DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 21 A 25 DE ABRIL



SEGUNDAS DA MÚSICA - 21/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“CURTA RELÂMPAGO – Os Mutantes” (documentário)
Dia 21 de abril, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h
Pelas ruas de São Paulo, em um dia único, Arnaldo Dias, Sérgio Batista e Rita Lee improvisam uma brincadeira mutante. Esse é o documentário relâmpago, com 15 minutos de duração que o Curta! exibe nesta Segunda da Música. Em 1970, o trio já formava uma das mais importantes bandas brasileira de rock, Os Mutantes, e já chegava às prateleiras com o disco “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado”, que marcou a ruptura do grupo com a Tropicália. Neste ano, o diretor Antonio Carlos da Fontoura convidou o trio para um filme improvisado ao som das músicas do álbum novo.


PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  
“TITÃS – A VIDA PARECE UMA FESTA” (documentário)
Dia 21 de abril, segunda, às 22h15
Horários alternativos: terça, às 2h15 e às 16h15 / quarta, às 10h15 / sábado, às 19h / segunda, às 3h
Desde que começou a tocar em sua banda, o músico Branco Mello fez questão de registrar os melhores momentos em vídeo. Após 26 anos de filmagens, ele reuniu tudo neste documentário, que traz tudo sobre os bastidores de um dos maiores grupos do rock nacional, formado no auge da carreira por Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belotto, além de Branco - mas que também teve os músicos André Jung e Ciro Pessoa. Além de imagens exclusivas, o filme traz entrevistas com os integrantes da banda.


TERÇAS DAS ARTES – 22/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“PINDORAMA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS SETE ANÕES” (documentário)
Dia 22 de abril, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / domingo, à 1h e às 20h

O Curta! exibe nesta terça-feira um documentário que retrata uma família que mora, vive e trabalha numa casa que anda. Dirigido por Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare, “Pindorama” mostra como é a vida de Charles, Zuleide, Gilberto, Cleide, Rogério, Claudio e Lobão, sete anões irmãos, descendentes do mítico palhaço Pindoba, o menor e mais engraçado palhaço do mundo. Juntos eles formam o circo Pindorama, uma trupe que circula pelo sertão nordestino, despejando alegria, risos, dando aula de fraternidade e conquistando os corações do Brasil.


PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  INÉDITO  EXCLUSIVO
 “ARQUITETURAS – Palácio de Recepções e Congressos em Roma” (série)
Dia 22 de abril, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / sábado, às 22h30 / segunda, à 1h30

A série “Arquiteturas”, que traz detalhes de grandes obras arquitetônicos ao redor do mundo, fala do Palácio de Recepções e Congressos em Roma. Adalberto Libera, que o construiu entre 1937 e 1953, foi um dos arquitetos mais importantes do século XX e também um dos mais emblemáticos. Ele foi o pioneiro da arquitetura moderna e um forte fascista - era, ao mesmo tempo, inovador e arquiteto do regime. Lançado com grande pompa e circunstância em 1938, o projeto teve, inicialmente, um grande progresso e a estrutura foi finalizada no final de 1939. Mas quando a Itália entrou na Guerra ao lado da Alemanha nazista, esse andamento sofreu um choque: o ritmo de trabalho se tornou lento e foi completamente abandonado em 1944, após o bombardeio aliado. O trabalho foi retomado em 1950 pelos democratas cristãos italianos. Analisando a construção como ela é hoje, mas também com base em arquivos da Itália fascista, esse filme explora a aliança paradoxal entre um movimento de vanguarda formal e uma ideologia totalitária. Assista ao teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ldOaI7BcPT8


QUARTAS DO CINEMA – 23/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  INÉDITO
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Várias Vidas de Joana”, “A Fábrica”, “Cartão Vermelho” e “Julie, Agosto e Setembro”
Dia 23 de abril, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h

“A Vida é Curta!” desta semana traz quatro curtas-metragens que destacam personagens femininas. O primeiro é “Várias Vidas de Joana”, que fala da chegada de Joana ao Rio de Janeiro. A menina, que cresceu no interior, chega à cidade no dia 1º de abril de 1964 e nem imagina o que a espera. A direção é assinada por Abelardo de Carvalho e Cavi Borges. Em seguida, o curta “A Fábrica”, dirigido por Aly Muritiba, conta a história de um presidiário que convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um celular para ele dentro da penitenciária.

O terceiro filme é “Cartão Vermelho”. Dirigido por Lais Bodanzky, ele fala de Fernanda, uma menina de 12 anos que gosta de jogar futebol com os meninos. Depois de mostrar toda sua habilidade e acabar acertando um deles com a bola, ela nem imagina o que eles podem tramar. Por fim, o “A Vida É Curta!” exibe o filme “Julie, Agosto, Setembro”, dirigido por Jarleo Barbosa, que mostra a interação de Julie com o seu novo endereço. A suíça acabou de se mudar pra Goiânia (GO) e aos poucos vai entendendo a cidade - até se transformar em uma parte dela.


PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
“CURTA! RELÂMPAGO – O Guru e os Guris” (documentário)
Dia 23 de abril, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, às 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45

O filme-invenção de Jairo Ferreira é uma ode de amor ao cineclubismo. Ele lembra Maurice Legeard, mítico fundador do Clube de Cinema de Santos - um dos mais antigos do país -, e a sua paixão pelo cinema. Legeard foi ainda um dos gurus do cineclubismo brasileiro como atividade de vanguarda. A fotografia do documentário é assinada por Carlão Reichenbach.


PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  EXCLUSIVO  INÉDITO
“O IMPÉRIO DOS SENTIDOS, DE NAGISA OSHIMA - FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA” (série)
Dia 23 de abril, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 19h / segunda, às 2h
A série francesa “Filmes Que Marcaram Época” traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “O Império dos Sentidos”, de Nagisa Oshima. Inspirado numa história real, o filme fala do amor absoluto através de cenas sexualmente explícitas. Mesmo sendo considerada pornográfica pelo próprio diretor, a produção foi vista como um filme de arte em muitos países. Com o objetivo de evitar a censura japonesa, foi filmado em 1975 no Japão, mas produzido e editado na França. O episódio conta com depoimentos deCatherine MilletCatherine BreillatHubert NiogretHayao ShibataKatsue TomiyamaKoji WakamatsuYoichi Sai, Akiko Koyama eTatsuya Fuji.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 24/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  
“GRANDES ESCRITORES – James Joyce” (série)
Dia 24 de abril, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / domingo, à 0h e às 23h / segunda, às 8h30
Este episódio da série “Grandes Escritores” lembra a vida e a obra do romancista, contista e poeta irlandês James Joyce. Considerado um dos autores de maior relevância do século XX e, embora tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas foram determinantes para sua obra, e seu universo ficcional refletiu sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade em Dublin. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). 


PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS    
“ENCONTRO COM MILTON SANTOS - O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ” (documentário)
Dia 24 de abril, quinta, às 22h20
Horários alternativos: sexta, às 2h20 e às 16h20 / domingo, às 2h30 e às 21h30 / segunda, às 10h20

O documentário, que traz a última entrevista do conceituado geógrafo Milton Santos, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias, procurando explicar, ou até mesmo elucidar, os seus efeitos, as crises que promove e o papel da mídia neste contexto. A direção é de Silvio Tendler.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 25/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“CURTA RELÂMPAGO - O Quintal dos Guerrilheiros” (filme)
Dia 25 de abril, sexta, às 21h25
Horários alternativos: sábado, à 1h55 / segunda, às 14h55 / terça, às 8h55

Dirigido por João Massarolo, o curta-metragem mostra a reunião de três amigos no quintal de uma casa para destruir livros e discos suspeitos durante o governo militar.
, com Caio Blat, Cynthia Falabella, Rafael Primo no elenco. (programado dentro do Especial 1964: 50 anos do Golpe)


PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  ESTREIA
“500 ALMAS” (documentário)
Dia 25 de abril, sexta, às 21h45
Horários alternativos: sábado, às 2h15 e às 21h / segunda, à 0h e às 15h15 / terça, às 9h15
O documentário dirigido por Joel Pizzini fala sobre a perda de identidade baseado na cultura dos índios Guatós. Filmado na ilha Insua, no Pantanal, e em localidades como Cáceres, Poconé e Corumbá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, Recife e Berlim (Alemanha), tem como ponto de partida o resgate da identidade de toda uma população indígena, os índios Guatós - tidos como extintos. Até a produção do filme, lançado em 2005, os não sabiam sua própria história. Com mais de 50 prêmios, “500 Almas” é um dos documentários mais premiados do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado