LIÇÕES DA ESCURIDÃO. ESTREIA NO INFINITO


LIÇÕES DA ESCURIDÃO

Um documentário de Werner Herzog


Em meados de 1991, quando as tropas iraquianas que invadiram o Kuwait se retiraram do país, o mundo inteiro pôde ver as imagens de um dos maiores desastres ecológicos da história: mais de 700 poços de petróleo não paravam de arder e milhões de litros do chamado "ouro negro" jorravam sem nenhum controle. O cineasta alemão Werner Herzog decidiu enfrentar aquele verdadeiro inferno para filmar, como só ele poderia fazer, "um planeta diferente, um mundo inteiro em chamas".


Herzog conta que a ideia de filmar essa catástrofe relacionada com a primeira guerra do Golfo surgiu logo após uma breve conversa com Paul Berriff, um dos mais conhecidos documentaristas da BBC. Ambos partilhavam a opinião de que as imagens exibidas pela televisão não conseguiam refletir o que realmente estava acontecendo.


Grandes áreas devastadas, cidades em ruínas, campos de batalha, desertos que parecem paisagens lunares e que surgem aos nossos olhos como santuários. Sem referências ao contexto histórico e político, Herzog realizou com maestria um material muito ao seu estilo, com um enfoque entre o documentário e um filme de ficção científica.


Domingo 21, 20h

Reapresentação: sexta 26, 22h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado