Gloob e Gloobinho lançam o Juntaê


Causa tem como objetivo incentivar a consciência coletiva para a construção de um mundo melhor

       

Crédito das imagens: Ricardo Ayres

Legenda: Evento de lançamento do Juntaê foi apresentado por Tiago Leifert e contou com a presença de atores como Heloísa Périssé e Mouhamed Harfouch

 

Inspirar crianças a colaborar umas com as outras e assim transformar seus mundos. E de todos. Essa é a premissa do Juntaê, um movimento social que a unidade infantil da Globosat, composta pelo Gloob e Gloobinho, lançou nesta quarta-feira (25). O objetivo é incentivar desde cedo a consciência coletiva e o desenvolvimento de sentimentos como empatia e cooperação, seja em pequenas atitudes, nas brincadeiras, em simplesmente estar junto ou em gestos de respeito ao outro. "Acreditamos que, incentivando e fortalecendo o coletivo, é possível contribuir efetivamente para a construção de um futuro melhor", explica Paulo Daudt Marinho, diretor da unidade infantil da Globosat. O Juntaê tem começo, mas não tem fim, é uma causa perene, transversal a todas as iniciativas do Gloob e Gloobinho.

A primeira iniciativa a sair do papel foi a requalificação dos espaços de brincar de duas praças públicas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.  Em parceria com o Erê Lab –  que compartilha do mesmo propósito de valorização do tempo da infância – a unidade infantil da Globosat reuniu moradores das regiões para juntos discutirem melhorias para os espaços. O projeto, fruto dessa cocriação entre representantes dos bairros e dos canais, foi conhecido em junho. O parquinho da praça Buenos Aires, em São Paulo, foi entregue no dia 9, e o espaço de brincar da praça do Bairro Peixoto, no Rio de Janeiro, no dia 24.  "Realizamos uma parceria muito frutífera entre comunidade, Gloob e poder público. São raras as vezes em que isso acontece. Somente um projeto tão verdadeiro e que trata de um tema tão bonito como a infância na cidade pode realizar uma união tão boa entre todos. Contemplamos uma total revitalização do brincar na praça que engloba diversos aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças, propondo uma maior socialização entre elas, as famílias e a comunidade", completa Erê Lab.

A ideia é que a expressão "Juntaê" seja apropriada como um convite para ação: ´Juntaê para trocar brinquedos', 'Juntaê para colorir o mundo', 'Juntaê para cuidar de uma praça', 'Juntaê para ajudar o próximo'.  "O movimento nasce aqui, mas queremos que seja abraçado por todos. O objetivo mesmo é que se torne a causa de muitos, pois estamos falando do coletivo como origem de tudo. Queremos que o nosso manifesto ganhe vida e contribua na transformação das pessoas", conta Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da unidade infantil da Globosat.

Acompanhando a premissa da causa, a campanha de lançamento foi desenvolvida de forma colaborativa entre a Idealista e a área de Comunicação & Branding da Globosat, e se desdobrará em todas as plataformas dos canais.

Para Silvio Matos, presidente da Idealista, "o melhor do Juntaê é que ele é tão simples quanto um abraço e tão grande quanto um sonho. Juntaê vai se tornar a expressão da colaboração para transformar para melhor o quintal mais importante que existe: o mundo em que vivemos e convivemos.  Está faltando muito Juntaê no Brasil. E muito Juntaê no planeta. Incentivar o início desse movimento pelo coletivo por meio das crianças é uma linda decisão. Mas como todo abraço e todo sonho, o Juntaê é um convite e precisa da participação do outro e dos outros! Então, Juntaê!"

"O desenvolvimento do Juntaê foi feito desde o princípio a quatro mãos, com a participação de diferentes áreas dentro e fora da Globosat. E a potência do projeto vem justamente dessa forma que ele foi concebido. Ele nasceu, de fato, a partir da colaboração, que é um valor que faz parte do nosso DNA como empresa. Pra mim é um orgulho enorme estar com o Gloob nessa iniciativa. O Juntaê reúne os valores que serão essenciais na construção de uma sociedade brasileira que pode fazer a diferença no futuro", comenta Manuel Falcão, diretor de marketing da Globosat.  

Causa ganha música tema e personagem

Mais do que conscientizar crianças, o Juntaê quer mobilizar pessoas. A música tema do movimento conta com um intérprete de peso: Carlinhos Brown gravou um clipe inédito. Outro parceiro da causa é o artista Toz, que fez intervenções artísticas nos espaços de brincar das praças do Rio de Janeiro e São Paulo.

E para simbolizar a iniciativa, o Juntaê tem um personagem, um boneco feito de massinha. Assim como a causa, ele poderá ser recriado, modelado, melhorado, desconstruído e reinventado, além de inspirar e divertir. "A criação de um símbolo inusitado para a causa nos ajuda a materializar o conceito. Um personagem feito de massinha e que precisa ser moldado, modelado, alterado e transformado pelas nossas mãos para existir traduz exatamente o que buscamos com a valorização do coletivo: a necessidade de agir! O Juntaê, nosso personagem, é como o mundo que queremos, ou seja, será o que fizermos dele!", explica Silvio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado