‘GloboNews Literatura’ homenageia Philip Roth
Com mais de 30 livros publicados e reverenciados pelo mundo, além de uma coleção de mais de 20 prêmios, entre eles o Nobel de Literatura, Philip Roth era considerado o grande escritor norte-americano das últimas décadas. O 'GloboNews Literatura' deste sábado, dia 26, faz uma homenagem ao autor, que faleceu na quarta-feira, dia 23, repercutindo seu legado com três especialistas e admiradores de sua obra: o jornalista Sérgio Augusto, o tradutor Jorio Dauster e o poeta e professor de Literatura Paulo Henriques Britto, que traduziu nove livros de Roth. O programa vai ao ar às 18h30.
A natureza do desejo sexual, a política e a morte eram temas recorrentes na obra de Roth. "Ele não poupa ninguém, não diz o que é politicamente correto, fala o que dá na veneta. Por causa disso, correu sério risco de ser excluído da comunidade judaica nos anos 1960", conta Henriques Britto.
O programa também fala sobre o retorno de um ícone da contracultura brasileira, o poeta piauiense Torquato Neto. Na pauta, o livro "Torquato Neto Essencial", organizado por Ítalo Moriconi, lançado este ano; e o documentário "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim".
Foto1: Claufe Rodrigues entrevista Paulo Henriques Britto
Foto2: Philip Roth
Crédito: Globo/ Divulgação
Comentários