Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é tema de programa exclusivo do The Biography Channel


Uma produção nacional, a biografia também será exibida no canal The History Channel

 

Sociólogo, cientista político e intelectual de prestígio, Fernando Henrique Cardoso desenvolveu sólida carreira acadêmica e política. Responsável pelo lançamento do Plano Real, foi presidente do Brasil de 1994 a 2002. Referência no País e no mundo, o intelectual é homenageado pelo The Biography Channel na produção nacional Biography: Fernando Henrique Cardoso, que estreia dia 28/9, terça-feira, em dois horários: às 18h e às 22h, e terá exibição especial dia 1/10, sexta-feira, às 23h, no The History Channel.

 

O programa revela a trajetória política incomum de FHC, que saltou do cargo acadêmico diretamente para o Senado, depois ministro e presidente da república. Professor emérito da Universidade de São Paulo, representou a ascensão de um novo grupo ao poder, sem vínculo com o latifúndio.

 

Líder estudantil no colégio, Fernando Henrique já demonstrava traços de aptidão política ao se expressar com desenvoltura, defender opiniões controversas e conciliar interesses antagônicos. Formado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, foi professor pela mesma instituição, descrito pelos colegas como um intelectual de esquerda com ideias próprias.

 

Sua promissora carreira acadêmica foi interrompida com o clima de caça às bruxas que se instalou no Brasil após o golpe militar de 1964. Exilado na Argentina e no Chile, sem a mulher Ruth Cardoso e os filhos recém-nascidos, entrou em contato com organizações internacionais e com o mundo diplomático, desenvolvendo uma aptidão cosmopolita que o notabilizou.

 

De volta ao Brasil em 1968, após dar aulas na faculdade de Nanterre, na França, a convite do sociólogo Alain Touraine, assume por meio de concurso público a cátedra de Política na Universidade de São Paulo. Depois de publicar sua obra mais importante, "Dependência e Desenvolvimento na América Latina", Fernando Henrique teve sua carreira novamente interrompida pelos militares, desta vez de forma compulsória, com mais 70 professores.  Passou, então, a se engajar na luta pela redemocratização do País.

 

Convocado para formular o programa de governo do partido da oposição, o MDB, em 1974, decidiu se candidatar para senador por São Paulo quatro anos depois. Mesmo com apoio de vários setores da esquerda, inclusive do líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, foi derrotado no pleito, mas nomeado suplente do vencedor, Franco Montoro. Eleito senador em 1983 e depois reeleito, participou como relator da nova Constituição Brasileira em 1988. Abandonando o MDB, por divergências políticas, funda o PSDB - Partido Social-Democrata Brasileiro.

 

Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda no governo de Itamar Franco, foi responsável pelo lançamento do Plano Real, projeto de substituição monetária que trouxe estabilidade para o País, após anos de inflação galopante. Conquistando projeção política inédita, foi eleito em 1994 presidente no primeiro turno, tendo Lula como adversário. Tornou-se o 34º Presidente do Brasil ao tomar posse em 1ª de janeiro de1995.

 

Em seu governo adotou medidas radicais para a estabilização econômica do País, incluindo a privatização de várias estatais. Fernando Henrique também impressionou interlocutores internacionais ao discursar na língua nativa dos países que visitou. Com a popularidade do Plano Real, aprovou uma emenda que permitiu sua própria reeleição, em 1998, novamente tendo Lula como adversário.

 

Ao deixar a presidência, retomou a carreira acadêmica e continuou atuando como conselheiro do PSDB e integrante de diversos órgãos internacionais de estudos para políticas públicas. Eleito pelas publicações Prospect e Foreign Policy um dos intelectuais públicos mais importantes do mundo, atualmente preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso.

 

Biography: Fernando Henrique Cardoso é uma coprodução Mixer e Bio™, incentivada pelo artigo 39 da Lei de Incentivo ao Audiovisual.

 

 

 

Biography: Fernando Henrique Cardoso

Mais uma produção nacional do The Biography Channel

Estreia dia 28/9, terça-feira, com exibição em dois horários: 18h e 22h

Reapresentação: 02/10, sábado, às 19h

 

Exibição especial: The History Channel - dia 1/10, sexta-feira, às 23h

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado