Retrospectiva 2012 lembra os fatos mais marcantes do ano
Nesta sexta-feira, dia 28, no último 'Globo Repórter' do ano vai ao ar a Retrospectiva 2012. Apresentado por Glória Maria e Sergio Chapelin, o especial – que foi gravado no Palácio da Justiça, no Rio de Janeiro – faz um passeio pelo ano que passou e mostra os acontecimentos mais importantes na economia, na política, no esporte e no meio ambiente.
Na política, o destaque é o julgamento do mensalão, que marcou 2012 como um ano de justiça e do nascimento de um novo Brasil, mais inquieto e questionador.
"No Brasil, este foi, sem dúvida, um ano de justiça! Já não acreditávamos muito que isso podia acontecer, mas o julgamento do mensalão, o maior da história, foi a materialização de que é possível sim se fazer justiça de uma maneira correta e justa", avalia Glória.
1. No tema meio ambiente, o especial mostra os desafios e conquistas da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, em junho, e recebeu representantes do mundo todo. A fúria da natureza com o furacão Sandy que devastou a cidade de Nova York, o flagelo das secas e os sustos das enchentes no Brasil também entram na edição.
As conquistas do esporte em 2012 não ficam de fora: o telespectador confere os recordes alcançados nas Olimpíadas de Londres, as vitórias do futebol nos campeonatos mundiais e a consagração do mais jovem campeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel. Entre os acontecimentos da editoria internacional, os holofotes se voltam para a reeleição do presidente americano Barack Obama e a espera do novo herdeiro do trono inglês, com a gravidez da princesa Kate Middleton.
A Retrospectiva 2012 vai nesta sexta-feira, dia 28, logo após a novela 'Salve Jorge'.
Legenda –Glória Maria e Sergio Chapelin em gravação da 'Retrospectiva 2012', no Palácio da Justiça no Rio de Janeiro
Crédito – Divulgação Rede Globo/ Raphael Dias
Comentários