Tchaikovsky, Shakespeare e Seurat estão na "Sessão Philos" em dezembro


Faixa de documentários e espetáculos do canal +Globosat encerra o ano exibindo uma montagem do balé 'A Bela Adormecida' pelo Royal Ballet

"Sessão Philos" exibirá em dezembro quatro novas atrações do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. Exibida todos os sábados, às 17h, pelo canal +Globosat, a faixa terá em sua programação deste mês os documentários "A Vida Secreta de Uma Obra-Prima - Georges Seurat", "Shakespeare na Itália", "Decodificando o Cristianismo - Anjos" e o balé "A Bela Adormecida", composto por Pyotr Tchaikovsky, em uma montagem da companhia britânica Royal Ballet.

"A Vida Secreta de Uma Obra-Prima" é um documentário em série da BBC que se concentra em analisar diversas obras de arte de artistas que marcaram história como Salvador Dalí, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Francisco Goya, Gustav Klimt, entre outros. Durante cada episódio, uma obra é escolhida e críticos de arte e historiadores dissertam sobre técnicas, fatos históricos e sua relevância para o mundo da arte, sempre de uma maneira compreensível a todos. No episódio "Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte", que vai ao ar na "Sessão Philos" neste sábado, dia 7 de dezembro, a obra do pintor francês Georges Seurat, pioneiro do movimento pontilhista, é recolocada no cavalete para uma nova avaliação. 

Conhecer a inspiração por trás de obras clássicas do teatro como 'O Mercador de Veneza', 'Romeu e Julieta', 'Júlio César', 'Otelo', 'A Megera Domada' e tantas outras. Essa é a premissa do documentário "Shakespeare na Itália", apresentado pelo renomado escritor e historiador italiano Francesco Da Mosto, cujo primeiro capítulo que será exibido no dia 14 de dezembro na "Sessão Philos". Neste episódio desta sedutora série dividida em duas partes, Da Mosto viaja por Verona e Veneza revelando belos locais, mitos e histórias italianas que inspiraram algumas das mais famosas peças do inglês William Shakespeare. Assumidamente apaixonado pela Itália, um terço de suas obras - com suas tramas de amor, guerra, fidelidade, traição e, sobretudo, política - se passa no país. Francesco Da Mosto mostra como os cenários, a cultura e a aura daquele período preenchiam a imaginação de um britânico do século XVI.

Na semana que antecede o natal, no dia 21 de dezembro, a "Sessão Philos" exibirá o episódio "Anjos", da série "Decodificando o Cristianismo". Dirigida por Stephen Rooke, a série se dedica a decodificar diversos acontecimentos intrigantes do cristianismo. Desde os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael até os mais sombrios, como Lúcifer, os anjos sempre foram figuras importantes no Cristianismo. Neste episódio os diferentes tipos de anjos são postos em debate, assim como o significado de seus retratos artísticos. 

Por fim, no dia 28, último sábado de 2013, vai ao ar o balé "A Bela Adormecida", um dos espetáculos mais admirados pelos fãs da dança em todo o mundo. Baseado no conto de Charles Perrault, o espetáculo conta com música de Pyotr Tchaikovsky e coreografia original do russo Marius Petipa, considerado o "pai do balé clássico" e um dos coreógrafos mais influentes de todos os tempos. Nesta montagem, a bailarina Alina Cojocaru interpreta a Princesa Aurora, moça belíssima que foi amaldiçoada por uma bruxa em seu nascimento. Ao completar 16 anos, Aurora estaria condenada a 100 anos de sono profundo depois de furar o dedo em um espinho. Para despertá-la, entra em cena o Príncipe Florimund, interpretado por Federico Bonelli. A montagem é do Royal Ballet britânico, com participação da orquestra da Royal Opera House regida pelo maestro Valeriy Ovsyanikov.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado