Oi FUTURO APRESENTA O FILE RIO 2012

 

  • Público poderá interagir com os projetos inéditos em instalações, tablets, machinimas, mídia arte e arte sonora a partir de 10 de abril, no Oi Futuro no Flamengo

 

  • Instalações usam um globo flutuante, ondas cerebrais, placas de alumínio e voz, em criações que integram arte e tecnologia

 

O Oi Futuro apresenta o FILE Rio 2012 de 10 de abril a 13 de maio, em seu centro cultural no Flamengo, com projetos inéditos em diferentes áreas das artes eletrônicas: instalações, aplicativos para tablets, machinimas (computações gráficas produzidas por meio de aparelhos de baixa complexidade), mídia arte e arte sonora. Desde 2006, o Oi Futuro recebe as experimentações em arte digital do maior festival de arte e tecnologia da América Latina.

 

"O FILE já está na história do Oi Futuro, trazendo sempre ao nosso espaço uma temporada de interatividade e celebração da mistura de arte e tecnologia, além de apontar as tendências da linguagem eletrônica no Brasil e no mundo através de trabalhos ousados", declara a diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves.

 

O FILE Rio 2012 trará importantes obras interativas em diferentes interfaces, tais como uma escultura cinética que deixa marcas de carvão nas paredes da artista polonesa Karina Smigla-Bobinski, uma superfície com chapas de alumínio para subir dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti e aplicativos para tablets como os dos americanos Jay Silver e Eric Rosenbaum.

 

Criado em 2000, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – constitui-se em uma plataforma interdisciplinar internacional para incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos na área das artes e das tecnologias, e é uma iniciativa brasileira conectada à rede mundial das importantes produções do gênero.

 

Instalações Interativas

Destaques

 

  • ADA (escultura cinética interativa analógica) - Karina Smigla-Bobinski – Polônia e Alemanha

Nesta instalação o visitante interage com um globo transparente flutuando na sala, com pontas de carvão que deixam marcas nas paredes, teto e piso.

http://www.youtube.com/watch?v=OcNtvfALW1Y

 

  • Elucidating Feedback – Ben Jack - Nova Zelândia 

 

Quanto mais se olha, mais se vê. "Elucidating Feedback" é uma instalação que demonstra a criatividade inerente ao ato de observar, com o uso de um equipamento que lê as ondas cerebrais. Com o artefato, quanto mais o visitante se concentra na instalação, mais suas características audiovisuais são alteradas. A ideia é  ilustrar como o espectador cria o ambiente que observa a partir de sua concentração.

http://vimeo.com/16329472

 

  • Solo – Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti- Brasil

"SOLO" é uma superfície plana formada por chapas de alumínio; as chapas se inclinam e, como gangorras interconectadas, provocam ondas que se propagam, quando os visitantes caminham sobre elas.

http://www.youtube.com/user/leocrescenti?blend=1&ob=5#p/u/0/aW_MuCQsJG8

 

 

FILE Tablet

 

Este ano será apresentada a primeira edição do FILE Tablet, com a exibição de aplicativos que propõem novas maneiras de interpretar o real, e novos jogos de raciocínio. O que era apenas um livro digital vem revolucionando decisivamente a tecnologia móvel.

 

Destaque

 

  • SINGING FINGERS- Jay Silver e Eric Rosenbaum- USA

 

Querendo transformar algo invisível (som) em uma forma visível construída por uma experiência exploratória, este aplicativo permite que se mova o dedo livremente pela tela, enquanto se fala ou canta. É como cantar sobre uma lata de tinta spray e em seguida tocar e remixar as formas feitas a partir do que foi cantado por um ou mais usuários.

 

 

FILE SYMPOSIUM

10/04

 

HORA

PALESTRA / PARTICIPANTE

14h30

Mesa-redonda: Arte Interativa

Hye Yeon Nam (Estados Unidos)
Yuri Suzuki (Reino Unido)

15h20

Mesa-redonda: Arte Sonora

Bruno Zamborlin (Reino Unido e França)
Raquel Kogan (Brasil)
Alexandre Ribeiro de Sá (Brasil)

16h

Karina Smigla-Bobinski (Polônia e Alemanha)

16h30

Término

 

 

 

Serviço:

 

Exposição FILE Rio 2012

De 10 de abril a 13 de maio de 2011

Entrada franca

www.file.org.br

 

                FILE – SYMPOSIUM (Simpósio)

Dia 10 de abril, das 14h30 às 16h30

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado