SescTV homenageia Vânia Toledo

 

O canal exibe episódio do programa O Mundo da Arte com  a participação da fotógrafa

 

 

SescTV homenageia  a fotógrafa Vânia Toledo, falecida na  madrugada desta quinta-feira (16), após dois dias internada devido a complicações causadas por uma infecção urinária. O canal exibe hoje, às 21h30, nos dias 17 e 18/07 às 20h30 e 19/07 às 16h, uma entrevista concedida pela fotografa para o programa O Mundo da Arte, dirigido por Cacá Vicalvi.  No episódio Retratos de Vânia Toledo, a artista faz um depoimento com cerca de 30 minutos,  rememorando fatos de sua trajetória profissional e pessoal. O episódio está disponível na plataforma sesc.digital e no YouTube, em https://bit.ly/2ZBugak

 

Vânia Toledo ficou conhecida por registrar cenários da noite paulistana e fotografias de corpos nus. Nascida em Paracatu,  Minas Gerais,  a artista estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1973, trabalhou na editora Abril, publicou quatro livros e realizou uma série de exposições.

                          

"Acho que eu nasci fotografando, meus pais diziam que eu era muito detalhista e contava particularidades das pessoas que ninguém via", relembra Vânia. A artista revela que aos 15 anos ganhou sua primeira máquina, e desde então  sempre se considerou uma amadora. Interessada por gente, formatos de rostos e pessoas, Vânia entendia sua obra como uma análise pessoal e social sobre as pessoas, o que explica seu gosto pela naturalidade dos retratos.

 

Influenciada pelos movimentos e formas de artistas como Richard Evidon, Platt Lynes e Andy Warhol, a artista fotografou diversas pessoas famosas dentro e fora do Brasil. Em "Homens", lançado em 1980, Caetano Veloso e Ney Matogrosso foram alguns dos nomes que tiraram a roupa diante de sua câmera.

 

Vânia considerava Evidon como seu grande influenciador na fotografia. "Ele pega um homem ou mulher comum, bota em fundo branco e faz um retrato como eu nunca  vi", conta.

 

Reconhecida como a fotógrafa que retratou a alma de ídolos da música brasileira, Vânia Toledo deixa um legado que conta com 45 anos de produções e registros fotográficos importantes para a arte brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado