Natal na TV Cultura tem programação para toda a família
O Quebra-Nozes, desenhos temáticos, Concerto de Natal, Missa do Galo, Metrópolis Especial Samba e Cauby Canta Sinatra são algumas das atrações que a emissora leva ao ar nos dias 24 e 25 de dezembro
São Paulo, 23 de dezembro de 2016 – Nos dias 24 e 25 de dezembro, o Natal na TV Cultura estará repleto de atrações, para todas as idades, que incluem o tradicional O Quebra-Nozes, desenhos temáticos, Sésamo com a cantora Céu, Sr. Brasil Especial, Concerto de Natal da Orquestra de Heliópolis, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Missa do Galo, Metrópolis Especial Samba e show Cauby Canta Sinatra.
Na véspera de Natal, dia 24, além da maratona do Quintal da Cultura Especial de Natal, às 9h e 14h, a emissora exibe diversos desenhos ao longo do sábado, incluindo inéditos como Matinê Cultura (Thomas e Seus Amigos - A Grande Corrida) e Thomas e Seus Amigos (Espíritos Natalinos a Diesel); além de Timmy e Seus Amigos (Timmy e a Surpresa de Natal); Bananas de Pijamas (A Árvore de Natal), Vila Sésamo (Natal); Shimmer e Shine (Ajudantes de Papai Noel); Charlie e Lola (Faltam Quantos Minutos para o Natal?); Rocket Power (Um Natal Irado); e Era Uma Vez no Quintal (Auto de Natal).
O Papo de Mãe do sábado (24) está para lá de emocionante, com o tema Adoção. A partir das 10h,Mariana Kotscho e Roberta Manreza comentam sobre o processo de adoção de crianças deficientes na companhia de pais e especialistas.
No último episódio da Pré-Estreia Sésamo, no sábado (24), às 20h30, Abby e Elmo vão para uma festa à fantasia de super-heróis, e a fadinha aparece vestida de bombeira. Elmo não entende porque ela não está de máscara e capa como ele, mas Abby faz Elmo entender que os bombeiros também são grandes heróis. Já Grover acha que a cantora Céu está em perigo e entra com pinta de super-herói, tentando salvá-la.
Também no sábado (24), às 21h30, a TV Cultura leva ao ar o clássico O Quebra-Nozes, numa gravação exclusiva do espetáculo de dança com a Cisne Negro Cia. de Dança, no Teatro Alfa, em São Paulo. A obra-prima de Tchaikovsky, que retrata a fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho o mago Drosselmeyer, e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, é um dos três ballets do compositor russo.
À meia-noite do dia 24 será transmitida a tradicional Missa do Galo, celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
No domingo (25/12), às 10h, o Sr. Brasil, comandado por Rolando Boldrin, apresenta o especial de Natal com o tema A Crença e a Descrença. O programa conta com a participação de diversos artistas, incluindo Gilberto Gil, Fafá de Belém, Elza Soares e outros nomes da música brasileira. Rolando Boldrin começa o programa declamando o poema Chico Viola, de Catulo da Paixão Cearense. Em seguida, o cantor Jaime Alem interpreta Ave Maria das Violas, de sua autoria. A cantora Elza Soares solta a voz em Ave Maria no Morro (Herivelto Martins). Sergio Santos entoa Ave Maria (Erothides de Campos). Ceumar canta Oração do Anjo (Ceumar - Mathilda Kóvak). O cantor Gilberto Gil interpreta Madalena (Isidoro). Boldrin canta Jura de Cabocla (Cândido das Neves – "Índio"), com arranjo especial do maestro Jaime Alem.. O apresentador ainda solta a voz na canção Vila Isabel do Espaço (letra psicografada de Noel Rosa e música de Hervé Cordovil). Ainda no programa, Jorge Maciel interpreta a composição Telex Espiritual (Jorge Maciel - Thiers Adami (Teco). No último bloco do programa, Fafá de Belém canta Romaria (Renato Teixeira).
No domingo, às 12h, será apresentado, de forma inédita, o Concerto de Natal, gravado pela TV Cultura, neste mês, na Sala São Paulo. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, duas orquestras – Juvenil e Sinfônica Heliópolis -, do Instituto Baccarelli, apresentam obras de Haendel (Música Aquática: Suíte nº 2), Suppé (Cavalleria Leggera: abertura) e Tchaikovsky (Abertura 1812, op.49). O concerto conta com a participação especial de outro grupo artístico Instituto Baccarelli – o Coral da Gente – no pot-pourri de músicas natalinas, com arranjo de Roberto Tibiriçá. Nesta seleção de canções tradicionais de Natal estão Noite Feliz, Adeste Fideles, Ó Povos da Terra, Róseo Menino, Gloria in Excelsis Deo, Pinheirinhos e Oh! Pinheiral.
Ainda no dia 25, a partir das 13h30, a criançada entra no clima com atrações especiais, como Cocoricó na Cidade (O Melhor Natal de Todos os Tempos), Thomas e Seus Amigos (O Último Trem para o Natal), Winx Club (Um Natal de Magia), Patrulha Canina (Os filhotes salvam o Natal) e Historietas Assombradas (Como Pepe arruinou o Natal).
À noite, às 20h, vai ao ar a edição inédita do Metrópolis Especial Samba, que traz participações de artistas e matérias que focam o gênero musical tipicamente brasileiro, que completou 100 anos em 2016. Sob o comando de Adriana Couto e Cunha Jr, o programa traz Riachão, que acompanhou todo o desenvolvimento ao longo de seus 95 anos, e comenta acerca do estilo musical. O Metrópolisainda traz uma matéria feita no Rio de Janeiro com Moacyr Luz, que comanda uma das melhores rodas de samba da capital fluminense. Ele fala sobre o Clube Renascença, lugar que dá vida ao Samba do Trabalhador. Eduardo Gudim também foca no samba paulista e o cantor Arlindo Cruz apresenta seu novo álbum, 2 Arlindos, o qual canta com seu filho.
A partir das 21h, a TV Cultura exibe o show especial Cauby Canta Sinatra. O musical é uma homenagem que Cauby Peixoto faz a Frank Sinatra. O artista interpreta as músicas I've Got You Under My Skin (Cole Porter), Strangers in the Night (E. Snyder / C. Singleton / Bert Kaempfert), All the Way (Sammy Cahn / Jimmy Van Heusen), All the Things You Are (Jerome Kern / Oscar Hammerstein II), Something (George Harrison), The World We Knew (Over and Over) (Bert Kaempfert), Let Me Try Again (Caravelli / M. Jourdan), Fly Me to the Moon (Bart Howard), Moon River (Johnny Mercer / Henry Mancini), Laura (Johnny Mercer / David Raksin), Triste (Tom Jobim), S' Wonderful (George Gershwin / Ira Gershwin), Night and Day (Cole Porter) e New York, New York (Fred Ebb / John Kander).
Comentários