“Jornal da Band” exibe série especial sobre a BR-163

Equipe percorreu quase 2.000km da estrada que começou a ser construída há 40 anos e ainda não ficou pronta

 

O repórter Gilberto Smaniotto na BR-163

 

São Paulo, 18 de agosto de 2015 – A partir de hoje, o Jornal da Band exibe a série especial de reportagens BR-163 - Aventura na Estrada Esquecida. Durante duas semanas, a equipe do telejornal percorreu mais de 1.700 quilômetros do trecho mais problemático da rodovia que atravessa seis estados para ligar o Sul e o Norte do país. Uma estrada que começou a ser construída durante o regime militar e, passados mais de 40 anos e oito presidentes da República, ainda não ficou pronta.

 Projetada para integrar a Amazônia, a rodovia rasgou imensos trechos de floresta virgem, abriu caminho para os pioneiros da colonização, semeou cidades nas regiões Centro-Oeste e Norte e tornou-se rota para escoamento da produção. Mas trouxe junto as mazelas da ocupação desregrada: garimpos clandestinos, disputas agrárias, exploração irregular de madeira, banditismo e prostituição infantil. Além dos atoleiros instransponíveis em épocas de chuva, as pontes de madeira que não aguentam o trânsito pesado dos caminhões e a poeira que impede a visão e provoca acidentes nos períodos secos. 

No interior do Pará, nossa equipe acompanhou uma operação do Ibama que estourou um garimpo ilegal em área de reserva no coração da floresta amazônica. E descobriu que a maior parte do ouro que sai dali clandestinamente vai parar em grandes centros comerciais do Sudeste, do Sul e do exterior. Em contraponto, os repórteres visitaram uma cooperativa autorizada a explorar o garimpo de forma legal no Mato Grosso. O trabalho é feito com o mínimo de agressão ao meio ambiente - e a área escavada, depois de esgotada, é usada para criatório de espécies nativas de peixes.

Gilberto Smaniotto em frente a placa no estado do Pará

 

Em outra frente, o repórter Gilberto Smaniotto e o repórter cinematográfico Eduardo Reis acompanharam agentes federais em busca de desmatadores, que extraem e transportam madeira de áreas de preservação para grandes madeireiras por todo o país, usando notas falsificadas para esconder a verdadeira origem das árvores.

Vamos conhecer as sagas de personagens marcantes, como os homens que não conseguiram escapar da chamada "maldição do ouro": ganharam muito dinheiro no garimpo, alguns chegaram a ser milionários, e depois perderam tudo. Ou dos agricultores pioneiros que, atraídos pelos apelos das autoridades, acreditaram no sonho da terra prometida - mas encontraram uma realidade muito diferente. Com poucos recursos, sem apoio, tiveram que inventar novos jeitos de sobreviver e criar raízes.

Num cenário de conflitos, perigos e tensões permanentes, a BR-163 é uma estrada esquecida, onde a história de cada dia é escrita com coragem, determinação e confiança no futuro.

A série em cinco capítulos será exibida de terça a sábado no Jornal da Band a partir das 19h20. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado