GloboNews exibe o documentário 'Adeus, Haiti' neste domingo


 

O ‘GloboNews Documentário’ exibe neste domingo, dia 23, o ‘Adeus, Haiti’. Produzido pelos jornalistas do canal, Julio Molica e Barbara Carvalho, o documentário mostra os motivos pelos quais milhões de haitianos procuram, desde o início do século XX, a vida no exterior. Até o fim do século XVIII, a situação no país era bem diferente. A ilha recebia escravos, que buscavam o Haiti para conseguir liberdade, garantida pela recém-conquistada independência. Duzentos anos depois, o Haiti repele em vez de atrair.

 

Tendo como fio condutor o drama pessoal da escritora haitiana Edwige Danticat, ‘Adeus, Haiti’ mostra o que expulsou cerca de dois milhões de pessoas de sua própria pátria e quais os desafios que elas encaram para construir uma nova vida mundo afora. “A minha história é muito parecida com a de muitos haitianos. Quando eu tinha dois anos, meu pai, que era ameaçado e que também vivia uma situação econômica complicada, decidiu ir para os Estados Unidos tentar a vida. Ele veio antes, depois trouxe a mulher. Deixou as crianças, eu e meu irmão, na casa dos meus tios. Fui criada nessa casa com várias crianças como nós, cujos pais estavam vivendo no exterior também. Enquanto meus tios cuidavam da gente, meus pais viviam e trabalhavam em Nova York para tentar nos levar também”, conta Dandicat, que vive em Miami.

 

Desde o terremoto de 2010, uma nova fronteira se abriu para essa diáspora. Diante de uma combinação explosiva entre condições econômicas e de infraestrutura precárias e um ambiente político e social extremamente instável, o Brasil se tornou um dos destinos dos haitianos. Com a concessão de vistos humanitários, hoje já são milhares que trabalham por aqui. Alguns já trouxeram os parentes. “Não há trabalhos reais. Não tem um futuro previsto pelo Estado para eles. Eles não pensam em nada além de fugir do país”, diz o sociólogo haitiano Laënnec Hurbon.

 

Julio Molica e Barbara Carvalho percorreram o Haiti, foram à Serafina Côrrea (RS) e Curitiba e ainda viajaram até Miami para conhecer de perto as diferentes motivações e consequências dessa migração em massa.

 

O ‘GloboNews Documentário’ vai ao ar na GloboNews neste domingo, dia 23, às 20h30.

 

Foto: Cité Soleil, o lugar mais pobre de toda a região metropolitana de Porto Príncipe.

Foto: Julio Molica e Barbara Carvalho na base do exército brasileiro em Porto Príncipe.

Crédito: Divulgação/GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado