“Music Trends” estreia no Canal BIS e revela novas tendências na música

Programa apresenta ao público os moods Malícia Melódica, Mass Indie, Heavy Baile e Dystopia

Os apresentadores Eduardo Biz e André Oliveira - Créditos / Divulgação BIS

 

Esqueça a tradicional classificação de uma música pelo gênero. Definir um som em pagode, samba, rock, pop, sertanejo e MPB já está ultrapassado e é o que pretende mostrar o programa "Music Trends", que estreia no Canal BIS no próximo dia 18 de agosto, às 23h

Apresentada por Eduardo Biz e André Oliveira, a atração traz em quatro episódios a ideia de que a música deixou de ter simplesmente um gênero para expressar um estado de espírito. Essa nova tendência é baseada em uma pesquisa encabeçada pelos apresentadores e feita pela produtora e agência de tendências em consumo, comportamento e inovação BOX 1824.

"Esta pesquisa foi desenhada com a equipe do canal e a BOX 1824 para desvendar um pouco das novas tendências da música. Para pesquisar tendências é muito importante você ouvir diferentes pessoas, pesquisar sobre o assunto. Nós conversamos com especialistas em música, pessoas que têm canais, blogs e sites muito respeitados neste quesito e que têm conhecimento para falar sobre ele e que ajudassem a prever novos artistas. Também fomos para as ruas, visando uma busca qualitativa, conversar tanto com um público de massa, que escuta o que está bombando no momento, quanto com as pessoas que têm um gosto musical mais refinado e que também estão em busca do que há de mais novo e interessante. Para finalizar também fomos para as baladas, bares, lugares onde as pessoas estão ouvindo e consumindo música", explica André.

Em cada episódio, Eduardo e André apresentam ao público um mood diferente, seguido dos artistas que estão em alta ou que irão se destacar em cada categoria – Malícia Melódica, Mass Indie, Heavy Baile e Dystopia - ou seja, um estado de espírito que uma música pode representar e, de acordo com a pesquisa, como a mais nova tendência na hora de categorizar um estilo musical.

 O primeiro episódio, Malícia Melódica, abre espaço para os ritmos e letras sedutoras, que têm como pano de fundo o amor e o sexo, em suas mais variadas nuances, como, por exemplo, o lado mais explícito com o funk de Mc Romântico e do Bonde do Passinho ou o mais sensível do sertanejo Luan Santana. O Mass Indie, no segundo episódio, é o estado de espírito despertado pela música pop, pelo ritmo que atinge as massas, levando o alternativo, o diferente para o gosto popular. No Heavy Baile se encaixam os ritmos repletos de mashups, batidas eletrônicas e letras que dizem a verdade, como o rap e o hip hop, por exemplo.  E no último episódio do programa, a estranheza e a "exploração do novo" introduzem ao público a Dystopia, que foca em artistas que adotam uma postura obscura e experimental como as cantoras Lana Del Rey e Björk, apresentadas como ícones no programa.   

"Normalmente as pessoas classificam a música pelo gênero, isto é sertanejo, isto é pop, isto é rock. Ao longo do tempo, percebemos que está cada vez mais difícil classificar desta forma. Não conseguimos enquadrar um artista dentro de um único gênero porque os trabalhos estão cada vez mais multifacetados e as pessoas cada vez mais estão escutando um número maior de gêneros misturados. Por isso, resolvemos analisar estas tendências musicais de acordo com o estado de espírito. Hoje você quer escutar um som mais pesado porque você quer dançar e esquecer os seus problemas, tem um mood para isso. Ou então você quer um som mais calminho, para relaxar quando está voltando para casa, tem outro mood para isso. Uma mesma pessoa escuta moods diferentes ao longo do dia, seguindo as suas emoções", define André.

Miguel Varca, diretor do programa, concorda que este novo movimento da música está cada vez mais comum. "O que foi feito na pesquisa e no programa foi apenas categorizar como as coisas já estão funcionando. O 'Music Trends' se constrói através da percepção de um comportamento que já está sendo observado".

"Music Trends" tem produção da BOX 1824 e direção de Miguel Varca e Rafael Calil.

>> Music Trends 

Estreia: Dia 18 de agosto, terças, às 23h, no Canal BIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado