PROGRAMAÇÃO FUTURA – 20 a 24 de novembro


 

Na segunda-feira, 20/10, às 21h45, estreia o programa Afronta.  A cineasta negra Juliana Vicente lança luz sobre a potente juventude negra brasileira contemporânea. Grandes nomes refletem sobre o AFROFUTURISMO, como movimento estético e filosófico, sobre os encontros afrodiaspóricos e a criação desta rede como geradora de autonomia e potência. No primeiro episódio a conversa é com Loo Nascimento, que é baiana, cool hunter, blogueira, dona da marca Dresscoraçao e já foi modelo. Criou um blog pessoal e a partir dele percebeu que sua página era uma ferramenta de militância estética fortalecendo outras pessoas.

 

Na terça-feira, 21/10, às 20h, no Amor de Cozinha, a apresentadora Regina Tchelly conhece o tradicional Mercado Ver o Peso, em Belém-PA, a maior feira ao ar livre da América Latina e um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. Lá descobre ervas, frutas exóticas, sabores e pratos que compõem a culinária paraense.

 

Logo após, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Alícia. Ela é uma das fundadoras da Associação das Catadoras de Mangaba em Indiaroba (Ascamai), em Sergipe, e luta pela demarcação de uma reserva ecológica de mangabeiras. 

 

Também na terça, às 23h45, Sebastiana Quebra-Galho faz compras pela web, num grupo de brecholeiras de Madureira. É aí que conhece a personagem da vez: a Nice, que se uniu a uma rede de mulheres que vivem de suas feiras, brechós e bazares, virando uma verdadeira empreendedora.

 

Na quarta-feira, 22/11, às 22h, o Um pé de quê? fala do abacaxi, que é brasileiríssimo. Apesar da Europa só ter conhecido ele no Século XV, os índios já sabiam do delicioso sabor do "Rei dos frutos" há muito tempo.

 

Quinta-feira, 23/11, às 20h, o Destino: Educação – Escolas Inovadoras mostra a Riverside School. Sediada na Índia, foi construída de forma transparente, com poucos muros, espaços abertos e o objetivo de que a aprendizagem dos alunos possa acontecer em qualquer lugar. A escola atende a cerca de 25% dos seus alunos gratuitamente, como uma forma de inclusão das crianças de baixa renda. A Riverside visa a formação de cidadãos na criação de soluções para um mundo melhor.

 

Às 20h30, o Turma da Robótica vai até São Caetano do Sul para mostrar uma equipe que se inspira no rock. E na capital federal, uma equipe busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica. 

 

Às 22h, o Janelas de Inovação apresenta a EMEF Padre Emílio Miotti. Localizada em Campinas, é a única escola pública da região a integrar o Mapa Brasileiro de Inovação e Criatividade na Educação Básica. A escola, abrange diversas esferas, como gestão, currículo, ambiente e método.

 

Ainda na quinta, às 23h, no programa TED -  Compartilhando Ideias, o registro de vídeos e fotos como ferramenta da proteção dos Direitos Humanos é o tema da palestra do israelense Oren Yakobovich e da conversa entre Flávia Oliveira e o midiativista Raull Santiago.

  

                Na sexta, 24/11, às 20h, no Show Mambembe, embalado pelo acordeon do parceiro Marcelo Caldi, João Cavalcanti apresenta canções autorais em Laranjeiras.  Música, palavra e cultura da favela são temas do episódio.

 

 

 

CONFIRA AS SINOPES:

 

 

AFRONTA

 

20/11, segunda-feira, 21h45

Loo Nascimento

Loo Nascimento é baiana, cool hunter, blogueira, dona da marca Dresscoraçao e foi modelo. Criou um blog pessoal e a partir dele percebeu que sua página era uma ferramenta de militância estética fortalecendo outras pessoas.

 

A cineasta negra Juliana Vicente lança luz sobre a potente juventude negra brasileira contemporânea. Grandes nomes refletem sobre o AFROFUTURISMO, como movimento estético e filosófico, sobre os encontros afrodiaspóricos e a criação desta rede como geradora de autonomia e potência.

Exibição: segundas-feiras, 21h45

Reprises: Terça-feira 01h45min, Sexta-feira 18h15min e Sábado 05h15min e 14h45min

Duração: 15 min

Classificação: livre

 

ENTREVISTA

 

21/11, terça-feira, 22h15

Opavivará! - Arte no espaço público

Nessa temporada o advogado especialista em tecnologia Ronaldo Lemos traz abordagens variadas sobre cidades inteligentes, pensando cidades contemporâneas e conectadas dentro do contexto brasileiro. Nesse episódio, ele recebe o coletivo artístico Opavivará!

 

22/11, quarta-feira, 22h15

Opavivará! - Conviver e ocupar

Nessa temporada o advogado especialista em tecnologia Ronaldo Lemos traz abordagens variadas sobre cidades inteligentes, pensando cidades contemporâneas e conectadas dentro do contexto brasileiro. Nesse episódio, ele recebe o coletivo artístico Opavivará! 

 

23/11, quinta-feira, 22h15

Pedro Rivera - Convivência nas cidades

Nessa temporada o advogado especialista em tecnologia Ronaldo Lemos traz abordagens variadas sobre cidades inteligentes, pensando cidades contemporâneas e conectadas dentro do contexto brasileiro. Nesse episódio, ele recebe o arquiteto Pedro Rivera.

 

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.

 

AMOR DE COZINHA

21/11, terça-feira, 20h

Mercado Ver o Peso

Regina conhece o tradicional Mercado Ver o Peso, em Belém-PA, a maior feira ao ar livre da América Latina e um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. Lá descobre ervas, frutas exóticas, sabores e pratos que compõem a culinária paraense.

Na sua cozinha, a chef Regina Tchelly revela as melhores opções para uma alimentação saudável e consciente. Aproveitamento total dos alimentos é a regra número um! Nada vai para o lixo, tudo vira receita de sucesso.

 

MINHA RUA

21/11, terça-feira, 20h30

Alícia

Alícia é uma das fundadoras da Associação das Catadoras de Mangaba em Indiaroba (Ascamai), em Sergipe, e luta pela demarcação de uma reserva ecológica de mangabeiras. 

 

Na terceira temporada da série "Minha Rua", o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.      

 

 

SEBASTIANA QUEBRA-GALHO

21/10, terça-feira, 23h45

Very Nice

Sebastiana faz compras pela web, num grupo de brecholeiras de Madureira. É aí que conhece a personagem da vez: a Nice, que se uniu a uma rede de mulheres que vivem de suas feiras, brechós e bazares, virando uma verdadeira empreendedora.

 

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro "Sebastiana Quebra-Galho". De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que, um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.                   

        

ALMANAQUE SAÚDE

22/11, quarta-feira, 20h30

Drogas

O tema drogas muitas vezes é visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. Vamos trazer exemplos de prevenção dentro das empresas e informações sobre os efeitos de substâncias lícitas e ilícitas.

 

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios, com de 26 minutos cada, conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

 

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA

22/11, quarta-feira, 22h

Abacaxi

O abacaxi é brasileiríssimo. Apesar da Europa só ter conhecido ele no Século XV, os índios já sabiam do delicioso sabor do "Rei dos frutos" há muito tempo.

 

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.

 

DESTINO: EDUCAÇÃO- ESCOLAS INOVADORAS

23/11, quinta-feira, 20h

Riverside (Índia)

A Riverside School, sediada na Índia foi construída de forma transparente, com poucos muros, espaços abertos e o objetivo de que a aprendizagem dos alunos possa acontecer em qualquer lugar. A escola atende a cerca de 25% dos seus alunos gratuitamente, como uma forma de inclusão das crianças de baixa renda. A Riverside visa a formação de cidadãos na criação de soluções para um mundo melhor.

 

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

 

Exibição: quintas-feiras, 20h00

Reprises: Sexta-feira 03h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

JANELAS DE INOVAÇÃO

23/11, quinta-feira, 22h

EMEF Padre Emilio Miotti

A EMEF Padre Emílio Miotti, em Campinas, é a única escola pública da região a integrar o Mapa Brasileiro de Inovação e Criatividade na Educação Básica. A escola, abrange diversas esferas, como gestão, currículo, ambiente e método.

 

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas cinco regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

 

TURMA DA ROBÓTICA

23/11, quinta-feira, 20h30

Vamos até São Caetano do Sul para mostrar uma equipe que se inspira no rock. E na capital federal, uma equipe busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica.

 

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.

 

Exibição: quintas-feiras, 20h30

Reprises: Sexta-feira 14h, Sábado 09h30min e Segunda-feira 07h30min

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

TED COMPARTILHANDO IDEIAS

23/11, quinta-feira, 23h

Câmeras escondidas que filmam injustiças nos lugares mais perigosos do mundo

O registro de vídeos e fotos como ferramenta da proteção dos Direitos Humanos é o tema da palestra do israelense Oren Yakobovich e da conversa entre Flávia Oliveira e o midiativista Raull Santiago.

 

Série de palestras promovidas pela organização de mídia sem fins lucrativos TED. Em cada episódio, a jornalista Flávia Oliveira recebe um convidado para um instigante bate-papo sobre a palestra-ted da vez, abordando temas relevantes como ciência, tecnologia, criatividade, meio ambiente e educação.

 

Exibição: quintas-feiras, 23h

Reprises: Sexta-feira 04h e 17h, Domingo 14h30min e Segunda-feira 11h

Duração: 30 min

Classificação: 10 anos

 

SHOW MAMBEMBE

24/11, sexta-feira, 20h

João Cavalcanti

Embalado pelo acordeon do parceiro Marcelo Caldi, João Cavalcanti apresenta canções autorais em Laranjeiras.  Música, palavra e cultura da favela são temas do episódio.

 

"Show Mambembe" é uma narrativa transmídia baseada em três elementos: música, artista e lugar. As canções escolhidas e os lugares apresentam conexões que trazem questões sócio-culturais da cidade.

 

Exibição: Sextas-feiras, 20h

Reprises: Sábado 17h30min, Domingo 11h30min, Segunda-feira 16h30min e Terça-feira 11h30min.

Duração: 30 min

Classificação: Livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado