“Festival Istambul Agora” apresenta DJ Baris K + Ayyuka + DJ Thomash, no SescTV



Os artistas da música turca se apresentam em show inédito dia 11/02, quarta, às 22h
 

 Ayyuka. Foto: divulgação.

SescTV estreia show com a banda Ayyuka e o DJ Baris K, da Turquia, e o DJ Thomash, da Alemanha, dia 11/02, quarta, às 22h, com direção geral de Daniel dos Santos. Último, de uma série de cinco exibidos pelo canal, o espetáculo foi gravado na segunda edição doFestival Istambul Agora, em 2013, no Sesc Pompeia, na capital paulista. O evento reuniu artistas de diferentes estilos, que vão desde o tradicional ao contemporâneo da música da Turquia. 


Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Istambul Agora  promove uma conexão entre o tradicional e o moderno das manifestações culturais da Turquia, possibilitando intercâmbio com a capital paulista. O evento teve a participação de nomes importantes do cenário artístico desse país na música, nas artes visuais, nas artes cênicas e no cinema. O festival aconteceu, em 2013, nas unidades do Sesc Pompeia, Araraquara e CineSesc.


O panorama musical que vive a Turquia hoje foi formado por novas gerações nas décadas de 1960 e 1970 e início dos anos de 1980, comenta o DJ Baris K. Ele recorda que os músicos se inspiravam no acid rock, rock psicodélico e outras vertentes do rock, com influências afro-americanas e jazz. Tudo isso com nuances da música xamânica tribal da Anatólia, ou Ásia Menor como também é conhecida.
 

O DJ Baris K lembra que, devido a diversos acontecimentos, como a Guerra Fria, a derrubada do Muro de Berlim, um golpe de Estado e o controle do exército, a vida social e cultural de Istambul foi destruída nos anos 1990. "Na minha percepção, esse período de 20 anos foi uma espera e agora está mudando um pouco, jovens com boas energias estão ajudando a apagar as marcas dessa época ruim", reflete. Para Baris K, a banda Ayyuka é um exemplo dessa nova geração da Turquia. "Uma ótima representação do que eu estou falando".


Pela primeira vez no Brasil, a banda Ayyuka é formada por amigos que tocam juntos há 13 anos. "Somos influenciados por algumas canções turcas dos anos 1970. Também gostamos de músicas do mundo todo", conta Özgür Yilmar (guitarra e vocal). Os sons procurados pelo trio, na maioria das vezes, são antigos e tocados com guitarras, e são misturados a melodias psicodélicas da Anatólia e improvisações, afirma Alican Tezer (bateria). "Se você pensar mundialmente, nossa música está mais para surf music com melodias orientais", expõe Altan Sebüktekin (baixo). 


Já o DJ Thomash, que é alemão e vive há sete anos em São Paulo, mescla sonoridades do Brasil com ritmos de Istambul. "Nas minhas festas, eu toco um pouco de música eletrônica experimental", revela. O DJ conhecia poucas canções brasileiras antes de vir ao País. Hoje é eclético ao escolher seu repertório. O meu Sangue Ferve por Você, de Sidney Magal, é um exemplo citado por ele. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado