'Som Brasil'comemora o aniversário de Rita Lee no VIVA



No próximo dia 29 de dezembro, o "Som Brasil" homenageia um símbolo do rock nacional, a cantora e compositora Rita Lee. Prestes a completar 65 anos no dia 31 de dezembro e com mais de 65 milhões de discos vendidos, Rita tem seus grandes sucessos interpretados por Pitty, Tiê, banda Lafayette e os Tremendões e grupo Brasov.  O "Som Brasil Especial Rita Lee" vai ao ar no dia 29, à 0h, com horário alternativo de exibição no domingo, às 18h15.

Nascida na cidade de São Paulo, Rita Lee Jones Carvalho foi educada em colégio francês e chegou a cursar Comunicação Social, mas deixou os estudos no primeiro período para seguir a carreira musical.  Formada em piano clássico, Rita criou junto com os irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, em 1966, a banda Os Mutantes, uma das maiores expressões do movimento tropicalista. Após seis anos no grupo, a cantora deixou Os Mutantes e formou, com a amiga Lúcia Turnbull, a banda Tutti-Frutti. Além de ter sido a vocalista, ela tocava piano, violão e gaita. O reconhecimento nacional chegou em 1975 com o disco "Fruto Proibido", lançado pela Som Livre. Entre os grandes sucessos destacam-se "Agora só Falta Você" e "Ovelha Negra", que emplacou a primeira posição da parada nacional no mesmo ano. Durante a carreira de sucesso, Rita ganhou prêmios como o Shell, de destaque da MPB, em 1996; um Grammy Latino na categoria melhor disco de rock com o álbum "3001", em 2001; e um prêmio Top 100 Brazil, na categoria melhor álbum nacional com "Reza", em 2012.

No "Som Brasil", comandado por Camila Pitanga, os momentos marcantes da carreira de Rita são lembrados através de imagens de arquivo e trechos de entrevistas. Tiê interpreta "Ando meio desligado" e Pitty faz sua versão de "Ovelha Negra" e "Esse tal de Rockenrow".  As canções "Mania de você" e "Chega mais" ficam por conta dos grupos Lafayette e os Tremendões, e Brasov, respectivamente.

Som Brasil

O "Som Brasil" estreou na TV Globo em 1981 com o objetivo de divulgar a música regional brasileira. Inicialmente, o programa era dirigido e apresentado pelo cantor Rolando Boldrin, responsável também pela criação e formato da atração. Ao longo do tempo, o Som Brasil sofreu algumas mudanças e começou a ser apresentado por atrizes como Patrícia Pillar, Letícia Sabatella e Camila Pitanga. Além disso, o musical passou a homenagear grandes compositores e a abrir espaço para novos artistas ainda pouco conhecidos pelo público. No VIVA, o "Som Brasil" é exibido desde o lançamento do canal, em maio de 2010.

Som Brasil

VIVA - Canal Globosat 
No ar aos sábados, à 0h

Horário Alternativo: domingos, às 18h15.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado