TRANSPERFORMANCE OCUPA RUAS DO RIO DE 15 A 18 DE DEZEMBRO

  • De 15 a 18 de dezembro o Rio de Janeiro será atravessado pela performance
  • O projeto ocupará locais emblemáticos da cidade tendo como base o Oi Futuro em Ipanema

 

De 15 a 18 de dezembro, o TRANSPERFORMANCE ocupará as ruas do Rio. Mais de 20 renomados artistas nacionais e estrangeiros circularão pela cidade, instigando os cariocas a repensarem sua relação com o espaço, por meio de performances e intervenções urbanas. Com extensa programação, o TRANSPERFORMANCE, com curadoria da artista visual e pesquisadora Lilian Amaral e produção da Fase 10 Produções Artísticas, ocupará praias, praças e espaços emblemáticos da cidade tendo como base o Oi Futuro em Ipanema, convidando a população a interagir. O evento é patrocinado pela Oi e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro.

 

Paralelamente, ocorrerão palestras, encontros e workshops onde os artistas discutirão com o público as diversas possibilidades de manifestação da performance na contemporaneidade. Haverá também mostras de videoperformance com obras de mais de 40 artistas. É a performance saindo dos espaços sacralizados dos museus e galerias e indo às ruas propor uma visão mais crítica diante do mundo.

 

Regina Silveira, Maurício Dias e Walter Riedweg, Xico Chaves, Corpos Informáticos, Michel Groisman, Irmãos Guimarães, Solon Ribeiro, Tadeu Jungle e os internacionais Los Torreznos (Espanha) e Victor Ruano (EUA) são alguns dos artistas convidados. Sediado no Oi Futuro em Ipanema, o TRANSPERFORMANCE se deslocará pela cidade, atravessando múltiplos espaços, como o Instituto Cervantes, em Botafogo; o Palácio Gustavo Capanema; a praia de Ipanema; a Praça General Osório; entre outros. Os locais e horários das performances podem ser conferidos diariamente na internet, no endereço www.transperformance.blogspot.com.

 

Funcionando como base do projeto, o Oi Futuro, em Ipanema, expandirá e ao mesmo tempo concentrará as atividades. As performances feitas pela cidade serão registradas em vídeo e exibidas em seguida em mostras no centro cultural. Além do trabalho dos artistas convidados, o público conhecerá uma produção emergente resultante da participação espontânea de artistas que podem enviar suas videoperformances até 5 de dezembro, por meio do site www.gag.art.br. Trata-se da convocatória de videoperformance para internet (new media art) Occupy all Streets, realizada pelo Phila 7, um dos coletivos que participarão do projeto.


O TRANSPERFORMANCE propõe uma discussão aprofundada acerca das práticas performativas contemporâneas na sua inter-relação com a cidade. Considerando sua natureza transversal e transdisciplinar de forma expandida, analisa as atuais configurações, articulações e atravessamentos entre corpos e campos e suas implicações nos diversos territórios e derivações nas redes.

O projeto aborda como eixos conceituais o diálogo, a contaminação e hibridização entre campos de práticas artísticas e investigativas, linguagens, espaços e multisensorialidades. O TRANSPERFORMANCE busca promover um diálogo e práticas que abordem em conjunto as experiências do artista, da crítica e da curadoria, tendo a experiência urbana como campo de prática expandida e tensionamento constante, compondo geografias do atrito e de afetos.

A programação inclui performances urbanas, mostra de videoperformances, projeções no espaço público, workshops, oficinas, encontros, conferências e publicação. A mostra de vídeos será organizada em quatro segmentos: Anos 70 e 80 - performance, vídeo e extensões do corpo; Acervos, arquivos e compilações; Videoperformances - artistas convidados brasileiros; Videoperformaces - artistas convidados estrangeiros.


SERVIÇO

Performance + vídeo + intervenção + paisagem sonora + cartografia colaborativa + percursos urbanos + convocatória de videoperformance + publicações

DATA: 15 (abertura), 16, 17 e 18 de dezembro de 2011
LOCAIS: Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema – Tel.: 21 3201-3010), Instituto Cervantes (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo – Tel.: 21 3554-5910) e em espaços públicos da cidade
Horário: 8h às 21h
Curadoria e organização editorial: Lilian Amaral
Produção: Fase 10
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Apoio: Instituto Cervantes Rio de Janeiro
www.transperformance.blogspot.com

Artistas:
Camila Mello
Corpos Informáticos
Escuela de Tauromaquia (Espanha)
GAG Phila 7
Irmãos Guimarães
Los Torreznos (Espanha)
Lucio Agra
Maicyra Leão
Martha Niklaus
Maurício Dias e Walter Ridweg (Suíça)
Michel Groisman
Marcus Vinícius
Malu Fragoso / Grupo ACHo
Regina Silveira
Solon Ribeiro
Tadeu Jungle
Vade Retro
Victor Ruano / Santasombra (EUA)
Xico Chaves

Artistas homenageados: José Roberto Aguilar (30 anos de Banda Performática) e Otávio Donasci (30 anos de Videocriaturas)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado