TV Cultura prepara Semana da Mulher


 

Elis Regina, Ruth Escobar, Elizeth Cardoso, Luiza Erundina estão entre os nomes que fazem o especial em homenagem ao sexo forte.

 De 8 a 13 de março

 

A TV Cultura está com uma programação bastante especial na Semana da Mulher, com documentários, entrevistas e filmes que vão ao ar de 8 a 13 de março. Ruth Escobar, Elis Regina, Elizeth Cardoso, Dercy Gonçalves, Luiza Erundina e Marisa Orth são algumas das personalidades escolhidas para rechear a homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

 

Na segunda-feira, data comemorativa (8/3), às 20h, uma das mais renomadas intérpretes da MPB, a Pimentinha (como era chamada pelos amigos) Elis Regina foi a escolhida no programa Mosaicos. A atração revê a trajetória da cantora, consagrada por sucessos como Arrastão e O bêbado e a equilibrista. A edição conta ainda com as participações dos cantores Jair Rodrigues, Fátima Guedes, Ná Ozzetti, Negra Li, Fabiana Cozza, dos músicos André Mehmari, Nathan Marques e do grupo Zimbo Trio.

 

No dia seguinte, terça-feira (9/3), a série Brasileiros e Brasileiras – Biografias para a TV apresenta a vida e a obra da atriz e produtora teatral Ruth Escobar, que revela, num intenso depoimento ao jornalista Delfim Araújo, momentos marcantes de sua vida profissional, as atividades teatrais produzidas nos anos duros da ditadura, como Cemitério de automóveis e O Balcão, e a militância política.

 

A trajetória artística de uma das mais marcantes intérpretes da história da nossa música, Elizeth Cardoso, é também retratada no documentário musical Mosaicos – A Arte de Elizeth Cardoso, que vai ao ar na quarta-feira (10/3). O programa mostra a artista em imagens recuperadas do arquivo da TV Cultura, como em depoimentos para o programa Vox Populi (1982) e na interpretação de grandes clássicos da música brasileira nos programas Eu Sou o Show (1985), Café Concerto (1986) e Música Brasileira (1970).

 

A série Expresso Brasil – O Piauí de Niede Guidon conta a história da arqueóloga que dá nome ao filme. Ela fala de sua profissão e mostra o Parque Nacional da Serra da Capivara. O programa vai ao ar na quinta-feira (11/3), às 20h. No mesmo dia, às 20h40, Sexo Forte – Índia, França, Afeganistão e Japão apresenta minidocumentários organizados pela inglesa TVE - Television Trust for the Environment. Os filmes mostram histórias de mulheres que, com trabalho e ideias, geram progresso, seja no campo político, social ou educacional. Ainda na quinta-feira, às 23h, o Especial Cultura – Julieta é Bárbara conta a história da poetisa e pintora Julieta Bárbara, que viveu momentos históricos ao lado de Oswald de Andrade e Mário Schenberg.

 

A homenagem não poderia esquecer a irreverente Dercy Gonçalves, que na série Brasileiros e Brasileira falou de sua trajetória artística e da relação com sua família. No ar sexta-feira (12/3).

 

Outra marca feminina na cultura brasileira é Cássia Eller. A cantora não poderia estar fora das atrações. No sábado (13/3), a TV Cultura exibe um especial sobre ela que reúne seus momentos mais marcantes e apresentações nos programas Bem BrasilEnsaio,Musikaos e Metrópolis. Há, também, uma entrevista dada pelo músico Nando Reis, destacando o estilo, a voz e a personalidade da artista.

 

Provocações especiais

 

Ainda em homenagem à mulher, o Provocações – comandado por Antônio Abujamra – traz entrevistas inéditas com personalidades femininas durante todo o mês de março, e já a partir desta sexta-feira (5/3). Serão entrevistadas Luiza Erundina (5/3), Marisa Orth(12/3), a estudiosa de cinema Alessandra Meleiro (19/3), e a fotógrafa Maureen Bisilliat e sua filha Sophia Bisilliat (26/3).

 

Programação da Semana da Mulher:

 

Sexta-feira (5/3), às 22h

Provocações, com Luiza Erundia

 

Segunda-feira (8/3), às 20h

Mosaicos – A Arte de Elis Regina

 

Terça-feira (9/3), às 20h

Brasileiros e Brasileiras – Biografias para a TV 

Nome do Pai, da Coragem e do Teatro... A Vida de Ruth Escobar

 

Quarta-feira (10/3), às 20h

Mosaicos – A Arte de Elizeth Cardoso

 

Quinta-feira (11/3)

Expresso Brasil – O Piauí de Niede Guidonàs 20h

Sexo Forte – Índia, França, Afeganistão, Japãoàs 20h40

Especial Cultura – Julieta é Bárbara, às 23h

 

Sexta-feira (12/3)

Brasileiros e Brasileiras – Biografias para TV – Dercy por Dercy, e Por Alguns Amigos, às 20h

Provocações, com Marisa Orth, às 22h

 

Sábado (13/3), 20h

Especial Cássia Eller

 

Sexta-feira (19/3), às 22h

Provocaçõescom Alessandra Meleiro

 

Sexta-feira (26/3), às 22h

Provocações, com Maureen Bisilliat e Sophia Bisilliat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado