São Paulo vai contar com serviço de alerta de desastres naturais


Os moradores do estado de São Paulo já poderão cadastrar suas linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS a partir da próxima quinta-feira (16/11). E,  este ano ainda, o serviço vai começar a funcionar a partir de 18 de dezembro, nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A convocação para que os moradores participem do programa será feita pela seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de  inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil do estado e municípios. E, sempre será realizada campanha informativa nos meios de comunicação das cidades que contarão com o novo serviço. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom.

Expansão

Depois de um período de testes, o grupo coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e que conta com representantes do Cenad, definiu a expansão do serviço para  todo o país. O projeto piloto começou em fevereiro deste ano com cerca de 500 mil moradores de 20 municípios de Santa Catarina. Outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram a contar com o sistema em junho.

Desde outubro, todos os moradores dos estados do Paraná e de Santa Catarina já podem cadastrar as linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS. No total, mais de 579 mil assinantes já utilizam o serviço. Esses dois estados receberam entre 8 de fevereiro e 10 de novembro 330 notificações de alerta com um total de 1,07 milhão de mensagens encaminhadas.

O serviço de alerta de desastres naturais já é utilizado no Japão e outros 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

Cronograma 

A partir de 15 de janeiro de 2018, os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás passarão a receber o SMS de alerta de riscos. E, em 19 de fevereiro de 2018, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. 

Os demais estados - Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima- serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado