HISTORY estreia documentários em programação especial sobre os 100 anos do naufrágio doTitanic

A concepção do Titanic já previa que o navio era destinado a entrar para a história. Superando todas as embarcações da época em tamanho, luxo e opulência, o navio transatlântico operado pela White Line foi construído em Belfast, Irlanda do Norte. Uma novidade para a primeira-classe do começo do século 20, as instalações também comportavam piscina, ginásio, quadra de squash, banhos turcos, banhos elétricos e suntuosos restaurantes, como Cahé Verandah e o Café Parisien, com o melhor da gastronomia francesa.

O curioso, no entanto, é que em 14 de abril de 1912, o maior navio de passageiros do mundo até então se tornaria célebre, em sua viagem inaugural, pelo choque com um iceberg que resultou em naufrágio, causando a morte de 1.523 passageiros em pleno Oceano Atlãntico, entre eles célebres personagens.

Para lembrar o centenário deste impressionante acidente, o HISTORY preparou uma programação especial do Titanic, nos dias 15 e 16. Destaque para o inédito Titanic – O Mistério Resolvido, no dia 15. Com essa produção, o HISTORY foi o primeiro canal a mostrar detalhes e revelações dessa expedição ao fundo do mar, que documentou de forma inédita onde cada destroço do Titanic se estabeleceu há um século, quando a catástrofe ocorreu.

Confira os destaques abaixo:

15/4, domingo

 

16h - Os Últimos Momentos do Titanic (estreia): John Chatterton e Richie Kohler, os anfitriões da nossa série "Detetives das Profundezas", mostram as descobertas feitas em agosto de 2005 durante uma expedição aos destroços do Titanic. Neste mergulho, constataram duas grandes seções do casco inferior do barco, intactas e em perfeitas condições. Durante quatro meses, uma equipe de historiadores, arquitetos e engenheiros navais realizou uma análise forense desse achado. Todos concordam que esta é a descoberta mais importante desde que os destroços do naufrágio foram localizados em 1985.

 

18h - Maravilhas Modernas - A Tecnologia do Titanic: o especial exibe detalhes da construção do navio mais luxuoso de sua época. Compartimentos à prova d'água e um casco de aço impossível de afundar demonstram que todo o avanço tecnológico havia sido empregado a bordo, proporcionando conforto e segurança para os passageiros e para a tripulação. Mas nada disso importou, quando o navio se chocou contra um enorme iceberg em sua viagem inaugural, o que o levou a afundar em questão de horas, deixando um saldo de mais de 1.500 vidas perdidas.

 

19h - Mundos Perdidos - Construindo o Titanic: para a construção do "insubmergível" Titanic foi necessário um exército de trabalhadores e de recursos provenientes de uma cidade construída especialmente para levar a cabo esta missão colossal. Esta é a história de Belfast, a esquecida cidade do Titanic.

 

20h - Titanic - O Mistério Resolvido (estreia): há 25 anos os destroços do Titanic foram descobertos, mas ninguém sabia ao certo como o navio havia se partido na noite do acidente. Quase metade da área continuava desconhecida e uma parte significativa do navio, que poderia revelar como ele se quebrou, de fato, permanecia perdida. Em 2010, no entanto, uma expedição liderada pelo RMS Titanic Inc., órgão responsável pela custódia legal dos destroços, reuniu algumas importantes instituições com expertise e tecnologia de ponta em investigações de acidentes com aviões. Assim foi possível mapear o local onde o navio afundou e realizar uma reconstrução holográfica virtual do local do naufrágio. O canal apresenta todo o processo desse trabalho em um programa de duas horas de duração.

 

Com essa produção, o HISTORY foi o primeiro canal a mostrar detalhes e revelações dessa expedição ao fundo do mar que documentou de forma inédita onde cada destroço do Titanic se estabeleceu há um século, quando a catástrofe ocorreu.

 

16/4, segunda-feira

22h - Titanic: Depois do Naufrágio (estreia): o programa vai atrás das famílias das vítimas do Titanic para saber como e em qual circunstância ficaram sabendo sobre o acidente, em uma época em que as notícias demoravam dias para chegas às pessoas; e também especula como suas vidas mudaram depois do naufrágio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado