CHEF SEGUE JORNADA GASTRONÔMICA E CULTURAL NA SEGUNDA TEMPORADA DE “FORA DO MAPA COM ANTHONY BOURDAIN” NO TLC


 
 

Tony visita regiões onde miscigenação e complexidade definem o cenário cultural

 
 

A partir de sábado, 3 de setembro, às 22h10, Anthony Bourdain, o Tony, estrela a segunda temporada de FORA DO MAPA COM ANTHONY BOURDAIN (Anthony Bourdain: Parts Unknown). Na série, o chef assume sua vocação de viajante e investigador de culturas, percorrendo o mundo em roteiros que incluem paradas pouco – ou nada – turísticas.

Ao visitar zonas de conflito, de tensão social ou de miscigenação intensa, Tony explora os vínculos entre os sabores e a herança cultural dos povos. Israel, o estado americano do Novo México e a região espanhola da Andaluzia estão entre os destinos da nova safra composta por oito episódios de uma hora.

A cada semana, um país diferente onde Tony vai aos mercado populares, utiliza os meios de transporte coletivos, experimenta a comida de rua, conhece a cenaunderground, degusta iguarias nos melhores restaurantes e conversa com fontes locais. Os resultados são entrevistas com histórias, anedotas e relatos reunidos no formato docu-reality.

Assim, com o estilo destemido e curioso que o tornou famoso, Tony faz aquilo que mais gosta: vive a gastronomia como elemento fundamental na construção da identidade cultural e da memória das comunidades por onde passa.

No primeiro episódio da nova temporada, ele vai a Israel, Cisjordânia e Gaza pela primeira vez. Logo no início, Tony adverte o telespectador para a controvérsia que permeia todas as relações que acontecem naquela região.

A primeira cena acontece no muro que separa o território israelense da Cisjordânia – a materialização de um conflito histórico entre israelitas e palestinos. Embora seja de família judia, Tony não é praticante de nenhuma religião e exercita o próprio ceticismo diante de monumentos de fé, como o Muro das Lamentações. A vocação urbana de Israel e a história viva de Jerusalém lhe são apresentadas por um talentoso chef local.  Homus, falafel e polêmica estão no cardápio.

O tema religioso segue no segundo episódio, quando Tony vai à região espanhola de Andaluzia para a Semana Santa. Festividades cristãs contrastam com ritos pagãos, enquanto a comida e a música são uma constante. A beleza da costa espanhola em Granada esconde um lugar onde as tradições espanholas  e as heranças dos povo mouros se miscigenam formando um contexto único e vibrante.

Na terceira semana, o caldeirão cultural do Novo México entra em cena. Ali, as tradições latinas e americanas convivem com as perigosas relações com o tráfico de drogas e supostas intervenções extraterrestres.

FORA DO MAPA COM ANTHONY BOURDAIN (Anthony Bourdain: Parts Unknown)
 
 
 
Estreia: sábado, 3 de setembro às 22h10
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado