Arte 1 tem programação especial durante a Olímpiada

O Arte 1 preparou uma programação especial para o período entre os dias 5 e 20 de agosto, quando ocorrem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Para os espectadores que não deixam a arte de lado, o canal exibe produções de cineastas premiados como Francis Ford Coppola, Louis Malle e Luc Besson, concertos com o maestro Daniel Baremboim e o violoncelista Yo-Yo Ma, documentários sobre as trajetórias de grandes nomes como o estilista Karl Lagerfeld, o escultor Anish Kapoor e o arquiteto Oscar Niemeyer, além de espetáculos de dança assinados por coreógrafos consagrados como Alain Platel.

A programação especial terá destaques diferentes todos os dias do período. Confira abaixo a lista com os horários e sinopses de cada conteúdo:

Sexta-feira (5/8)

·         O Mundo Segundo Anish Kapoor - às 16h

O documentário dirigido por Heinz Peter Schwerfel refaz a trajetória do escultor indiano e traz uma entrevista com o artista. As gravações passam pelos estúdios em Londres, por suas instalações permanentes em Chicago e Nápoles, e segue até exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. 

   Sábado (6/8)

·         Lacombe Lucien – às 15h30

Dirigido pelo francês Louis Malle, o filme se passa no interior da França em 1944 e conta a história do jovem Lucien, que tenta ingressar na Resistência Francesa, enquanto seu pai é preso na Alemanha. Sua vida muda ao conhecer uma jovem judia.

    Domingo (7/8)

·         Kraftwerk - às 15h30

Dirigido pelo inglês Simon Witter e pelo austríaco Hannes Rossacher em 2013, o documentário conta como o grupo experimentalista Kraftwerk se tornou uma das mais influentes bandas do pop. O documentário traz ainda um show na Tate Modern, em Londres, de 2013.

·         Joana D' Arc – à 0h30

Dirigido pelo cineasta francês Luc Besson e protagonizado por Milla Jovovich e John Malkovich, o filme se passa na França durante a Guerra dos Cem Anos. A história gira em torno de uma jovem religiosa, nascida em Domrémy, na França, que recebe uma visão divina e um exército para libertar o país dos ingleses.

    Segunda-feira (8/8)

·         Concerto Para Piano de Mozart com Daniel Baremboim – às 22h30

O consagrado pianista e maestro argentino Daniel Barenboim interpreta as obras "Concerto para Piano nº 20" e "Concerto para Piano nº 21", de Mozart. O músico também rege a Orquestra Filarmônica de Berlim, que o acompanha em um concerto especial na suntuosa Siemens-Villa, em Berlim, em 1988.

    Terça-feira (9/8)

·         Lagerfeld Confidencial – à 0h

Karl Lagerfeld abre sua casa e seu ateliê para que o diretor Rodolphe Marconi acompanhe seu processo criativo. O documentário busca desvendar o homem por trás do consagrado estilista alemão a frente da Chanel, da Fendi e de sua própria grife.

   Quarta-feira (10/8)

·         C(h)oeurs – às 23h

Maior projeto do coreógrafo belga Alain Platel, o espetáculo reúne o Les Ballets C de la B e o coro Teatro Real para questionar movimentos coletivos, dimensões individuais e tendências políticas.

    Quinta-feira (11/8)

·         A Vida é um Sopro – à 0h

O documentário dirigido por Fabiano Maciel reconstrói a história de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura no Brasil. No filme, o arquiteto fala como concebeu seus principais projetos e introduziu a linha curva na arquitetura moderna. Niemeyer reflete também sobre sua vida e seu ideal de sociedade.

     Sexta-feira (12/8)

·         Fanny e Alexander – às 23h30

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro  e um dos grandes clássicos do cineasta sueco Ingmar Bergman, o filme  conta a história de duas crianças: Alexander Ekdahl, um menino que passa a ver fantasmas depois da morte do pai, e sua irmã Fanny. Juntos, eles acabam descobrindo a verdadeira personalidade do novo marido de sua mãe.

    Sábado (13/8)

·         O Estilo de Pierre Balmain – à 0h

Dirigido pelo cineasta francês Loïc Prigent, o documentário apresenta o novo estilista à frente da grife francesa Balmain, Olivier Rousteing, que estreou durante o desfile da marca em setembro de 2011.

Domingo (14/8)

·         Tetro – à 0h

Escrito e dirigido por Francis Ford Coppola em 2009, o filme conta a história de um jovem que vai a Buenos Aires para encontrar seu irmão mais velho, que havia tirado um ano sabático. O jovem busca se reaproximar do irmão, que acabou abandonando o nome de batismo e adotando Tetro.

Segunda-feira (15/8)

·         Concerto para Piano de Mozart com a Filarmônica de Berlim e Daniel Barenboim – às 22h30

O consagrado pianista e maestro argentino Daniel Barenboim interpreta as obras "Concerto para Piano nº 22", "Concerto para Piano nº 23", de Mozart. O músico também rege a Orquestra Filarmônica de Berlim, que o acompanha em um concerto especial na suntuosa Siemens-Villa, em Berlim, em 1988.

Terça-feira (16/8)

·         Arte Ativa - às 22h30

A série acompanha o processo criativo, a instalação e a repercussão de obras de diversos artistas que atuam no espaço público urbano. A produção retrata a arte de rua contemporânea e discute a retomada artística do espaço público.

Quarta-feira (17/8)

·         O Leão de 7 Cabeças – às 0h30

Rodado no Congo, em 1969, o filme é a primeira produção de Glauber Rocha concluída durante seu exílio. O longa faz uma denúncia ao colonialismo e ao imperialismo na África, com uma história sobre um rebelde africano e um guerrilheiro latino-americano que organizam uma revolução para libertar o país.

Quinta-feira (18/8)

·         A Era de Ouro do Piano – à 0h

A história do piano a partir de fotos e trechos de filmes dos grandes pianistas da Era de Ouro como Glenn Gould, Vladimir Horowitz, Arthur Rubinstein entre outros.

Sexta-feira (19/8)

·         The Silk Road Ensemble e Yo-Yo Ma no Tanglewood Music Festival – às 22h30

Concerto com o violoncelista francês de origem chinesa Yo-Yo Ma o The Silk Road Ensemble no Tanglewood Music Festival em Massachusetts, um dos maiores festivais do mundo. O grupo é formado por artistas de 23 países diferentes e promove a criação de música com a fusão de várias culturas.

Sábado (20/8)

·         TecArte – às 14h30

Coprodução do Arte 1, a série acompanha o processo de criação de artistas que incorporam ferramentas digitais e eletrônicas aos seus trabalhos, além de discutir a união de arte, ciência e tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado