus direitos constitucionais pela Bancada Ruralista. O cacique Ládio Veron lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014 sob ameaças do Agronegócio. Na sequência, será exibido "Ameaçados", que mostra a batalha de pequenos agricultores do sul e do sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver. Encerrando a faixa, "Memória" aborda dois momentos marcantes da política brasileira: a renúncia de Jânio Quadros e sua reeleição como prefeito de São Paulo, 25 anos depois; e as eleições para presidência da República em 1989.

Exibição: 20 de abril, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 21 de abril, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 22 de abril, sexta-feira, às 8h/ Dia 23 de abril, sábado, às 6h

Classificação: Livre

Janela da Alma (documentário)

O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais 15 personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho.

Diretor: João Jardim e Walter Carvalho

Duração: 73 min     Ano: 2000

Exibição: 20 de abril, quarta-feira, às 22h40m

Horários alternativos: Dia 21 de abril, quinta-feira, às 2h40m e às 16h40m/ Dia 22 de abril, sexta-feira, às 10h40m/ Dia 23 de abril, sábado, às 10h30m

Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

Paul Virilio – Pensar a Velocidade (documentário)

Reflexões sobre velocidade, com um dos principais teóricos no assunto: Paul Virilio. A onipresença já foi um sonho, agora a Internet tornou isso possível. A velocidade com a qual nosso planeta entrou online colocou em questão todos os aspectos da nossa vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Em 90 minutos, este filme examina nossa era sob a luz dos pensamentos de Paul Virilio. Mostra, tendo exemplos como base, que a política, a economia e a informação estão agora submetidas à ditadura da velocidade. Grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal, apoiam ou contestam a linha de raciocínio de Paul Virilio.  

Diretor: Stéphane Paoli

Duração: 52 min. Ano: 2008

Exibição: 21 de abril, quinta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 22 de abril, sexta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 23 de abril, sábado, às 8h30m/ Dia 24 de abril, domingo, às 20h30m

Classificação: 10 anos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado