A cidade do Rio de Janeiro é tema de documentário inédito


 

O programa vai ao ar no dia 27/02, quinta, às 21h30, no SescTV


 

 

 

Com o tema Cidades Históricas, episódio da série Coleções narra a história, as belezas naturais, e as principais manifestações culturais da cidade do Rio de Janeiro. O documentário passeia pela paisagem carioca e conversa com personagens que se sentem atraídos pela segunda maior metrópole brasileira. Com direção geral de Belisario Franca, a atração estreia no dia 27/02, quinta, às 21h30, no SescTV.

 

A produção discorre, entre outros temas, sobre as primeiras ocupações da cidade do Rio de Janeiro pelos portugueses; os motivos que levaram os lusitanos a não se interessarem pela Bahia da Guanabara; a ocupação da Bahia pelos franceses, que ameaçavam o domínio português;   o surgimento das primeiras estradas que seguiam em direção ao interior; e o desenvolvimento da cidade após a descoberta do ouro em Minas Gerais, em 1696.

 

O episódio comenta a chegada do samba ao Rio de Janeiro, vindo da Bahia. A princípio, o berço do samba foi na Pedra do Sal, depois migrou para a Praça Onze e para a casa da Tia Ciata, onde a feijoada se tornou tradição.  Logo, esse ritmo musical foi fazer história no subúrbio carioca, nas escolas de samba e no Carvanal.  

 

O programa também trata do desmatamento e reflorestamento da Tijuca; da exploração dos espaços cariocas; da cultura de praia; e da identificação entre portugueses e brasileiros. Além disso, o episódio visita o Paço Imperial, centro cultural desde 1985. A construção já foi Casa dos Governadores; Paço Vice-Real; Palácio Real; Palácio Imperial; e repartição geral dos Correios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado