NATGEO ESTREIA MUNDIAL DE “DESVENDANDO AS LINHAS DE NAZCA”



Domingo, dia 14, às 22h
.

Um documentário que investiga o significado de uma das mais antigas e enigmáticas criações do homem pré-histórico



Estendendo-se por um amplo território no deserto ao sul do Peru, já um dos mistérios mais incríveis da história: linhas imensas com formas de animais, seres humanos e figuras geométricas. Enquanto distintas teorias sugerem que as "Linhas de Nazca" eram usadas como pistas de corrida, calendários astronômicos e até mesmo pistas de aterrissagem para alienígenas, novas descobertas científicas e os restos de um corpo sem cabeça encontrados no local podem fornecer as chaves para que este mistério seja finalmente esclarecido.


No domingo, dia 14, às 22h, o Canal National Geographic transita por décadas de especulações para revelar por que os habitantes Nazca pré-históricos que viveram neste deserto em 100 a.C traçaram estas linhas. Com helicópteros equipados com o que existe de mais moderno em tecnologia, os cientistas criam o primeiro mapa digital das "Linhas de Nazca" - que se estendem ao longo do deserto formando labirintos – para proporcionar um panorama completo que une as linhas enigmáticas com a paisagem desértica e os antigos assentamentos.


Viver no limite da sobrevivência pode ter criado uma intensa relação entre as divindades e as "Linhas de Nazca". Os cientistas investigam as medidas extremas que os Nazca devem ter tomado para obter favores das divindades. Quando os arqueólogos descobrem o esqueleto de um jovem enterrado de forma cerimoniosa, mas com sinais evidentes de decapitação, os investigadores identificam a importância que o papel destas linhas tiveram na vida e na morte dos habitantes de Nazca.


A decapitação é um símbolo comum nos jarros Nazca e no túmulo onde foi encontrado o esqueleto. Um jarro de cerâmica traz a figura de uma cabeça decapitada com uma árvore brotando do crânio. Seria uma execução ou um sacrifício? O que a localização do corpo, a sepultura e o próprio esqueleto podem dizer aos cientistas sobre o verdadeiro propósito das Linhas de Nazca?

Enquanto as primeiras linhas tinham formas de divindades e animais, as últimas eram maiores e geométricas. A execução era simples, mas eficiente. Os trabalhadores marcavam as linhas utilizando troncos de madeira, cordas de algodão e pedras. Os cientistas consideram que as linhas de Nazca podem ter sido templos a céu aberto onde os habitantes rezavam pedindo por chuva.


Imagens fascinantes mostram a beleza das Linhas de Nazca enquanto mapas digitais de última geração oferecem informações vitais sobre o posicionamento destas linhas. Investigações e entrevistas com especialistas transportam o telespectador de volta aos tempos pré-históricos no deserto ao sul do Peru para conhecer detalhes da vida dos Nazca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado