A Olimpíada do Rio de Janeiro na visão de jornalistas estrangeiros


 

Além da nova temporada do 'Clube dos Correspondentes', GloboNews conta a história de jovens haitianos que vieram para o Brasil atrás de um sonho

 

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão prestes a começar e o esporte toma conta da programação da GloboNews. No sábado, dia 6, o canal mostra a história curiosa de 17 jovens haitianos que vieram ao Brasil com um sonho: tornarem-se jogadores profissionais de futebol. Eles são os Pérolas Negras, moram em Paty do Alferes, têm entre 15 e 19 anos e fazem parte de um projeto da ONG Viva Rio, desenvolvido em Porto Príncipe. E no domingo, dia 7, estreia uma temporada inédita do 'Clube dos Correspondentes', com jornalistas internacionais que estão cobrindo a Olimpíada.

 

"Fiquei bastante surpreso com o que vi. Achei que encontraríamos um grupo sofrido, que ouviríamos lamentações pelos efeitos do terremoto ou da crise política e econômica, mas não. Vimos garotos que olham e sonham com o futuro", conta Sidney Garambone, idealizador do projeto 'Fome de Bola', que conduziu todas as entrevistas do programa. Com a produtora Joy Ernanny e o cinegrafista Sandiego Fernandes, Garambone fez cinco viagens a Paty do Alferes para acompanhar a rotina dos meninos, ver como vivem, a rotina que seguem. Conversou não apenas com os jovens haitianos, mas com brasileiros que vivem na região e convivem com eles. A meta de todos é uma só: jogar num grande time brasileiro, ser contratado por um gigante europeu e voltar ao Haiti para ajudar a família e amigos. "Para os Pérolas Negras, o Haiti não é aqui, mas o trampolim para uma vida melhor é", define Garambone.

 

No domingo, dia 7, estreia na GloboNews uma temporada inédita do 'Clube dos Correspondentes', com quatro programas. No primeiro deles, que vai ao ar ao vivo, às 23h, Leila Sterenberg acompanha o trabalho de dois jornalistas estrangeiros que moram no Brasil, e recebe outros dois deles no estúdio para um bate-papo sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela acompanhou o espanhol Francho Barón, da CNN em Espanhol, em uma pauta sobre a eficiência do transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro. No meio do caminho, a reportagem mudou de foco e passou a abordar os problemas da Vila Olímpica, que abriga os atletas na cidade-sede dos Jogos. Em outra matéria, acompanhará o espanhol Arturo Lescano, da Telemundo em pauta sobre a arena de vôlei de praia de Copacabana.

 

No estúdio, Leila Sterenberg receberá o australiano Joe Leahy, do Financial Times, e Pierre Ossie, da France Press, para repercutir, entre outros assuntos, o atentado na França e os problemas enfrentados pela delegação australiana na chegada ao Rio de Janeiro, além da expectativa dos jornalistas para a Olimpíada.

 

Batizado como 'Fome de Gol', o GloboNews Documento sobre os jovens haitianos vai ao ar nesse sábado, dia 6, às 21h, na GloboNews. Já o 'Clube dos Correspondentes' vai ao ar aos domingos, de 7 a 28 de agosto, nas férias do Manhattan Connection, às 23h.

 

Foto 1: Os jovens haitianos são tema de programa da GloboNews.

Crédito: Globo/ Sidney Garambone.

 

Foto 2: Leila Sterenberg e o espanhol Francho Barón, da CNN em Espanhol.

Crédito: Globo/ Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado