“Mundo.doc” ganha nova temporada em janeiro no Canal Futura


O cotidiano de palestinos e israelenses que vivem separados pela fronteira ideológica, as dificuldades de imigrantes na Alemanha e a "arqueologia" do Corão estão entre os temas dos documentários inéditos

 

Em janeiro, o Canal Futura exibe, às quintas-feiras, 22h, a nova temporada do "Mundo.doc" com documentários inéditos que colocam em relevo as características de diferentes culturas.

No dia 3, "O Valor das Pequenas Coisas" retrata a dura realidade do preconceito enfrentado por filhos de imigrantes em uma pré-escola alemã.

Ao longo do mês, dois filmes apresentam a história de escritos importantes para diferentes tradições religiosas: o "Talmude", da cultura judaica, no dia 10, e "O Corão: de volta às origens", livro base do Islamismo, no dia 17.

Dia 24, o documentário "Chandani: a filha do encantador de elefantes" conta a experiência de uma menina que aprende com o pai uma profissão tradicionalmente masculina no Sri Lanka.

Em "Crônicas de uma Guerra Anunciada", dia 31, o telespectador acompanha o cotidiano de crianças, mulheres e homens de uma cidade israelense, Sderot, e de Gaza, separadas por uma fronteira ideológica difícil de atravessar.

 

Mundo.doc

Às quintas-feiras, 22h

Reprises: sextas-feiras, 13h30, sábados, 17h30, e domingos, 3h30 e 19h30

 

Sinopses dos filmes

 

Dia 03/01

"O Valor das Pequenas Coisas"

Para os alunos de uma turma de pré-escola alemã, frequentar as aulas significa o confronto diário com o sentimento de ser diferente. O cotidiano é uma luta solitária em busca de ajustes e realizações, cheia de sonhos e decepções. Este filme retrata a dinâmica entre as crianças, a interação com a professora e o psicólogo, e o desempenho de cada um nas atividades propostas. O resultado é um retrato da nova geração de europeus, filhos de imigrantes, que formam a periferia das grandes cidades.

 

Dia 10/01

"O Talmude"

O Talmude, em muitos aspectos, é a conquista mais importante da cultura judaica. Essa coleção de escritos hebraicos, transmitidos por gerações através da linguagem oral, consiste em uma espécie de complemento aos textos bíblicos. Os textos trazem respostas para questões ambíguas apresentadas na Torá, além de acompanhar a evolução histórica do povo judeu. Este documentário mostra desde sua criação até os dias atuais, em que a grande missão da cultura judaica é passar os ensinamentos de forma democrática.

 

Dia 17/01

"O Corão - De Volta às Origens"

Corão, que em árabe significa ler ou recitar, é o livro base do Islamismo, religião com aproximadamente 1,5 milhão de fiéis. A história de suas origens, desde os contos da tradição mulçumana às recentes descobertas dos cientistas, permanece em grande parte desconhecida. Este documentário convida o espectador a descobrir essa "arqueologia do Corão": uma viagem pelos lugares onde o livro tomou forma, foi desenvolvido e transmitido, com comentários e análises de historiadores.

 

Dia 24/01

"Chandani – A Filha do Encantador de Elefantes"

Chandani tem 16 anos e quer seguir os passos de se pai, um dos mais experientes mahout (pessoa que cuida de elefantes) no Sri Lanka. Por não ter filho homem para dar continuidade à tradição familar, contra a vontade dos outros mahouts, ele decide ensinar a Chandani como controlar a elefante Kandula. Sendo a primeira garota em uma profissão masculina, Chandani deve demostrar que é capaz de aprender as complicadas tarefas dos mahouts para se tornar uma deles.

 

Dia 31/01

"Crônicas de uma Guerra Anunciada"

No final de 2008, durante dois meses, uma equipe israelense em Sderot e outro grupo palestino em Gaza documentaram o cotidiano de crianças, mulheres e homens de ambas as cidades, separados por apenas dois quilômetros de distância e por uma complexa fronteira ideológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado