MGM estréia "Caravaggio", minissérie sobre o famoso pintor italiano

No dia 27 de julho, às 22h, o canal MGM estréia a primeira parte da minissérie "Caravaggio", super produção italiana, que conta a história de Michelangelo Merisi (nome real do pintor), mais conhecido como Caravaggio, o pintor da luz.

Filmada em Belgrado, Roma e Sicília, a minissérie retrata com fidelidade as principais passagens da vida do pintor, com destaque para seus relacionamentos conflituosos e para a realização de suas obras mais polêmicas.

A genialidade do diretor de fotografia Vitorino Storaro, vencedor do Oscar® e um dos maiores nomes do cinema italiano, se faz presente ao longo do filme, ressaltando e reproduzindo com fidelidade a extrema habilidade com que Caravaggio trabalhava com a luz e a reproduzia com maestria em seus quadros.

Portanto, esta minissérie que será exibida em dois capítulos, é uma excelente oportunidade para o telespectador tomar contato com as características únicas dos trabalhos de um dos maiores nomes da pintura italiana.

Contemporâneo de Shakespeare, Caravaggio criou cenas em seus quadros com luz e sombra que inspiram até hoje muitos diretores de filmes. Ele foi o expoente da pintura naturalista do princípio do século XVII e usava modelos provenientes das classes sociais humildes em seus trabalhos. Tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. E levou este princípio estético às últimas conseqüências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta achada morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem.

Autor de clássicos da arte italiana, Caravaggio é considerado um dos inventores do barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante e cujas obras Crucificação de São Pedro, Conversão de São Paulo, Vocação de São Mateus e Ressurreição de Lázaro são tidas como marcos da pintura do settecento (termo italiano para o século 18, utilizado para se referir a arte, movimentos e estilo desse período).

Nascido em um povoado da Lombardia, chamado Caravaggio (daí seu nome artístico), em 29 de setembro de 1571, Michelangelo Merisi é interpretado nesta minissérie por Alessio Boni.

Vindo de uma família simples que trabalhava para nobres de Milão, Caravaggio era enigmático, fascinante, e perigoso. Aos seis anos prometeu amor e fidelidade eterno a Costanza Colonna, papel de Elena Sofia Ricci, que o protegeu e o ajudou até seus últimos dias. Mas o ápice de sua fama, foi quando ele matou um homem durante uma luta por conta de seu amor por Fillide Melandroni, em 1606, e fugiu de Roma com a cabeça a prêmio.

Apesar de suas obras terem sido valorizadas e até mesmo disputadas já em sua
época, por conta de seu gênio difícil e de problemas de saúde Caravaggio
morreu praticamente abandonado em 1610, após uma carreira de pouco mais do que uma década, morria em 18 de julho, aos 39 anos de idade.

Ficha técnica e data de exibição:

CARAVAGGIO – ESTRÉIA
Caravaggio, Itália, 2007. Direção: Angelo Longoni. Elenco: Alessio Boni, Claire Keim, Jordi Mollà, Paoplo Briguglia, Benjamin Sadler, Elena Sofia Ricci.  Gênero: Drama. Duração: 180 minutos. Classificação: PG.

1ª Parte
DATA   HORÁRIO
27.07.08   22h
10.08.08   22h
11.08.08   20h10
30.08.08   16h10
2ª Parte
DATA   HORÁRIO
03.08.08   22h
12.08.08   22h
13.08.08   20h
30.08.08   18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado