Especial inédito “Attenborough at 90”reúne o naturalista e convidados em homenagem aos seus 90 anos e à sua contribuição para a TV, no ar dia 31, no BBC Earth



 

Emocionante programa conduzido por Kristy Young é pontuado por imagens marcantes dos
60 anos de carreira de Attenborough e depoimentos de personalidades como Sting,
Graham Norton, Michael Palin, Sir Michael Parkinson e o Príncipe William

Durante o mês do aniversário de 90 anos de Sir David Attenborough, comemorado em 8 de maio, o BBC Earth exibiu, nas noites de terça-feira, alguns dos programas de maior destaque nos mais de 60 anos de carreira do naturalista na BBC.

No dia 31 de maio, terça-feira, às 22 horas,encerrando a programação,irá ao ar Attenborough at 90, programa inédito gravado com Sir David especialmente para celebrar seu aniversário. A entrevista, conduzida por Kristy Young, renomada apresentadora da TV britânica, teve a presença, no estúdio, de convidados especiais e de uma platéia formada por cineastas, profissionais pioneiros nas transmissões de televisão, zoólogos, ambientalistas e biólogos. 

Sir Attenborough emocionou-se e também se divertiu ao relembrar fatos desde a sua estreia na BBC e do programa Zoo Quest, de 1954. Com esta série, o naturalista viajou por diferentes regiões e culturas em todo o mundo. Também teve contato com diversos animais e desenvolveu uma forma única de contato com eles.

No estúdio, Sir David recebeu o "Monty Python" Michel Palin e o ambientalista Ian Redmond, da Gorilla Organization. Direto do espaço, segundo a apresentadora Kristy Young, "o único local no planeta que Sir David não tinha visitado", recebeu os parabéns do astronauta Tim Palke, da EAS- European Space Agency.

Entre os depoimentos, o Principe William, Duque de Cambridge, relembrou que, desde a infância, acompanhou as aventuras de Attenborough e sua dedicação ao mundo animal. A  primatóloga e antropóloga britânica Jane Goodall destacou a habilidade de Sir David. Os parabéns também são lembrados pelo cantor Sting, pelo apresentador Graham Norton, pela atriz Joanna Lumley (Absolutely Fabulous) e pelo jornalista Sir Michael Parkinson.

Em Attenborough at 90, é destacada a importância do naturalista para a criação de formatos e o incentivo a novos talentos na BBC. Além de lançar os programas de natureza em viagens pelo mundo, como Zoo Quest, de 1954 (que deu início à Unidade de História Natural da BBC, em 1957), Sir David teve muita importância como executivo do canal BBC 2 em 1965. Ele foi um dos primeiros apoiadores do grupo Monty Python, como lembra o ator Michael Palin.

Uma linda homenagem encerra o programa. O holandês K.B. Dijkstra, um dos mais importantes especialistas em libélulas do mundo, agradece muito a influência de Sir David na sua formação. Ele conta que com sua equipe encontrou uma nova espécie de libélula, em Madagascar, e ela foi batizada com o nome de "acisoma attenboroughi", em homenagem a Sir David, pois é uma espécie bela, que está presente em muitos lugares. 

Nesta terça-feira, dia 31, também serão exibidos o programa Attenborough and the Giant Dinosaur, às 23 horas, e dois episódios da série Attenborough's Natural Curiosities, às 23h55. 

Sinopses da programação de terça-feira, dia 31 de maio:

Às 22 horas 
Attenborough at 90 (2016)- Especial inédito

Especial inédito apresenta retrospectiva dos vários momentos marcantes carreira de Sir Attenborough, com imagens das principais produções e curiosidades que ele conta sobre os bastidores dos programas. Em mais de 60 anos de viagens pelo mundo, o naturalista produziu programas de TV que revelaram segredos da natureza, mostraram em detalhes diversos aspectos da biodiversidade do planeta Terra e contribuíram para o desenvolvimento de formatos televisivos.

A conversa entre Sir Attenborough e a apresentadora Kirsty Young acontece em um estúdio com uma plateia formada por cineastas, profissionais pioneiros nas transmissões de televisão, zoólogos, conservacionistas e biólogos. Eles participam do programa para relembrar fatos e programas que fizeram parte da carreira de David e que deixaram um grande legado de conhecimento sobre história natural e de evolução dos programas de TV.

Às 23 horas
Attenborough and the Giant Dinosaur (2016)   

Em 2014, um fóssil gigante foi descoberto na Patagônia, na Argentina. Um fêmur de dinossauro, com 2,40m, levantou a hipótese de que ele pertenceria ao maior animal que já habitou o planeta.  No documentário, Sir David conhece os cientistas que fizeram a descoberta e os acompanha enquanto eles juntam os pedaços de um esqueleto de 37 metros, com mais de 220 ossos.

Utilizando uma tecnologia de scanner em 3D, os especialistas reconstruíram o esqueleto em tamanho real. Por meio de efeitos especiais, Attenborough aparece ao lado do Titanossauro, como a nova espécie ficou conhecida. Neste primeiro filme de realidade mista em 360 graus feito pela BBC, é possível apresentar algumas características desta nova espécie, como a incrível capacidade de seu coração de 230 quilos em bombear cerca de 90 litros de sangue por batida. 

Às 23h55
Attenborough's Natural Curiosities  (2015)- Terceira temporada 

O primeiro episódio desta noite mostra como animais protegem a pele contra queimaduras solares e picadas de insetos. Os hipopótamos, por exemplo, vivem em regiões muito quentes e, por este motivo, usam duas formas de se proteger dos raios do sol: passam grande parte do dia mergulhados na água e secretam uma substância sobre o corpo, cujas funções são evitar queimaturas e a ação de bactérias. Os macacos-pregos, por sua vez, conseguem evitar picadas por meio de uma ação simples. Eles esfregam sobre a pele plantas com cheiro, como cebolinhas e pimentas.

O segundo episódio de Attenborough's Natural Curiosities desvenda a incrível capacidade das salamandras de regenerarem partes do corpo, como caudas e patas amputadas. Existem mais de 600 tipos de salamandras no mundo, desde as muito pequenas até aquelas com mais de um metro. Os cientistas pesquisam ativamente se a capacidade de regeneração delas um dia poderá ser utilizada pelos humanos. Os cervos também possuem esta capacidade em seus chifres que podem se recuperar quando quebrados.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado