CINE CULTURA DE MARÍLIA EXIBE FILMES DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA COM ENTRADA GRATUITA


 

Com promoção do Instituto CPFL , os nove títulos serão exibidos de 09 a 13 de maio,  em duas sessões diárias

 

Valinhos e Holambra também receberão os filmes, respectivamente em junho e julho. 

 


 

De 09 a 13 de maio, o Instituto CPFL levará à Marília alguns dos principais filmes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que em 2015 contou com o patrocínio da CPFL Energia. As exibições serão realizadas no Cine Cultura – Av. Sampaio Vidal, 245, Centro, em duas sessões por dia (ver horários da programação no final do texto) e integram o Circuito CPFL de Arte e Cultura.

 

É uma rara oportunidade para o público conferir um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Entre os destaques estão "Os EUA x John Lennon", de David Leaf e John Scheinfeld e os portugueses "Singularidades de Uma Rapariga Loura" e "Sempre Bela", ambos de Manoel de Oliveira.

 

Marília é a segunda cidade a receber a seleção da Mostra, já que Franca iniciou o circuito na segunda semana de abril.  Valinhos (junho) e Holambra (julho) são as próximas cidades a receber os filmes do festival.

 

 "Em mais de cem anos de atividades, a CPFL Energia, parceira da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2015, se consolidou como uma empresa que gera, distribui e comercializa energia, mas também como um grupo que investe em cultura por entendê-la como uma fonte de energia vital para a organização da sociedade contemporânea. Desde 2003, desenvolvemos um amplo programa cultural que possibilita o encontro do público com os mais renomados artistas e intelectuais do país – seja pelas atividades presenciais, seja pela transmissão de nossos eventos pela internet, pelo rádio ou pela TV aberta. Esse repertório é o que permite refletir e compreender, de forma aberta e democrática, as complexidades do nosso tempo. Não é outro o papel da sétima arte, e é por isso que temos orgulho em colaborar com a realização da Mostra e levar alguns dos destaques de sua última edição para as cidades do interior de São Paulo", afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

O festival exibiu, entre 22 de outubro e 4 de novembro do ano passado, 312 títulos de 62 países em 22 endereços em seis seções: Competição Novos Diretores - que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional - que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectiva - seção com clássicos e títulos de importantes diretores restaurados pela The Film Foundation; Homenagem - celebração ao centenário do diretor italiano Mario Monicelli, com exibição de cinco títulos restaurados; Apresentações Especiais - sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores selecionados pelo evento; Mostra Brasil - títulos brasileiros inéditos em São Paulo. 

  

Confira a programação em Marília:

09 de maio, segunda-feira

14h - MARINA, de Stinjn Coninx (classificação: 12 anos)

Sinopse: Itália, 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.

 

16h -OS EUA x JOHN LENNON, de David Leaf e John Scheinfeld (classificação: 14 anos)

Sinopse: "De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria", disse Yoko Ono, a viúva de Lennon. Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto: uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.

 

10 de maio, terça-feira

14h SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOURA, de Manoel de Oliveira (classificação: livre)

Sinopse: Macário conta a uma desconhecida que viaja ao seu lado no trem para o Algarve as tribulações de sua vida amorosa. Recém-contratado como contador na empresa de seu tio Francisco em Lisboa, ele se apaixona perdidamente por uma moça loira que mora na casa do outro lado da rua. Ele a conhece e decide pedi-la em casamento. De forma inesperada, tio Francisco se opõe categoricamente e o expulsa de casa. Mas Macário consegue enriquecer no Cabo Verde e termina por obter a permissão de seu tio para o casamento. É então que ele começa a descobrir as singularidades do caráter de sua noiva. Baseado em um conto de Eça de Queirós.

20h -BWAKAW,  de Jun Robles Lana, (classificação: 14 anos)

Sinopse: René é um velhinho gay mal-humorado que vive sozinho e só tem como companhia um cachorro vira-lata chamado Bwakaw. Ele saiu do armário há apenas pouco tempo e insiste em reescrever seu testamento para redistribuir seus pertences aos "amigos". Enquanto evita ter que lidar com o caixão que comprou em promoção anos antes e que fica no seu sítio, ele é obrigado a procurar a ajuda de outras pessoas quando Bwakaw fica doente.

 

11 de maio, quarta-feira

14h - TIO BONMEE, de Apichatpong Weerasethakul (classificação: livre)

Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, tio Boonmee escolhe passar seus últimos dias na floresta, cercado por pessoas que o amam. O fantasma de sua falecida mulher aparece para tomar conta dele, e seu filho desaparecido há tempos retorna para casa numa forma não-humana. Refletindo sobre as causas da doença, Boonmee anda pela floresta lembrando-se de suas vidas passadas em forma de homem ou animal. Ele chega a uma misteriosa caverna no topo de um monte : o lugar de origem de sua primeira vida.

 

16h –NA NEBLINA, de Sergei Loznitsa (classificação: 16 anos)

Sinopse:Fronteiras ocidentais da União Soviética, 1942. A região está sob ocupação alemã e os partidários locais empreendem uma brutal resistência. Um trem é descarrilhado não muito longe da vila onde Sushenya, um ferroviário, vive com sua família. O inocente Sushenya é preso com um grupo de sabotadores, mas o oficial alemão toma a decisão de não enforcá-lo com os outros e o liberta. Boatos sobre a traição de Sushenya se espalham rapidamente, e os resistentes Burov e Voitik surgem da floresta em busca de vingança. Enquanto eles levam sua vítima para a floresta, eles sofrem uma emboscada, e Sushenya se encontra frente a frente com seu inimigo ferido.

 

12 de maio, quinta-feira

14h - IRMÃS JAMAIS, de Marco Bellochio (classificação: 12 anos)

Sinopse: Uma mistura de documentário e ficção nostálgica e fantasiosa que retrata em seis episódios uma história sobre a família do diretor em Bobbio entre 1999 e 2008. Elena tem cinco anos e é criada por suas tias – irmãs de Bellocchio na vida real –, enquanto sua mãe Sara tenta a sorte como atriz em Milão. Giorgio, tio de Elena, tem uma relação difícil com a irmã e a recrimina por não criar a menina. Mas assim que Sara consegue se sustentar, resolve levar a filha com ela. Elena deixa a vila e suas tias pra trás. Enquanto isso, Giorgio, endividado até o pescoço, se esconde de seus credores em Bobbio.

 

20h -RUN AND JUMP, de Steph Green (classificação: 14 anos)

Sinopse: Vanetia reconstrói sua vida depois que seu marido sofre um derrame que muda sua personalidade. Entra em suas vidas o pacato pesquisador americano Ted Fielding, que fica hospedado com eles durante dois meses para documentar o processo de recuperação do casal. Inicialmente, Venetia não se sente bem sendo estudada, mas logo começa a se acostumar com Ted. Uma nova família começa nessa história de amor nada convencional.

 

13 de maio, sexta-feira

14h - SEMPRE BELA, de Manoel de Oliveira (classificação: 12 anos)

Sinopse: Manoel de Oliveira faz um tributo a Luís Buñuel, diretor e roteirista, e a Jean-Claude Carrière, roteirista, do filme A Bela da Tarde (Belle de Jour), de 1967. Ele destaca duas das mais estranhas personagens do filme original e as revive, 38 anos depois. O personagem masculino detém um segredo de crucial importância para o estado de espírito da personagem feminina. Eles se reencontram. Ela tenta evitá-lo. Ele a segue e atrai sua atenção para revelar o tal segredo. Ela quer saber o que ele havia contado para o seu marido, quando este estava mudo e paralítico. É uma situação tensa. Ele satisfaz seu sadismo nessa vingança particular contra a mulher. Inspirado em livro de Joseph Kessel.


SERVIÇO:

Mostra Internacional de Cinema em Franca

Circuito CPFL de Arte e Cultura

 

Período: de 09 a 13 de maio (de segunda à sexta-feira)

Local: Sala Municipal de Projeção: Cine Cultura

Endereço:Avenida Sampaio Vidal nº 245 (Piso superior da Biblioteca Municipal) - Entrada pela Avenida Rio Branco – Marília - SP

Telefone (14) 3306-9081

ENTRADA GRATUITA, por ordem de chegada (58 lugares)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado