SescTV estreia série “Passagem de Som”, que mostra ensaios e bastidores do programa “Instrumental Sesc Brasil”
O compositor e cantor Tom Zé é a atração do primeiro documentário da série que vai ao ar no dia 15/12, domingo, às 21h
Foto: Dani Sandrini
Passagem de Som apresenta, todos os domingos, às 21h, documentários de 30' com entrevistas ensaios e bastidores com os músicos que participam dos shows da série Instrumental Sesc Brasil, exibida na sequência. O compositor, cantor, performance, arranjador e escritor Tom Zé é a atração do primeiro programa, que estreia no dia 15/12.
Nascido em Irará, Bahia, Tom Zé foi um dos principais integrantes, juntamente com Caetano Veloso e Gilberto Gil, do movimento musical Tropicália, nos anos 60. O movimento revolucionou os campos da música e da cultura brasileira, com o propósito de internacionalizar a cultura, introduzindo o experimentalismo em suas diversas vertentes.
No documentário, Tom Zé passeia pelas ruas do centro da capital paulista que foi cenário da Tropicália e relembra essa época quando as condições socioeconômicas contribuíram para o surgimento do movimento. O músico recorda canções como Coração Materno (1968), que foi sucesso na voz de Caetano Veloso.
Em visita à oficina do luthier Murilo Ferreira, Tom Zé revela que para ele "tanto faz a qualidade do violão" porque o estilo da música que ele compõe "não depende do instrumento". Ele também relembra a descoberta de sua incompetência aos 15 aos de idade, quando percebeu que não cantava como outras as outras pessoas, mas continuou estudando música mesmo assim.
O documentário traz depoimento da cantora Gal Costa e imagens dos ensaios de Tom Zé para realização do show que o artista é a atração no Instrumental Sesc Brasil que o canal exibe logo na sequência, às 21h30. Neste espetáculo, o músico executa os principais sucessos de sua carreira, como Ave Dor Maria, de sua autoria; e Xique-Xique, em parceira com Miguel Wisnik; e Pisa na Fulô, de João do Valle, Silveira Jr. e Ernesto Pires.
Comentários