Casa do Saber analisa Lava Jato e as mudanças de poder “até os Black Bloc, gostem ou não, tem voz hoje"


Exiba imagens para confirmar leitura

O canal Casa do Saber na Snack – rede multiplataforma brasileira – fundada pelos publicitários Vitor Knijnik e Nelson Botega, publica vídeo de análise da operação Lava Jato e as mudanças de poder no Brasil. Diego Barreto, especialista em estratégia, liderança e finanças, conta que a nova economia hoje está baseada em conceitos onde o poder não tem mais o mesmo significado.

Para Diego, essa é a chance que o Brasil tem de ver o poder sendo transferido para a sociedade e lembra das manifestações de rua que vem acontecendo desde o ano de 2013. "A sociedade de alguma forma começa a empurrar o Estado para as decisões que interessam a ela. O ponto é que essa turma que de alguma forma representa a sociedade passa a ter voz pela primeira vez e incluo que até os Black Bloc, gostem ou não, tem voz hoje", diz.

Segundo o especialista, pela primeira vez no país você tem o alto escalão no poder público e no poder privado sendo afetado. Ele explica porque operações como a Satiagraha, Castelo de Areia e o escândalo dos Anões do Orçamento não transformaram o Brasil: "porque quem estava envolvido era o segundo escalão, seja no público ou seja no privado. O sistema em cima de alguma forma regulava e utilizava os 'soldados' para proteger os 'generais'", compara. É como se, em um exército não existisse mais soldados para proteger os generais que precisam se salvar, o que faz que a relação de poder se desintegre.

Na visão de Diego "a relação de poder na economia deixou de ser umbilical pra ser uma relação quase que mutualística. O empresário ficou muito próximo e conseguiu influenciar o governo, que ao ser influenciado entendia que podia ter alguma coisa como contrapartida, e assim nós chegamos em situações como essa hoje da Lava-Jato. E é exatamente situações como essa que leva a mudança de poder ", analisa.

Para saber mais assista ao vídeo no link http://youtu.be/ay5Wgdaf1xE

Serviço:
Casa do Saber no YouTube - O prazer de pensar e aprender.
Vídeos novos todas às terças e quintas, às 10h
Para se inscrever no canal:http://bit.ly/2c8ENjE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado