Série "Caravaggio" começa a ser exibida pelo Arte 1 nesta segunda-feira



Caravaggio

Em dezembro, a grande estreia do Arte 1 é a série "Caravaggio", sobre um dos mais revolucionários mestres do barroco, que rendeu ao cineasta Angelo Longoni o prêmio Capri Hollywood em 2007 de melhor diretor. A superprodução custou 10 milhões de euros e foi feita pela televisão estatal italiana RAI. Foram necessárias 12 semanas de filmagens, entre locações na Sérvia, Roma e Sicília, com mais de 900 profissionais envolvidos.



Com roteiro de James H. Carrington e Andrea Purgatori, a série tem Vittorio Storaro como diretor de fotografia. Vencedor de três Oscar pelos filmes "Apocalypse Now", "Reds" e "O Último Imperador", Storaro é conhecido por usar técnicas de luz próximas às aplicadas por Caravaggio em suas telas. O diretor de fotografia cita especificamente a obra "A Vocação de São Mateus" como uma inspiração para sua carreira. O óleo com mais de três metros de altura aparece na série.

"Caravaggio" contextualiza o artista em sua época, vivendo entre colegas pintores, nobres e inimigos poderosos, como os membros da Inquisição. Reconstitui também a origem de pinturas famosas, como "Judite e Holofernes".



É o ator Alessio Boni quem dá vida ao pintor Michelangelo Merisi, nascido em Caravaggio, região de Lombardia, na Itália. A série "Caravaggio" começa a ser exibida no Arte 1 Em Série a partir do dia 2 de dezembro, sempre às 20h, e em horários alternativos (confira no site do Arte 1).



O Arte 1 Em Movimento também entra no clima e traz depoimentos de artistas e críticos contemporâneos sobre o legado de Caravaggio. O pintor Paulo Pasta, o fotógrafo Tuca Vieira e o crítico Álvaro Machado falam sobre o mestre barroco que influenciou e influencia gerações com seu jogo preciso de claro e escuro.



No mesmo mês, o Arte 1 estende a homenagem a Caravaggio na programação:



"David Hockney e o Conhecimento Secreto"

Arte 1 Documenta

10/12 às 21h30 e 14/12 às 23h



"Caravaggio" - "Simon Schama – O Poder da Arte"

Arte 1 Documenta

5/12 às 20h30 e 12/12, às 20h



"A Captura de Cristo" - "A Vida Secreta de Uma Obra Prima"

Arte 1 Documenta

3/12, às 19h e 11/12 às 20h30



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado