​TV Brasil estreia programa de entrevistas com personalidades internacionais

Escritor cubano Leonardo Padura é o convidado na primeira edição do Singulares

 Entrevistas exclusivas com grandes nomes que são referência no seu campo de saber em esfera mundial. Essa é a premissa do programa Singulares, produção que a TV Brasil estreia nesta quinta (19), às 21h15, com o escritor cubano Leonardo Padura.

A nova atração da emissora pública pretende apresentar ideias e histórias partilhadas por pessoas de diversas nacionalidades que são destaque em sua área de conhecimento. Personalidades internacionais da música, literatura, cinema, jornalismo, arte e ciência mostram o quê têm a dizer no Singulares. A cada episódio, um convidado, um universo, uma língua, uma perspectiva diferente.

Com sete edições de 26 minutos, a primeira temporada revela o pensamento de gente como a cantora portuguesa Teresa Salgueiro, o músico baterista argentino Daniel Pipi Piazzolla, o pesquisador da fotografia dos Estados Unidos Fred Ritchin, o cineasta russo Karen Shakhnazarov, a jornalista indiana Zahra Rasool e o DJ americano Chubby Chub.

Primeira entrevista

Na estreia do Singulares, o escritor e jornalista cubano Leonardo Padura reflete sobre a função do autor nos dias de hoje. "O papel do escritor em todo o espaço do continente latino-americano não tem a importância, o peso, a projeção cultural e civil que deveria ter", comenta o também ensaísta, romancista e roteirista.

O espaço da literatura na vida das novas gerações é outro tema em pauta. "Faz alguns anos que se está vivendo uma conjunto diferente na possibilidade de se chegar aos leitores por parte dos escritores. Faz 30, 40 anos, quando se produziu o boom do romance latino-americano e os escritores se converteram em figuras públicas e seguidas", pondera.

Leonardo Padura discute a influência da era digital nesse processo. "A circunstância da chegada do digital desviou ou canalizou alguns interesses. Muitas editoras pequenas desapareceram e ficaram os grandes grupos editoriais. Existe também uma mudança geracional em que o espaço da literatura é menor do que foi", sugere.

Ao traçar uma perspectiva sobre o mercado literário, o autor é enfático. "Se publicam muito mais livros do que se lêem", critica ao relatar as dificuldades de se traduzir livros em outros idiomas. "Sair do nosso próprio universo geográfico e linguístico, ou seja, publicar em outras línguas e continentes se tornou muito difícil", afirma Padura.

"O Homem que Amava os Cachorros"

Premiado por diversos títulos de sua obra com destaque para os livros policiais, Padura conta ainda como foi o método de pesquisa para o romance "O Homem que Amava os Cachorros", sucesso de crítica e público no Brasil. "Investiguei nos dois primeiros anos e escrevi nos três seguintes sem deixar

​​
de pesquisar. Fui descobrindo coisas que me admiravam e que me horrorizavam".

Sobre a repercussão da obra no Brasil, ele diz que se surpreendeu. "O fenômeno que aconteceu no Brasil a partir dessa publicação não deixa de me assustar. Vou caminhando pelas ruas e as pessoas me param e me perguntam se eu sou o Padura", diverte-se. "É possível chegar a outros leitores sem que falte valor artístico, estético e social à literatura".

Padura comenta como sua literatura cruzou as fronteiras da ilha caribenha. "O feito de chegar a outros mercados foi um processo longo. Eu não sou um autor de best-sellers, não sou um autor de grandes vendas, mas tive a possibilidade de que meus livros estivessem publicados em mais de vinte idiomas em países como França, Alemanha e Espanha. Adquiri uma quantidade importante de leitores".

Críticas e perspectivas para o futuro

No depoimento exclusivo, Leonardo Padura não se furta a falar sobre os erros que autoridades e líderes cometeram no século XX. Inclusive em Cuba. Durante à entrevista à TV Brasil, o escritor discorre sobre as críticas que recebe por manter um olhar realista sobre a situação de seu país.

O autor que vive em Havana, capital de sua nação, mistura ficção e realidade nas tramas de sua obra. "Meu leitor natural está em Cuba, mas é o que menos têm acesso a meus livros", lamenta Padura que se mostra surpresso e contente com a repercussão de sua produção literária no continente. "Felizmentre conquistei um público notável na América Latina".

O cenário da literatura no século XXI, o perfil do novo leitor e a influência da tecnologia também ganham espaço na fala de Leonardo Padura. "A mudança do século foi realmente uma mudança de era. Em geral, a sociedade não estava preparada para o que significaria essa época. É muito profundo. As comunicações, a ciência e a cultura mudaram e entraram em uma fase em que tudo é rápido", pontua sobre a era digital.

Padura acredita que os jornais impressos podem estar próximos do fim, mas ainda tem expectativas para os livros. "Acho que os jornais estão praticamente condenados a desaparecer. Não estamos preparados para encontrar uma alternativa para esse momento. O livro parece que tem assegurado uns anos a mais de existência, mas também estão em perigo", opina o autor que é leitor de dispositivos móveis que leva em suas viagens.

Ficha Técnica

Direção: Emília Ferraz, Maiara Líbano e Carolina Rocha

Produção: Katy Navarro, Emília Ferraz, Aline Penna, Poliana Guimarães, Luca Bastolla e Carolina Rocha

Entrevista: Mirian Magami, Katy Navarro, Luca Bastolla e Carolina Rocha

Roteiro: Katy Navarro e Carolina Rocha

 

Episódios: 7

Duração: 26 min.

Classificação indicativa: Livre

 

Serviço


Singulares – Estreia na TV Brasil

Quinta-feira, 19 de julho de 2018, às 21h15

Reexibição: sexta-feira, 20 de junho, às 6h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado