PROGRAMAÇÃO FUTURA – 22 a 27 de agosto


Na próxima segunda-feira, 22/8, às 23h, o Bio.Futura apresenta  a história de Gustavo Capanema, criador do INEP e construiu o prédio que sediou o antigo Ministério da Educação e Saúde, hoje o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Na quarta-feira, 24/8, a faixa traz o documentário "Picasso, the legacy". O filme conta a história da família Picasso, através do acesso aos arquivos da família e de entrevistas exclusivas com amigos próximos e familiares. A vida do pintor e seu trabalho são revelados através de obras descobertas depois de sua morte, quando sua propriedade foi solucionada.

Afinando a Língua da próxima terça-feira, 23/8, 23h30, contará com a presença do cantor Zeca Baleiro e do escritor Ferreira Gullar. A dupla se junta para falar de algo que têm em comum além do nome: o amor pela arte da palavra e as possibilidades que ela detém. A poesia da musicalidade. A música da poesia.

Na quarta-feira, 24/8, às 23h, O Outro Escritor, apresenta "Vida dura". Neste episódio, o ator Ângelo Antônio assume imaginariamente a figura da estátua de Carlos Drummond de Andrade ao ler o conto que inventa uma "vida" e um "pensamento" para a imagem esculpida, fazendo alusões às obras do grande poeta.

Na quinta-feira, às 23h, no TED – Compartilhando Ideias, mostramos a palestra "Inovação educacional nas periferias", de Charles Leadbeater. No estúdio, Suzana Herculano-Houzel e o professor Edson Urubatan trocam ideias sobre as particularidades dos métodos educativos das periferias.

Mundo.Doc de quinta-feira, 18/08, 21h, apresenta o documentário "Como a comida muda o mundo". O documentário apresenta de forma inteligente e contundente as questões do mundo atual em relação à produção de alimentos. Mostra como há anos atrás as refeições eram geralmente compostas por produtos de agricultores e produtores locais.

 

CONFIRA AS SINOPES:

 

BIO.FUTURA

22/08 – Segunda-feira, 23h

Gustavo Capanema

O trabalho do político que comandou a educação e a cultura brasileira durante o período em que foi ministro do governo de Getúlio Vargas, de 1934 a 1945. Nesse episódio, vemos a criação das leis que reformaram o ensino e regulamentaram o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Gustavo Capanema criou o INEP e construiu o prédio que sediou o antigo Ministério da Educação e Saúde, hoje o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

 

 

 

24/08 – Quarta-feira, 21h

Picasso, the legacy

A saga histórica e cultural do século 20, que permite aos telespectadores finalmente decifrar o enigma de Picasso. Quarenta anos depois de sua morte, este filme explora um dos processos judiciais mais longos e complicados do mundo da arte moderna. O filme conta a história da família Picasso, através do acesso aos arquivos da família e de entrevistas exclusivas com amigos próximos e familiares. A vida do pintor e seu trabalho são revelados através de obras descobertas depois de sua morte, quando sua propriedade foi solucionada.

 

A nova temporada do Bio.Futura vai exibir, ao todo, 54 documentários biográficos em dois dias diferentes, de acordo com o tempo de duração. Às segundas-feiras o público vai acompanhar as produções com 30 minutos. Nas noites de quarta-feira, o Futura vai mostrar os filmes com 60 minutos. A apresentação é do escritor João Paulo Cuenca e da cantora e atriz Laura Castro, que contam curiosidades e informações extras sobre cada personalidade retratada.

 

Exibição: segunda-feira, 23h

Reprise: quinta-feira, 13h30

Duração: 30 min

Classificação: Livre

 

Exibição: quinta-feira, 21h

Reprise: sábado, 20h

Duração: 60 min

Classificação: Livre

 

AFINANDO A LÍNGUA - Especial 18 Anos do Futura

23/08 – Zeca Baleiro e Ferreira Gullar

José Ribamar Ferreira e José Ribamar Santos. Os xarás Ferreira Gullar e Zeca Baleiro se juntam pra falar de algo que têm em comum além do nome: o amor pela arte da palavra e as possibilidades que ela detém. A poesia da musicalidade. A música da poesia.

Exibição: Terças-feiras, 23h30

Reprises: quartas, 13h30, e sábados, 21h

Duração: 30 minutos

Classificação: livre

 

UM PÉ DE QUÊ?

22/08, segunda-feira, 22h

Mangue Vermelho

Apesar do desprezo e degradação sofrido por muito tempo, o mangue é uma incrível máquina de vida. Veja neste Um Pé de que? os usos e os benefícios do mangue, como a devastação tomou conta dos mangues brasileiros e quais são as esperanças de reflorestamento.

 

23/08, terça-feira, 22h

Mangue – Negro

"Um Pé de Quê" visitou um manguezal na Baía de Guanabara que estava sendo recuperado pelo biólogo Mário Moscatelli. Diante dos primeiros sinais de vida desse ecossistema, Regina Casé prometeu retornar. Veja neste programa a promessa se cumprir e surpreenda-se com o irreconhecível crescimento daquela vegetação. Deixe-se embalar pela história da Baía de Guanabara e de uma colônia às margens do manguezal.

 

24/08, quarta-feira, 22h

Guapuruvu

O Guapuruvu tem muitas utilidades e também muitos nomes. Conhecida como planta mágica na cultura popular, ela é ideal para o reflorestamento e muito desejada pelos canoeiros. Neste Um Pé de Que? você vai conhecer alguns usos e formas como esta árvore é chamada.

 

25/08, quinta-feira, 22h

Caixeta

Neste programa, conheça a Caixeta, matéria-prima da cultura caiçara do Vale do Ribeira, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do país. Por trás da história da caixeta está também uma experiência bem sucedida na busca de soluções para o uso e a conservação da floresta: o Projeto Lagamar, o primeiro de uma série de projetos da Fundação SOS-Mata Atlântica, que vamos conhecer nesta série.

 

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia.

 

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h

Reprises: terça a sexta-feira, 13h

Maratona: domingos, 19h às 21h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

FOTOGRAFIA PLURAL

24/08 – Carnaval em branco e negro

O vídeo realizado a partir do livro Carnaval em Branco e Negro, da socióloga Olga von Simson baseia-se em fotografias e histórias orais que contam a trajetória do Carnaval paulistano entre os anos 1914 e 1988. Os depoimentos apresentados partiram de fotografias antigas escolhidas pelos próprios carnavalescos, que ajudam a compreender as raízes dessa festa e sua construção na capital paulista.

 

Fotografia Plural é uma série de reportagens, produzida pela RTV-Unicamp, composta de seis entrevistas com pesquisadores que têm na fotografia seu objeto de estudo. São resultados de trabalhos de mestrado, doutorado, publicações de livros e de pesquisas pontuais que abordam a fotografia em suas diferentes formas de concepção, produção e aplicação.

 

O OUTRO ESCRITOR

24/08 – Vida Dura

Neste episódio, o ator Ângelo Antônio assume imaginariamente a figura da estátua de Carlos Drummond de Andrade, que fica no calçadão da praia de Copacabana, ao ler o conto que inventa uma "vida" e um "pensamento" para a imagem esculpida, fazendo alusões às obras do grande poeta.

 

A série "O Outro Escritor" traz leituras cênicas de contos e poemas de Thelma Guedes, feitas por atores brasileiros consagrados. Cada episódio dialoga com a obra de um escritor da literatura brasileira ou universal, que tenha sido essencial na formação da autora.

 

VIVER CIÊNCIA

17/08 – Internacionalização de empresas goianas

Goiás se destaca pela sua grande participação em diversos setores produtivos do país e ultimamente também vem aumentando o seu destaque no mercado internacional. Porém, a participação de empresas do estado ainda é pequena em outros países devido principalmente à falta de políticas públicas que auxiliem na internacionalização dessas empresas.  Divino Rufino recebe Andrea Freire Lucena, coordenador de Ciências Econômicas da UFG para conversar sobre o assunto.

 

O programa busca estabelecer uma ponte entre o mundo científico e a vida cotidiana ao apresentar com linguagem simples e acessível as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Goiânia. A cada semana é apresentada uma pesquisa diferente envolvendo as mais variadas áreas do conhecimento. O Viver Ciência conta com debates em estúdio com pesquisadores e reportagens que esclarecem detalhes sobre a pesquisa e o impacto de seus resultados na sociedade e na vida.

 

Quarta-feira 13h30min

Reprises: Quinta-feira 23h30min e Sexta-feira 02h30min

Duração: 30 min

Classificação: LIVRE

 

TED – COMPARTILHANDO IDEIAS

25/08 – A inovação do ensino nas periferias

Educação é o tema deste episódio de TED Compartilhando Ideias, que exibe a palestra "Inovação educacional nas periferias", de Charles Leadbeater. No estúdio, Suzana Herculano-Houzel e o professor Edson Urubatan trocam ideias sobre as particularidades dos métodos educativos das periferias, ressaltando os méritos e os desafios que educadores brasileiros enfrentam para fomentar a educação no país.

 

TED – Compartilhando Ideias é uma série que convida o público a conhecer a conhecer e debater as provocadoras palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. Cada um dos 26 episódios da série parte de uma inspiradora "palestra-ted" estrangeira para abordar questões pertinentes à realidade do Brasil. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel é quem conduz a série, que a cada episódio recebe um convidado diferente para um instigante e dinâmico bate papo sobre a palestra, abordando temas atuais como ciência, tecnologia, mente humana, comunidade, meio ambiente e comunidade.

 

Exibição: quinta-feira, 23h

Reprises: Domingos, 17h e Segundas, 13h

Duração: 30min

Classificação: livre

 

MUNDO.DOC

25/08 – Como a comida muda o mundo

O documentário apresenta de forma inteligente e contundente as questões do mundo atual em relação à produção de alimentos. Mostra como há anos atrás as refeições eram geralmente compostas por produtos de agricultores e produtores locais. Hoje em dia os supermercados vendem comida proveniente dos mais diversos países e nem nos damos conta do que isso significa. O documentário segue a produção de alimentos e vai desde a Amazônia, - onde mostra a destruição das matas para plantação de soja, às Filipinas - onde os manguezais são destruídos para enormes fazendas de cultivo do camarão, desprovendo os moradores locais de sua subsistência- até o Quênia onde a água é represada por grandes fazendeiros que exportam ervilhas, e deixam a população local e as tribos nômades sem água necessária para manter suas plantações e seu gado.

 

27/08 – Gelo e enxofre

No episódio quatro, Lesley Stahl viaja à Groenlândia para investigar os efeitos do aquecimento global no Ártico. No sul, Ian Somerhalder vai até a Carolina do Norte para ouvir os dois lados de um debate sobre a mudança climática, dentro de uma comunidade evangélica. Somerhalder, então, vê-se envolvido em uma discussão não só religiosa, mas também familiar. De um lado, o pastor de uma importante igreja local, que não acredita em mudança climática; do outro, a filha do pastor, uma ativista ambiental, lutando para fechar a usina de carvão na região.

 

Mundo.doc é uma faixa semanal de documentários de temas variados com duração de aproximadamente uma hora. As histórias remontam a eras passadas, regiões inóspitas, descobertas da ciência, movimentos artísticos, grandes personalidades e mudanças comportamentais. Mas todas contam um pouco da história da humanidade e celebram a diversidade.

 

Exibição: Sábado 01h30min

Duração: 60min

Classificação: LIVRE

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado