ESTREIA NO Oi FUTURO "O PIRATA BARBA RUIVA"

De Manoel Arthur Villaboim

Direção de Susanna Kruger

Coordenação Geral Márcia Dias

 

"Procuro alguém corajoso, que tenha amor no coração e que queira aprender a arte da luta de espadas para enfrentar os piores piratas. Se você, meu pequeno amigo ou minha pequena amiga, acha que uma vida de aventuras faz parte de seus planos, leia esta história com atenção e acredite, você também pode ajudar a cuidar do nosso planeta. Bem-vindos a bordo!" (Pirata Barba Ruiva)

 

No dia 14 de abril, estreia no Oi Futuro de Ipanema o espetáculo infantil "O Pirata Barba Ruiva", adaptação para o teatro do livro homônimo de Manoel Arthur Villaboim. Com adaptação e direção de Susanna Kruger, a montagem resgata as tradicionais lendas de piratas, em um universo mágico, com animais que falam, trilhas secretas, cavernas de tesouro e muita aventura. A história também tem como tema a preservação do meio ambiente, trazendo como cenário a Mata Atlântica.

 

No elenco, Alex Teix, Beatriz Ittah, Fábio Enriquez, Bárbara Abi-Rihan, Bruno Salgueiro, Heloísa Lazari, Juliana Brisson e Júlia Shimura. "Receber o carinho de tantas crianças que leram 'O Pirata Barba Ruiva', uma história que criei para os meus filhos, tem sido uma experiência indescritível; fico imaginando o que vou vivenciar ao transformar esse livro num espetáculo teatral", afirma o autor Manoel Arthur Villaboim.

 

Passado nos dias atuais, o espetáculo narra a história de um pai que, todas as noites, ao colocar os filhos para dormir, conta as aventuras do Pirata Barba Ruiva (Alex Teix), guardião dos mares da Ilha Grande e que tem a missão de cuidar das crianças e proteger o tesouro mais procurado de todos os tempos.

 

Um dia, ao sair da escola, o menino Herou Flint (Fábio Enriquez), herói da nossa história e irmão caçula de Isinha (Juliana Brisson) e de Tintim (Bruno Salgueiro), é sequestrado pelo Pirata Olho de Tigre (Alex Teix). Com a ajuda de um pombo correio, Isinha e Tintim conseguem enviar uma mensagem para Barba Ruiva pedindo salvar seu irmão.

 

A partir daí, todo o mundo imaginário das histórias que o pai criou para fazer os filhos dormirem - no caso o próprio autor - torna-se realidade. Através de trilhas secretas, esconderijos e perseguições na Mata Atlântica, o espetáculo convida a plateia a entrar em um mundo de aventuras. A Ilha Grande, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, patrimônio ecológico da costa brasileira, serve de cenário para esta história, que resgata valores ambientais por meio do relacionamento dos personagens com seus amigos bichos: o Cinzento, um lobo amigo das crianças; Papa, um papagaio que fala "língua de gente"; e Tico Mico, que representa as travessuras dos macacos da floresta. "Quando Manoel Arthur me convidou para produzir o livro 'O Pirata Barba Ruiva' fiquei encantada com as imagens cênicas que a leitura me proporcionava. Nada melhor que poder levar essa aventura para o palco.", explica Márcia Dias, coordenadora do projeto.

 

Gerando oportunidades

A Buenos Dias Projetos e Produções Culturais, responsável pela produção do espetáculo, proporcionou, por meio de uma parceria com escolas e faculdades de curso profissionalizantes de teatro – CAL, Martins Penna, UniverCidade e UNI-Rio – uma oportunidade profissional para quatro atores recém-formados. Cerca de 50 ex-alunos participaram de um criterioso processo de seleção, com testes de habilidades cênicas e musicais. Os quatro atores que mais se destacaram foram selecionados pela diretora Susanna Kruger para participar da montagem.

 

Os figurinos são assinados por Kalma Murtinho, o cenário é de Aurora dos Campos e a iluminação, de Aurélio de Simoni. "Reunir este naipe em torno dessa maravilhosa aventura escrita por Manoel Arthur Villaboim, com impecável produção da Buenos Dias, e reger essa orquestra de artistas de diversas gerações do nosso teatro é um raro privilégio", comemora a diretora.

O espetáculo tem patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de incentivo à cultura, Furnas, TAESA, e foi contemplado pelo Fundo de Apoio ao Teatro (FATE), da Secretaria Municipal de Cultura. O apoio cultural é do Oi Futuro.

 

SERVIÇO

Estreia dia 14 de abril

Local: Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)

Horário: sábados e domingos, às 16h

Ingresso: R$ 15,00 (inteira)

Horário da bilheteria: de terça a sexta, das 15h às 21h; sábados e domingos, das 14h às 20h. Na bilheteria não são aceitos cheques, cartões de crédito/débito.

Informações: 3201-3010 ou www.oifuturo.org.br

Duração: 60 minutos

Capacidade: 120 lugares

Classificação Indicativa: Livre (Recomendado para todas as idades)
Temporada: de 14 de abril a 27 de maio
Patrocínio: Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de incentivo à cultura, Furnas, TAESA, e foi contemplado pelo Fundo de Apoio ao Teatro (FATE), da Secretaria Municipal de Cultura.

Apoio: Oi Futuro

FICHA TÉCNICA

Texto: Manoel Arthur Villaboim

Adaptação e Direção: Susanna Kruger

Elenco: Alex Teix (Pai/ Vendedor de Balas/ Pirata Olho de Tigre/ Pirata Barba Ruiva) Beatriz Ittah (Carlota/Gaivota/Coruja/Rei Morangotango) Fábio Enriquez (Herou Flint/ Branquinho) Bárbara Abi-Rihan (Tico Mico) Bruno Salgueiro (Tintim/ Rei Tião/ Alfredo) Heloísa Lazari (Cinzento) Juliana Brisson (Isinha/ Azeitona/ Marina) Júlia Shimura (Papa)

Figurino: Kalma Murtinho

Cenografia: Aurora dos Campos

Iluminação: Aurélio de Simoni

Trilha Sonora Original: Rodrigo Marçal

Programação visual: Laboratório Secreto – Marcelo Martinez

Coordenação Geral: Márcia Dias

Realização: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado